Trabalho de conclusão de curso traz técnica utilizada nos Estados Unidos - Unijuí

Trabalho de conclusão de curso traz técnica utilizada nos Estados Unidos

O aluno Anderson Martins da Silva, concluinte do curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ, Campus Panambi, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso em um processo de fabricação pouco conhecido e de grande relevância. Este processo denominado usinagem eletroquímica permite a mecanização de metais sem desgaste de ferramenta.

Na experiência desenvolvida por Anderson foram mecanizadas várias amostras de aço VC 131 com dureza de HRc 62. Esta forma de usinagem é usada nos Estados Unidos para a fabricação de peças precisas e com elevada dureza, como pás de turbinas de aviões. A imagem mostra a liberação de hidrogênio que acontece no processo durante a reação química que retira os átomos de ferro da peça na área que deve ser usinada. A apresentação do trabalho aconteceu no Campus Panambi, no dia 16 de dezembro.