Acadêmicas de Pedagogia tem palestra com surdos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, do componente curricular LIBRAS, ministrado pela professora Aline Grosmann, tiveram palestras com três surdos: Ilga, Luis e Márcio. O objetivo da atividade, que ocorreu no começo de abril, foi proporcionar a vivência com a cultura surda e a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

As acadêmicas realizaram entrevistas com os convidados surdos sobre aspectos educacionais, sociais e culturais. Como toda língua a LIBRAS também possui um léxico, ou seja, um conjunto de palavras. Os itens lexicais, as palavras, na LIBRAS, são os sinais. As letras do alfabeto da língua portuguesa possuem uma soletração manual na LIBRAS.

Cada acadêmica do curso de Pedagogia tem um nome que pode ser soletrado manualmente, ocorrendo uma transposição para o espaço, através das mãos, dos grafemas da palavra (nome) da língua oral. Mas a maioria não possuía o seu nome próprio na LIBRAS, o seu sinal.

Os surdos em um primeiro momento observaram as acadêmicas, suas características e posteriormente criaram um sinal para seu nome. É importante salientar que os sinais devem ser criados pelos sujeitos surdos, que são usuários nativos da Língua Brasileira de Sinais, conhecedores de sua estrutura visual, espacial e gramatical. Agora as acadêmicas possuem o seu nome próprio, como item lexical na LIBRAS.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.