A professora Cleci Piovesan Rosanelli, do curso de Enfermagem da UNIJUÍ, participou da I Jornada de Pesquisa em Condições Crônicas, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina.
O evento reuniu pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, oportunizando a reflexão, socialização e construção de saberes e práticas relacionadas às condições crônicas. O evento foi realizado em setembro e promovido pelo Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condições Crônicas (Nucron), que comemora neste ano 25 anos de atuação.
A professora Cleci tem como foco de pesquisa indivíduos e familiares em condições de cronicidade, mais especificamente com câncer, apresentou trabalhos voltados ao tema. Também, aproveitou o evento para firmar parcerias, uma vez que, a partir da sua tese de doutorado estará desenvolvendo estudo multicêntrico e pesquisadores do NUCRON farão parte da pesquisa, contribuindo para redes de cooperação na pesquisa.
O Nucron desenvolve estudos na área da saúde e da enfermagem, mais especificamente, acerca do viver em condição crônica, vinculando pesquisa, ensino e prática assistencial. Seus estudos estão voltados para a compreensão do que envolve o viver com uma condição crônica, procurando focalizar as múltiplas dimensões desse processo. Têm sido utilizadas diferentes abordagens, buscando uma perspectiva interdisciplinar, com conhecimentos de diferentes áreas: Antropologia, Psicologia, Educação, Educação Física, Sociologia e mais especificamente, das disciplinas da área da saúde, com foco na Enfermagem.
Segundo a professora Cleci, “a proposta do núcleo é construir modelos de cuidado à saúde de pessoas em condição crônica, numa perspectiva de melhor sustentação das práticas em saúde, voltadas para a promoção de um viver mais saudável da população”.