Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

TCC de Administração aponta perfil de lideranças em empresas familiares de Ijuí

Buscando analisar o perfil dos líderes de empresas familiares, a recém-graduada no curso de Administração da Unijuí, Ana Carolina Lacerda Wirzbick, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a temática “O perfil de liderança dos empresários de empresas familiares em Ijuí”. O TCC foi orientado pela professora Fernanda Pasqualini e avaliado pela professora Sandra Regina Albarello.

Segundo Ana Carolina, por trabalhar em uma empresa familiar, surgiu a curiosidade de saber como era a questão da liderança em outras empresas familiares. “A pesquisa buscava inicialmente conhecer melhor a questão do liderar e os desafios de equilibrar o lado emocional com o racional nas empresas familiares, assim como conhecer o tipo de líder e os estilos de liderança dos empresários dessas instituições”, relata.

Um questionário foi respondido por 54 participantes e elaborado em dois blocos, com questões pessoais e da empresa, além de questões situacionais. “O resultado final foi positivo porque, além de trazer os resultados dos objetivos propostos inicialmente, o empresário também teve um tempo para refletir sobre sua maneira de liderar”, destaca.

De acordo com Ana, a pesquisa permitiu também conhecer um pouco mais sobre o perfil de liderança destas empresas que representam parte importante na economia do município. “Os empresários líderes das empresas familiares de Ijuí possuem um estilo de liderança democrático, que é aquele que sabe ouvir os seus funcionários”, afirma.

Além disso, a autora afirma que esse caráter apresentado pela maioria dos entrevistados é aquele que está sempre motivado a dar o máximo pela sua empresa. “É um perfil que se envolve com a equipe e que está disposto a ter uma equipe equilibrada e alinhada com os objetivos da empresa”, comenta.

Ana Carolina conta que seu objetivo no momento é colocar a mão na massa, aplicando os aprendizados recebidos. “O planejamento, por enquanto, é colocar em prática toda a carga de conhecimento que a graduação ensinou na empresa na qual trabalho. Finalizar essa etapa é motivo de orgulho, pois  conciliar o estudo com a vida profissional é mais desafiador ainda, então concluir mais essa etapa da minha vida foi e sempre será gratificante”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Estudantes de Administração de Santa Rosa participam de Workshop de Vivências Empresariais

Na noite desta terça-feira, dia 27 de setembro, acadêmicos do curso de Administração da Unijuí, do campus Santa Rosa, participaram do Workshop de Vivências Empresariais. A atividade, que ocorreu na Sala Coworking, integra o cronograma da disciplina Estratégias de Gestão de Pessoas, ministrada pela professora Cláudia Werle Rockenbach. 

O workshop contou com a presença de representantes do Hospital Vida e Saúde e da empresa Libidus, que falaram sobre suas respectivas empresas, as práticas de Gestão de Pessoas e os desafios desta área de atuação. Após as apresentações, os estudantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas em um bate-papo com os convidados.

Segundo a professora Cláudia, o objetivo da atividade foi promover a aproximação dos acadêmicos com a realidade do mundo empresarial. “Buscamos proporcionar a interação entre as temáticas estudadas na disciplina e as experiências práticas das organizações, além de possibilitar aos alunos o contato com representantes de empresas da região”, destacou.


Palestra sobre gestão de criptoativos é promovida com apoio da Unijuí

Na noite desta quarta-feira, dia 14 de setembro, foi realizada a palestra “Oportunidades e ameaças envolvendo criptoativos”, com o PhD em Ciência da Computação e líder do Tecnopuc Startups, Rafael Chanin. O evento, que ocorreu de forma online, foi promovido pela Associação dos Administradores do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Anors), com apoio da Unijuí, por meio do curso de Administração.

Na fala de abertura do evento, o presidente da Anors, Antônio Ternes, destacou o motivo pelo qual a associação trouxe o tema criptoativos para ser discutido. “Buscamos elucidar, trazer uma visão mais acadêmica e precisa sobre a gestão de criptoativos, tanto para acadêmicos quanto para associados”, relatou.

Durante a palestra, Rafael, que também é professor na Escola Politécnica da PUCRS e instrutor de Empreendedorismo na Apple Developer Academy, esclareceu, entre outras questões, como interessados podem adquirir criptomoedas e o que é mineração de bitcoin. Ele também explicou quais são as características e como é o funcionamento da blockchain, o banco de dados das transações com bitcoins. 

Rafael falou ainda sobre as propriedades do dinheiro e que, a ideia por trás do bitcoin e das criptomoedas, sempre foi tentar replicar essas propriedades. “Independente se o bitcoin será o futuro ‘ouro digital’, o ponto é: a blockchain de fato conseguiu replicar essas propriedades dentro do contexto digital e pela primeira vez se criou o dinheiro digital de uma forma que não tivesse um agente central validando as transações”, ressaltou o palestrante.


