EFA lança Projeto Escola Sustentável - Unijuí

EFA lança Projeto Escola Sustentável

Projeto de educação ambiental deverá mobilizar a comunidade escolar ao longo do ano

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) lançou na segunda feira, no auditório da Sede Acadêmica EFA/UNIJUI, o projeto transdisciplinar “Escola Sustentável” para alunos da Escola. O projeto será desenvolvido durante o ano de 2012 e terá inúmeras ações envolvendo alunos, professores, pais e comunidade. Este projeto faz parte do Projeto de Estudos e Pesquisas EFA/UNIJUÍ.

A palestrante do evento foi a professora Dra. Francesca Werner Ferreira, que contextualizou o tema a partir do filme “A origem das Coisas” dizendo que o trabalho com a educação ambiental implica compreender as múltiplas relações homem-natureza e as várias formas de ver o meio ambiente como: natureza; recurso; problema; sistema; biosfera; lugar para se viver; viver em conjunto cooperando e aprendendo a trabalhar em conjunto. O projeto “Escola Sustentável” tem várias parcerias e o objetivo é conscientizar, respeitar, preservar, conhecer e aprimorar ações, posturas e atitudes fundamentais ao trato do cuidado e manutenção do meio em que se vive.

Segundo a professora Francesca “é preciso aprender a trabalhar com a natureza e não contra ela. Nós é que somos o planeta e não o inverso. Compreender o ciclo da natureza implica retirar o que se precisa para viver e devolver a ela o que ela precisa para continuar vivendo”. “Escola Sustentável” é um programa de educação ambiental que tem como objetivo o fortalecimento de hábitos e comportamentos sustentáveis na escola, na família e na comunidade. O projeto se propõe ao estímulo à mudança de comportamento e promoção de atitudes e práticas sustentáveis entre alunos, professores, funcionários e membros da comunidade escolar, bem como à promoção da melhoria dos indicadores de sustentabilidade da escola como consumo de água, consumo de energia, minimização de resíduos sólidos, ambiente escolar e biodiversidade.

No auditório da Sede Acadêmica, durante esta semana, ficará as instalações da mostra fotográfica sobre a Água, intitulada “Usina Velha: olhares”. A exposição é resultado do Curso de Qualificação em Fotografia Digital, promovido pela EFA em 2011, e ficará exposta até o mês de junho. Os alunos do Curso participantes são: Andréia Luciana Andrades, Miriam Bigognin Santi, Nerci Vilmar Glander, Paulo Roberto Souza Garcia e Rosane Nunes Becker. A curadoria da exposição é do Professor do Curso, Paulo Ernesto Scortegagna.