Recentemente a Unijuí recebeu o repasse de R$ 2 milhões de emenda parlamentar para desenvolver o projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. Este grande projeto tem, dentro dele, seis objetivos específicos, com o intuito de implantar, modernizar e melhorar a infraestrutura de ambientes inovadores na Universidade. Uma série de reportagens está mostrando mais detalhes de cada um destes seis itens. Confira agora as Metas 3 (Espaço de Ideação) e 4 (Espaço de CoWorking).
Imagem ilustrativa.
Com o propósito de conectar e desenvolver as pessoas usando a tecnologia como um meio para que isso seja possível, tornando Ijuí uma cidade inovadora, dois Laboratórios com propostas convergentes estão entre as metas, são eles: Espaço de Ideação e Espaço de CoWorking. Os dois espaços pretendem desenvolver uma conexão entre as pessoas, para o desenvolvendo e testagem de tecnologias, para que possam ter acesso a atividades interativas e um ambiente inspirador, bem como a um programa de sensibilização e formação na temática do empreendedorismo inovador e de impacto.
Confira os detalhes de cada um destes laboratórios:
Espaço de Ideação
Tem como objetivo fomentar ideias, por isso a expectativa é de que seja uma forma de criação de novos empreendimentos que serão abrigados na Criatec, a Incubadora de Empresas de Inovação e Tecnologia da Universidade, onde já são realizados um conjunto de atividades para auxiliar na criação e desenvolvimento de negócios.
CoWorking
O espaço de coworking trabalhará o conceito de escritório compartilhado, ampliando o acesso e a conexão dos diversos públicos. Este espaço será aberto aos profissionais, mas também para outras atividades que possam gerar conexões e produzir conteúdo relevante para impulsionar a inovação. Este processo será realizado por meio de programas, eventos, espaço físico agradável e inspirador com pessoas dispostas a criar uma cidade inteligente.
Eventos
Complementando as atividades destes dois espaços, projeta-se a realização de atividades, com a expectativa de atender diversos públicos, oferecendo oficinas de métodos ágeis para teste e validação de ideias, oficinas de Design Thinking, ferramenta colaborativa que ajuda a pensar os problemas e desenvolver projetos sempre na perspectiva dos usuários, rodar programas focando em um público alvo específico, como por exemplo, empreendedorismo feminino e adolescente. Também projeta-se parcerias com instituições que trabalham na formação empreendedora dos indivíduos de todas as classes sociais.
Outras atividades programadas são os Desafios de Inovação e Hackathons, com o objetivo de estimular e desenvolver as habilidades empreendedoras da comunidade, ampliando o conceito daquilo que já é desenvolvido na Criatec, porém, desta vez em um local de fácil acesso para públicos diferenciados.
Saiba mais sobre o Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”
O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento voltados à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.
Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.
Confira todas as metas previstas:
- META 1: Estruturação do Laboratório de Desenvolvimento de Iot: clique no link e confira.
- META 2: Estruturação do Laboratório de Smart Grid. Acesse aqui.
- META 3: Estruturação do Espaço de Ideação.
- META 4: Estruturação do Espaço Coworking.
- META 5: Estruturação da Sala de realidade aumentada.
- META 6: Infraestrutura de apoio aos ambientes de inovação.