UNIJUÍ promove o VIII Seminário Internacional de Alfabetização - Unijuí

UNIJUÍ promove o VIII Seminário Internacional de Alfabetização

Curso de Pedagogia promove o evento, com o tema “Alfabetização na contemporaneidade”

Com o tema “Alfabetização na contemporaneidade”, o VIII Seminário Internacional de Alfabetização será realizado de quinta-feira a sábado, no Salão de Atos do Campus Ijuí. O seminário é promovido pelo Curso de Pedagogia e tem como objetivo refletir as questões da alfabetização, com vistas à construção de espaço de pesquisa, de debate de experiências e desenvolvimento de propostas de alfabetização inclusivas, num movimento articulado entre universidades e sistemas de ensino e outros espaços educativos.

A programação é voltada a docentes universitários, acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduandos, profissionais da educação básica, EJA e movimentos sociais, estudantes do Curso Normal Médio e público em geral. Além do Seminário, cuja programação contempla uma série de conferências, serão desenvolvidos, de forma paralela, o XIV Ciclo de Estudos da Pedagogia e o Evento Científico, sendo este voltado a potencializar experiências reflexivas de práticas pedagógicas e de pesquisas na área da educação, de professores e pesquisadores.

A abertura oficial do Seminário será na quinta-feira, às 13h30, no Salão de Atos do Campus Ijuí, com o tema “Infância, cultura e participação na vida escolar”, a cargo da Dra. Catarina Almeida Tomás, da Escola Superior de Educação de Lisboa/Portugal. Como mediadora atuará a professora Dra. Cristiana Callai de Souza, da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). À noite, a professora Dra. Cristiana Callai será conferencista sobre o tema “Os desafios de aprender com as crianças no cotidiano escolar”. A programação completa do evento está no Portal da UNIJUÍ.