“Biopolítica, Arte de Governo Pedagógica e Cuidado de Si” é o tema em debate
O Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ está realizando nesta terça e quarta-feira mais um encontro do Seminário Temático, com o tema “Biopolítica, Arte de Governo Pedagógica e Cuidado de Si”, com a presença do Prof. Dr. Pedro Angelo Pagni, da UNESP de Marília, São Paulo. O seminário aborda o papel da educação escolar na atual configuração da biopolítica.
Conforme explica o professor José Pedro Boufleuer, trata-se de uma temática que afeta, de modo especial, quem trabalha em educação, na atividade de professor, uma vez que atualmente se põe bastante em questão o “ser professor”. Sef=gundo ele, “o seminário aborda o que se espera, ou o que se compreende através da tradição, do pensamento pedagógico e filosófico, o que deveria ser a posição do professor e especialmente a sua posição em relação ao conhecimento que ele se põe a comunicar e transmitir”.
Boufleuer salienta, ainda, que esta é uma linha de investigação relativamente recente no campo da educação, inspirada pelos estudos do filósofo francês Foucault. “Foucault percebe que, na tradição do pensamento ocidental, há uma forma de entender o conhecimento que não se desvincula do sujeito que conhece. Então, na perspectiva daqueles teóricos que Foucault tenta recuperar, saber alguma coisa é ser, também, esta coisa, não é possível dizer que se tem um conhecimento sem que esse conhecimento atravesse quem o possui”.
Para ministrar o seminário temático, foi convidado o professor doutor Pedro Angelo Pagni, especialista de renome nacional, com experiência na área de Educação, ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, filosofia da educação no Brasil, filosofia contemporânea e educação e ensino de filosofia.