Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projetos

MECENATO 2021

 


CONVÊNIO DE PARCERIA COM O MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA E PREFEITURA DE IJUÍ – LEI 6.536/2017

 

No dia 21 de junho de 2019 foi assinado pelo Prefeito Municipal de Ijuí, Sr. Valdir Heck, pela Presidente da FIDENE e Reitora da UNIJUÍ, professora Cátia Maria Nehring, pelo  Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Augusto Corrêa e pela Diretora do Museu Antropológico diretor Pestana, Srª Stela Mariz Zambiazi de Oliveira,  o Termo de Fomento nº 005/2019 – SMCT - em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividade decorrente do MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA – MADP, tendo por objeto subsidiar parte das despesas de manutenção e atualização permanente do arquivo histórico do MUNICÍPIO DE IJUÍ alocado nas dependências do MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA – MADP da FIDENE. 

O programa de cooperação mútua visa a manutenção para preservação dos documentos, de valor permanente ou histórico, referente a história de Ijuí e região sob custódia do MADP, como garantia de direito a informação, memória e produção do conhecimento.

O MUNICÍPIO DE IJUÍ repassará à FIDENE, até final de 2019, o valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), conforme cronograma de desembolso constante no Plano de Trabalho do referido Termo de Fomento.


Palestra “Ludicidade Africana e Afro-Brasileira” -

Ministério da Cidadania, Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana e Museu Antropológico Diretor Pestana apresentam

Palestra “Ludicidade Africana e Afro-Brasileira”

No dia 18 de novembro a Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana juntamente com o Museu Antropológico Diretor Pestana promoveram a palestra Ludicidade Africana e Afro-Brasileira.

A palestra foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa em dois momentos, tarde e noite e contou com a presença de professores e alunos da escola.

A atividade foi conduzida por Taís Catiulsea, coreógrafa, bailarina e professora de dança, formada pela Universidade de Cruz Alta. A palestrante trouxe reflexões referente ao Dia da Consciência Negra, que é neste 20 de novembro, e ressaltou questões relacionadas ao movimento negro, dentro da perspectiva histórica e cultural.

A palestra faz parte do Calendário Anual de Atividades do Museu e foi ligada à Exposição Temporária “1, 2, 3 e já... o lúdico na diversidade étnica sul-rio-grandense”.

 

 

 

                       


PROJETO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO MADP - MECENATO

 
 
 

O Museu Antropológico Diretor Pestana juntamente com a Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, continua captando recursos para a execução do Projeto.

As doações poderão ser realizadas até o dia 18 de dezembro de 2019.

Para doar faça um depósito em nome do MINC PRONAC 181922, Banco do Brasil, Agência 03719, conta 580295

Identificador 1: informar CPF ou CNPJ do doador

Identificador 2: informar o número 1 para PATROCINADOR e 2 para DOADOR

Cópia do depósito, juntamente com os dados pessoais do doador, nome completo e endereço devem ser encaminhados por e-mail para madp@unijui.edu.br 

A emissão do Recibo, bem como a entrega do mesmo será realizada imediatamente após a confirmação do depósito.

Mais informações:

Museu Antropológico Diretor Pestana

Rua Germano Gressler, 96

55 3332-0257 / madp@unijui.edu.br

 

 


Leia mais...

MECENATO 2019


Projeto FAC dos Museus

Projeto "Difusão da memória social de Ijuí e região noroeste do Rio Grande do Sul: acesso eletrônico ao acervo fotográfico das atividades econômicas registradas no período 1900-1990"

O Projeto já está em fase final de execução e teve como objetivo, digitalizar o acervo fotográfico de autoria da Família Beck e Eduardo Jaunsem. O acervo digitalizado, foi doado pela comunidade de Ijuí e custodiado pelo MADP.

O projeto, no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), foi financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e do Pró-cultura RS FAC.

A partir da reprodução de uma parte dos arquivos e coleções (aproximadamente 2000 unidades) foram geradas matrizes digitais com qualidades de preservação, viabilizando-se derivadas de acesso para a difusão na internet, através de guia dos acervos iconográficos, seguido de catálogos das doações de Ijuí e dos fotógrafos mencionados.

Para a digitalização dos originais fotográficos, foram adquiridos scanner, computador e servidor de processamento e armazenamento dos representantes digitais.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.