Estudantes de Direito participam de sessão didática no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - Unijuí

Acadêmicos estiveram na 8ª Câmara Cível para verificar a forma dos julgamentos e os aspectos que norteiam as decisões

Os alunos do Curso de Direito da UNIJUÍ, acompanhados pelo professor Tobias Corrêa, participaram, no dia 03 de maio, de uma sessão didática, promovida pela 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Plenário Ministro Pedro Soares Muños e contou com a participação dos Desembargadores Alzir Felippe Schmitz, Ricardo Moreira Lins Pastl, Luiz Felipe Brasil Santos e o Presidente da 8ª Câmara Cível, Desembargador Rui Portanova. A viagem foi realizada a partir das disciplinas de Prática Jurídica Civil I, que compõem os estágios no Curso de Direito.

Devido a presença dos estudantes os julgamentos foram feitos de forma diferenciada: cada um dos julgadores escolheu um processo para ser posto em pauta, o qual foi julgado de forma didática, ou seja, foram explicitados vários pontos que norteiam a tomada de decisão, possibilitando que os acadêmicos pudessem compreender em sua integralidade os aspectos que cercam um julgamento por uma das Câmaras do Tribunal de Justiça.

A 8ª Câmara Cível tem por competência ações envolvendo matéria de família, sucessões, união estável, Estatuto da Criança e do Adolescente e registro civil das pessoas naturais.

Para o professor Tobias, atividades como esta vêm contribuir para a formação acadêmica. “Tal atividade é de grande relevância para a formação prático-profissional dos alunos, pois se tem um contato direto com a forma de julgamento do Tribunal de Justiça”, afirma.