Curso de Pedagogia promove II Sarau Literário - Unijuí

Curso de Pedagogia promove II Sarau Literário

Será realizado na próxima sexta-feira, 02 de dezembro, o II Sarau Literário da Pedagogia, promovido pelo curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Campus Ijuí. O evento será realizado no Salão Azul, prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, a partir das 19h30. O evento está sendo organizado pela professora Lídia Inês Allebrandt, juntamente com acadêmicas do Curso de Pedagogia. O mesmo conta com o apoio do Projeto Linguagens em Movimento, da coordenação do Curso de Pedagogia, do setor de Marketing e da equipe do audiovisual.

O objetivo é mostrar parte do trabalho pedagógico desenvolvido no componente curricular Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, no que se refere à formação de leitores adultos e infantis e na promoção da leitura e dos livros, através da contação de histórias, esquetes ou leitura de obras literárias. Para esse evento, foram preparados esquetes e narrativas infantis de autores da literatura brasileira, que serão apresentados pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia.

Esquetes são pequenos textos teatrais, normalmente cômicos, de pequena duração e serão realizados com montagem simples e com o mínimo de personagens. Os textos a serem apresentados fazem parte do livro Pode e não e pode e outros esquetes, resultado de uma oficina de teatro realizada pela jornalista Laura Peixoto com estudantes da Escola de Ensino Médio Santo Antônio, de Lajeado/RS. Alguns textos versam sobre o mundo do trabalho e mostram diferentes formas de relacionamento interpessoais e outros versam sobre o mundo infantil.

Para as acadêmicas, esse trabalho se constitui em momento de aliar texto (linguagem verbal), expressão corporal e musical, usando a técnica teatral, possibilitando o desenvolvimento da criatividade, integração e expressividade. A linguagem simples dos textos permitirá rápida identificação com o público e risos.

Neste dia também haverá coquetel para os participantes: professoras e acadêmicas do Curso de Pedagogia e demais convidados. O acesso é aberto aos interessados e, para tanto, é necessário trazer lanche.