Professor da UNIJUÍ participa do Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais - Unijuí

Professor da UNIJUÍ participa do Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais

O professor da UNIJUÍ Volney Viau, do Departamento de Estudos Agrários e Coordenador do Pólo Oleoquímico, participou do VI Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais, em Campinas (SP). O evento é uma realização do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – UNICAMP, Instituto Agronômico de Campinas - IAC e Embrapa Meio Ambiente. O evento teve como objetivo apresentação de pesquisas, inovações tecnológicas e debates sobre a cadeia produtiva de óleos essenciais, envolvendo o segmento produtivo, de transformação e de mercado.

O professor destaca dois temas do encontro: o uso de óleos essenciais em Medicina Veterinária e Pesquisas e desenvolvimento de produtos com base em óleos essenciais na agricultura. “Na Medicina Veterinária o controle das principais enfermidades dos animais é a utilização de produtos sintéticos como: antimicrobianos; anti-helmínticos; carrapaticidas, antiinflamatórios, entre outros. A ampla utilização de antibióticos e suas associações levaram ao surgimento de cepas resistentes no campo, levando a Comunidade Européia a banir o uso de alguns antimicrobianos, bem como de antibióticos promotores do crescimento. Tal cenário vem impulsionando a busca por tratamentos alternativos para cura de enfermidades, sendo a fitoquímica muito promissora. A utilização de óleos essenciais se mostra como uma nova proposta para o tratamento de infecções veterinárias”, destaca Viau.

Os compostos químicos encontrados nos óleos essenciais possuem um potencial elevado como alternativa terapêutica devido ao mecanismo de ação diferenciado dos antibióticos sintéticos e poderiam promover a cura bacteriológica burlando o mecanismo de defesa dos microorganismos. Na agricultura as primeiras substâncias utilizadas pelo homem para controlar as pragas e enfermidades foram de origem natural, como extratos de plantas.

O professor explica que com o desenvolvimento industrial surgiram as moléculas sintéticas, conhecidas como defensivos agrícolas, que tem apresentado falhas de controle de pragas e doenças além de problemas relacionados à saúde humana e ambiental. Os principais usos de óleos essenciais na agricultura são para controle de pragas e doenças, repelentes de insetos, indução de resistência nas plantas, com propriedades herbicidas inibidores da germinação de sementes de plantas daninhas. David Bernard, – Zaragoza – Espanha apresentou vários produtos com base em óleos essenciais para uso na agricultura ecológica, visando o controle de lagartas, ácaros, fungos e nematóides, comercializados na comunidade européia, especialmente para os cultivos de frutas e hortaliças.

Outro destaque na programação foi a palestra do Médico Clóvis Orlando Pereira da Fonseca – UFF – Rio de Janeiro, que apresentou seu trabalho de pesquisa “Nova abordagem terapêutica para tumores cerebrais: administração intranasal do inibidor da RAS, monoterpeno álcool perílico”, um produto obtido do componente químico Limoneno, encontrado em vários óleos essenciais. Segundo o médico, o trabalho mostrou pela primeira vez ser uma estratégia segura, não invasiva, de baixo custo, e a regressão do volume tumoral em alguns pacientes é sugestivo de atividade antitumoral.