Os professores doutores do Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ Campus Panambi, Antonio Carlos Valdiero e Gil Eduardo Guimarães (DCEEng/UNIJUÍ), participaram do XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2011, que ocorreu no período de 3 a 6 de outubro, em Blumenau/SC. Os principais temas debatidos focaram as mudanças na educação em engenharia, internacionalização, ensino de engenharia a distância, empreendedorismo, evasão e retenção em cursos de engenharia, e as novidades no ENADE 2011. Este evento teve como tema em 2011: "Formação Continuada e Internacionalização", com a discussão e reflexão sobre a educação em Engenharia no Brasil.
O professor Valdiero apresentou na modalidade oral o artigo científico: “Desenvolvimento de uma bancada didática para ensaio de pórticos como objeto educacional na engenharia”, que tem como objetivo uma proposta para a realização de competições de protótipos de estruturas mecânicas que possa qualificar a formação de futuros engenheiros nesta área de conhecimento. “A intenção também é atrair e despertar nos jovens do ensino médio o interesse pela engenharia. Tal objeto educacional pode contar com a participação e o patrocínio de empresas que buscam novos talentos com perfil criativo para desenvolvimento de ações de inovação e empreendedorismo na área de estruturas mecânicas, presentes e muito comuns nos diversos artefatos criados pela engenharia, sejam estruturas de equipamentos e máquinas, pontes, edifícios, galpões ou até mesmo veículos de transporte, formados pela combinação de colunas, vigas e/ou pórticos”.
O curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ Campus Panambi atualmente desenvolve vários projetos que visam qualificar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com apoio financeiro de empresas e de órgãos de fomento, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa e empreendedora de acadêmicos do curso de engenharia e do mestrado em modelagem matemática.
O professor Valdiero apresentou na modalidade oral o artigo científico: “Desenvolvimento de uma bancada didática para ensaio de pórticos como objeto educacional na engenharia”, que tem como objetivo uma proposta para a realização de competições de protótipos de estruturas mecânicas que possa qualificar a formação de futuros engenheiros nesta área de conhecimento. “A intenção também é atrair e despertar nos jovens do ensino médio o interesse pela engenharia. Tal objeto educacional pode contar com a participação e o patrocínio de empresas que buscam novos talentos com perfil criativo para desenvolvimento de ações de inovação e empreendedorismo na área de estruturas mecânicas, presentes e muito comuns nos diversos artefatos criados pela engenharia, sejam estruturas de equipamentos e máquinas, pontes, edifícios, galpões ou até mesmo veículos de transporte, formados pela combinação de colunas, vigas e/ou pórticos”.
O curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ Campus Panambi atualmente desenvolve vários projetos que visam qualificar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com apoio financeiro de empresas e de órgãos de fomento, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa e empreendedora de acadêmicos do curso de engenharia e do mestrado em modelagem matemática.