Universitários são provocados a participar do Desafio Sebrae - Unijuí

Universitários são provocados a participar do Desafio Sebrae

Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio e podem participar equipes de todos os cursos de graduação

Estão abertas, até 18 de maio, as inscrições para o Desafio Sebrae. Trata-se de um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa ao longo de seis meses. A iniciativa é destinada a universitários de todo o país que, organizados em grupos, poderão testar sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

Para estimular a participação dos estudantes de graduação no Desafio, representantes do Sebrae estiveram na UNIJUÍ nesta semana, quando se reuniram com professores, com a finalidade de explicar o funcionamento da disputa e fazer com que os professores estimulem seus alunos a participar.

A UNIJUÍ a cada ano amplia o número de participantes no Desafio, o que fez o Sebrae destinar uma equipe para estimular ainda mais a participação dos acadêmicos. Ressaltando que podem participar equipes de qualquer curso e neste ano a novidade é que cada equipe poderá ter um professor.

Criado em 2000, o Desafio Sebrae acontece anualmente e conta com a participação de mais de um milhão de estudantes em toda América Latina. Com objetivo de ensinar conceitos de gestão e desenvolver competências empreendedoras, o Desafio é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas, em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

O jogo utiliza um software de gerenciamento que avalia as decisões dos competidores em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. A pontuação das equipes resulta da comparação entre os resultados das decisões de todos os participantes. Os pontos vão se acumulando ao final de cada fase para gerar o ranking.

A cada edição é escolhido um tema para nortear a competição. Este ano Fruticultura é a temática, em virtude da importância dos setores de agronegócio e alimentação para a economia e o desenvolvimento de regiões rurais do país e pela riqueza das frutas produzidas na América Latina.

As equipes devem ter, no mínimo, dois estudantes e, no máximo, cinco. Os integrantes podem ser de cursos diferentes, porém, devem ser todos do mesmo estado. Cada universitário pode participar apenas de uma equipe. No término de cada fase, serão disponibilizados os certificados de participação das etapas virtuais.

Nas finais estaduais, os integrantes das equipes vencedoras de cada estado recebem um troféu e uma bolsa para participar gratuitamente de um dos cursos ofertados pelo Sebrae. Na semifinal nacional, cada participante das oito equipes classificadas receberão um iPad.

Para jogar, as equipes devem fazer o download do aplicativo disponível no site www.desafio.sebrae.com.br. Após realizar a instalação do software, basta aguardar o início da competição, que será divulgada no site oficial.