Estudante avalia engajamento em micro e pequenas empresas de Panambi

Conquistar e engajar clientes é uma preocupação não só de grandes organizações, mas de micro e pequenas empresas. Pensando nisso, o acadêmico de Administração da Unijuí, Gabriel Malheiros Villani, produziu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) motivado por experiências na sua empresa familiar, voltada ao ramo de irrigação, energia solar, seguros rurais, topografia e serviços ambientais. A monografia é intitulada “Processo de manter pessoas: o engajamento em micro e pequenas empresas em Panambi-RS”.

“Percebi a necessidade de estudos sobre o tema micro e pequenas empresas, nos quais os resultados adquiridos pudessem ser utilizados no dia a dia. Esse tipo de empresa representa 99% dos negócios no Brasil, com 55% dos estoques de empregos formais”, explica Gabriel, que realizou entrevistas com os gestores de seis micro e pequenas empresas de Panambi. 

Seu trabalho procurou apontar evidências em relação ao ambiente de trabalho em pequenas empresas. Dentre os resultados positivos estão os altos níveis de engajamento; o fato de que colaboradores motivados têm e transmitem vigor, dedicação e absorção aos seus colegas; e que oportunidades de aprendizagem são fatores que agradam os colaboradores.

Em compensação, apenas 10,52% dos colaboradores afirmaram que não trocariam de emprego caso recebessem outras oportunidades, mesmo com alto nível de envolvimento. Fatores externos afetam excessivamente o engajamento e as lideranças necessitam exercer o seu papel constantemente para o pleno funcionamento da empresa, conforme alguns aspectos constatados que não são favoráveis.

Gabriel pretende dar continuidade aos projetos na empresa que administra com sua família. “Vou continuar o trabalho de reestruturação que está sendo feito. Vemos nela um grande potencial, e com os conhecimentos adquiridos na graduação, pretendo auxiliar na sua gestão, visando atingir resultados ainda melhores”, completa.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí






 





Professores de Administração ministram oficina ao Terceirão do Ceap

Nesta terça-feira, 9 de agosto, os professores do curso de Administração da Unijuí, Fernanda Pasqualini e Luciano Zamberlan, receberam os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) para uma oficina sobre Empreendedorismo. A atividade já havia sido realizada com alunos do 1º Ano do Ensino Médio e, diante do resultado positivo, os professores foram convidados a também ofertar a oficina para o Terceirão.

Na oficina os estudantes são convidados a desenvolver ideias sobre negócios de impacto econômico, social e ambiental. Com o uso do modelo Canvas, onde são analisados os vários aspectos que compõem uma empresa, eles são desafiados a usar a criatividade aliada ao conhecimento para encontrar oportunidades de empreender. “As ideias que surgem são sempre interessantes e trazem um novo olhar aos jovens, já que eles começam a perceber tudo que envolve o universo da administração e as inúmeras oportunidades para empreender e inovar”, destacou a professora Fernanda Pasqualini, que também coordena o curso de Administração na Unijuí.


Paróquia de Ijuí embasa produção de TCC sobre gestão de organizações religiosas

Assim como qualquer organização, instituições religiosas também apresentam o desafio de incorporar práticas profissionais de administração, a partir de pessoas dotadas com competências específicas da área, com habilidades que são aplicadas diretamente a este segmento.

Com o intuito de compreender e explorar o funcionamento das atividades administrativas de uma organização religiosa, a recém-formada no curso de Administração da Unijuí, Narjana Fabiola Junges Manchini, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Um estudo sobre práticas de administração em organizações religiosas - tomando por base a Paróquia Nossa Senhora da Natividade”, orientado pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender.

Narjana conta que atua na paróquia como auxiliar administrativa, o que motivou a pesquisar sobre o tema, contribuindo para as pesquisas na área. “Atualmente estão escassos os estudos sobre a gestão e as práticas administrativas dentro da administração paroquial”, explica.

Apoiada em entrevistas realizadas com integrantes da paróquia, a graduada concluiu a importância do planejamento, organização, direção e controle dentro da instituição. “Estes aspectos já estão e devem continuar inclusos no planejamento estratégico paroquial”, afirma Narjana.

Apesar disso, a pesquisa comprova que os administradores paroquiais, sendo este o pároco ou aqueles integrantes que estão à frente das decisões de atividades a nível paroquial, precisam aprofundar as competências e práticas administrativas. “O recomendado é que as lideranças religiosas aperfeiçoem-se e participem de formações sobre  gestão e práticas administrativas”, comenta.

Concluída a graduação, Narjana afirma que o sentimento de ter concluído o curso é de gratidão. “Foram anos de aprendizado e de experiências grandiosas, com colegas e professores, onde aprendi não só conteúdos voltados ao curso, mas aprendi também sobre a vida, em constantes conversas em sala de aula e fora delas”, salienta.

A estudante acrescenta que seguirá na área de administração e gestão de pessoas, por ser a área que mais lhe interessa. “Após o fim desse ciclo de estudos, pretendo continuar trabalhando nessa área da administração que gosto tanto, colocando em prática o que aprendi nesses anos na Unijuí”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.