Projeto busca estimular o processo de criação por meio de uma analogia entre comunicação e culinária
O lançamento do projeto experimental Gourmets do Mercado, dos acadêmicos de Comunicação Social da UNIJUÍ, Alex do Nascimento (Publicidade e Propaganda) e Silvia Torma (Relações Públicas), aconteceu na segunda-feira, 9.
o evento fez parte do processo avaliativo dos acadêmicos, que puseram em prática seus conhecimentos da área em um projeto denominado Gourmets do Mercado, que conta com a orientação da professora Márcia Formentini.
O projeto em formato de evento foi uma proposta diferenciada, na qual os acadêmicos estimularam o processo de criação, por meio de uma analogia entre comunicação e culinária. Foi na cozinha da Incógnita que os participantes do evento Suzana Vieira (Incógnita), Gisely Santana (Douche) e Graciela dos Santos (Acordare), sob a mediação da professora convidada Melissa Gressler, representaram uma agência de criação, que foi provocada a resolver um problema fictício (a fome da mediadora) e desenvolver um prato. Este processo gerou o debate análogo entre empresários e comunicadores a respeito dos processos envolvidos no decorrer da criação, que puderam ser visualizados e vivenciados pelos participantes, como pressão, seguir um plano objetivo, estabelecer metas, apresentação e a solução do problema do cliente.
O acalorado debate foi brindado com espumantes, canapés e deliciosas bruschettas, que foram preparadas pelos próprios participantes, com o objetivo de tornar a noite um momento agradável, de descontração e troca de experiências. O evento, embora de caráter experimental, mostrou potencialidade para se tornar uma ação permanente entre as duas áreas, visto as sugestões dos participantes de se repetir o processo.