Unijuí e DCEs encaminham pedido de apoio às autoridades locais e regionais - Unijuí

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Unijuí e DCEs encaminham pedido de apoio às autoridades locais e regionais

                   

A Unijuí, em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes dos campi Ijuí, Panambi e Três Passos, dirigidos pela gestão “Podemos”, e pelo Diretório Central dos Estudantes Paulo Freire, do campus Santa Rosa, encaminharam um ofício às prefeituras, coredes e outros órgãos públicos da região solicitando apoio para a formalização de novas políticas públicas para o ensino superior. 

No documento, a Universidade e os DCEs reiteram a necessidade de políticas públicas voltadas à educação, para a manutenção das atividades acadêmicas nas universidades durante e após a pandemia do novo coronavírus. O documento é assinado pela Reitora, Cátia Maria Nehring, Bruna Gubiani, DCE Podemos, e        Gediel da Silva, DCE Paulo Freire. Confira na íntegra:

Documento enviado para autoridades locais e regionais com pedido de Apoio À Formalização de Novas Políticas Públicas para o Ensino Superior

Ao cumprimentá-lo, e como é do vosso conhecimento, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, desde o início da situação de calamidade ocasionada por conta da pandemia da COVID-19, está dentro de todos os protocolos e medidas de segurança e com base nos Decretos relacionados ao tema, dando continuidade às atividades, muito especialmente no que diz respeito à manutenção do seu maior fazer que é o ensino, com a manutenção das aulas na forma online, que vale registrar, não segue as mesmas diretrizes da Educação a Distância (EaD), isto é, as aulas online acontecem de forma síncrona, realizadas no mesmo dia, turno e horário previsto na matrícula do estudante, sendo ministradas pelos professores alocados em cada disciplina.

As aulas online foram autorizadas pelo Ministério da Educação por meio das Portarias nº 343/2020 e 345/2020, sem prejuízo do cumprimento das diretrizes curriculares expressas nos projetos pedagógicos de cada curso de graduação. Nas aulas online a interação dos professores com a turma de estudantes pode ocorrer por diferentes plataformas, CONECTA UNIJUÍ  ou GOOGLE EDUCATION (Classroom) e por diferentes recursos de comunicação, como vídeo-aulas ou esclarecimentos de dúvidas pelo meeting, Youtube, chat ou outro meio de comunicação online.  

No entanto, ao tempo em que mantemos o compromisso institucional na oferta das aulas, com qualidade e inovação, esta Reitoria, juntamente com os DCE’s da instituição, sendo o Diretório Central dos Estudantes da Unijuí - envolvendo os campi Ijuí, Panambi e Três Passos, dirigido pela Gestão PODEMOS, de Ijuí, e o Diretório Central dos Estudantes de Santa Rosa - Paulo Freire, estamos preocupados com os impactos econômicos advindos desta situação de pandemia, e que de fato trarão sérias e graves dificuldades financeiras a boa parte dos estudantes e, por conseguinte, para a Universidade. 

Salientamos que, dentro das condições institucionais, a Universidade está criando alternativas de negociações individualizadas, para atender os estudantes de acordo com suas reais necessidades ou dificuldades de forma a garantir o estudo e a permanência destes na Universidade, pois descontos lineares ou redução de mensalidades não se sustentam, uma vez que as IES Comunitárias, como é o caso da UNIJUÍ, precisam honrar com seus compromissos econômicos e qualquer ação neste sentido, acarretará desequilíbrio econômico-financeiro, com risco de inviabilização de seu funcionamento.

Assim, julgamos que neste momento a hora é de unirmos força entre os diferentes segmentos para juntos buscarmos construir alternativas sustentáveis e que tenham efetivo impacto na vida dos estudantes e das instituições de ensino superior a partir de implementação de políticas públicas de qualidade e com efetividade. 

Neste sentido, vimos pedir seu apoio  que, a partir dessa presidência, busque junto às bases políticas, auxiliar na formalização de novas políticas educacionais seja por meio da liberação de novos contratos de Financiamento Estudantil (FIES) com juros menores, isso não significa a criação de algo novo e sim uma adequação de política já existente; também algo que neste momento faz muito sentido em termos de políticas públicas é a simplificação dos aditamentos de renovação, integralização dos repasses e agilidade na autorização de novos contratos; também, a diminuição de burocracias advindas do próprio Ministério da Educação e que geram custos às Universidades seria outro fator de relevância. 

Assim, na expectativa de podermos contar com seu apoio no encaminhamento das ações junto a bases políticas seja em nível estadual ou federal, permanecemos à disposição para informações adicionais.

 

 


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