A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, em associação entre as instituições Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, publica edital para seleção de profissionais ao curso.
São dois editais específicos: o primeiro diz respeito ao Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROMED, que seleciona médicos. Já o segundo é o Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROPUB, para profissionais de saúde que atuam na Rede Pública.
Ambos editais selecionam 4 profissionais cada (com duas bolsas 50%, cada também), com prazo de inscrição iniciando nesta segunda, dia 11 e se estendendo até o dia 01 de março de 2019. O valor da taxa de inscrição é de R$ 190,00. O processo seletivo será mediante uma prova escrita.
Os detalhes do conteúdo exigido, bem como o edital completo podem ser consultados na página do Programa.
Sobre o Programa
O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.
Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.
Estudo do mestrado em Atenção Integral à Saúde descreve que o gel papacárie é uma excelente opção para a remoção minimamente invasiva do tecido cariado em crianças que apresentam cárie dentária.
O estudo publicado recentemente na revista Scientific Reports do grupo Nature, intitulado “Costs and benefits of Papacarie® in paediatric dentistry: a randomized clinical trial“ reuniu os resultados da pesquisa básica e aplicada sobre cárie dentária em crianças com o uso de gel Papacarie.
O estudo de autoria de Fernanda Bottega, Dentista e egressa do mestrado em Atenção Integral à Saúde demonstrou que o método químico-mecânico (papacárie) possui um custo (por procedimento) menor comparado com método tradicional (broca), além de que o gel papacárie é uma excelente opção para a remoção minimamente invasiva do tecido cariado, evitando sintomatologia dolorosa e reduzindo ansiedade da criança, apresentando se como alternativa viável para saúde pública.
O estudo, orientado pela professora Dra Eliane Roseli Winkelmann da UNIJUI, contou com ainda com a participação da pesquisadora e dentista Sandra Kalil Bussadori (professora titular da UNINOVE e Universidade Metropolitana de Santos/ São Paulo) assim como da professora participante do grupo de pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS), Iara Denise Endruweit Battisti, da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Cerro Largo), e com o apoio do dentista Tiago Szambelan Pompeoe a professora Eusélia Paveglio Vieira, da UNIJUI.
O estudo discutiu o custo de material e os benefícios do método atraumático de remoção do tecido cariado com o gel Papacárie em crianças, para sua possível indicação em saúde pública. Considerando que há uma significativa parcela da população que possui dificuldade de acesso aos serviços odontológicos, e se mantém com elevado índice de cárie, a utilização de restaurações atraumáticas com gel papacárie facilitariam o atendimento odontopediátrico reduzindo ansiedade, ofertando maior conforto ao paciente e tornando-se uma alternativa viável para redução de custos para unidades públicas de saúde.
O estudo está publicado em https://www.nature.com/articles/s41598-018-36092-x
Os mestrandos em Atenção Integral à Saúde, Brenda da Silva, Lucianes Dutra, Leonardo Henrique da Silva e Renan Felipe Raisa desenvolveram ação educativa em uma Instituição de Ensino Médio, em Bozano. A ação integra a disciplina Educação em Saúde, do Mestrado em Atenção Integral a Saúde-PPGAIS, sob orientação das docentes Dra. Eniva Stumm e Dra. Janaina Coser.
O processo de educação sofre contínuas mudanças, especialmente pela introdução de novas mídias nos processos educativos, e essas mudanças ocorrem também no método tradicional de ensino, na forma de comunicação comunicacional docente e traz possibilidades de mediação multimidiática da informação. Neste sentido, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser um importante instrumento de auxílio no processo educativo. O referido método não substitui a prática docente, mas acrescenta habilidades e competências que habilitam o docente a efetivamente educar.
Entre estas tecnologias, os smartphones são parte importante da vida moderna, o que não torna surpreendente que a grande maioria dos estudantes tenha um smartphone e que aplicativos de mensagens instantâneas se tornam uma ferramenta popular de comunicação. A partir disto o uso de smartphones e mensagens instantâneas para impulsionar a comunicação e o aprendizado, o aplicativo WhatsApp® tem se tornado importante nesta transmissão de informações e pode ser uma ferramenta na educação em saúde. A partir disto, este trabalho objetivou avaliar o uso do WhatsApp® como uma TIC para educação em saúde.
Participaram do estudo 30 estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Interior do Rio Grande do Sul. O trabalho consistiu em dois momentos, no primeiro foi realizada uma palestra informativa e o convite aos estudantes para participarem do trabalho, seguido da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A partir disto foi aplicado um questionário avaliativo, subdividido em três sessões 1) Questões gerais abordando hábitos alimentares e de estilo de vida, 2) Conhecimento sobre atividade física e 3) Conhecimento sobre consumo alimentar e alimentação saudável. A partir daí por um período de 10 dias foram enviadas aos estudantes, diariamente, informações e dicas de saúde e qualidade de vida. Após o período de envio de informações foi realizada uma gincana de saúde, em forma de competição. Os estudantes foram divididos em três grupos e responderam perguntas acerca das informações enviadas durante o período do estudo. Após foi encerrada a atividade com a aplicação do mesmo questionário. Os dados foram analisados com o auxílio do software estatístico IBM SPSS e estatística descritiva.
Participaram do estudo 30 estudantes, destes 16 eram meninas com média de idade de 16,5 ± 1 ano. Em geral os alunos demonstraram já na primeira avaliação um bom nível de conhecimento sobre hábitos de vida saudáveis e alimentação adequada. Houve diferença estatística após o período de intervenção no tempo de sono que na primeira avaliação era ≥ 8 horas/dia em 45% dos indivíduos passando para 26,7% na segunda avaliação (p=0,002), além do consumo de salgadinhos e doces (balas, chicletes e bolacha recheada) que inicialmente foi de 36,7% ≥ 3 dias/semana, passando para 23,3% (p=0,035) e o consumo de alimentos ultraprocessados (salsicha, presunto, mortadela) que na primeira avaliação p consumo era de ≥ 3 dias/semana para 33.3% dos entrevistados que passou para 20% (p=0,038).
Os dados preliminares deste estudo demostram que o uso de uma TIC para educação em saúde pode ser uma forma importante de mudança de estilo de vida, especialmente no que diz respeito à mudança de hábitos alimentares.
Andrea C. Beuren, Thailene M. Siochetta, Claudia C. D. Sapiezinski e Gabriela G. Mânica
Durante a disciplina de Educação em Saúde, do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu- Mestrado em Atenção Integral à Saúde, ministrada pelas docentes, Dra. Eniva Stumm e Dra.Janaina Coser, um grupo de estudantes composto por uma Médica Endocrinologista, uma Farmacêutica, uma Dentista e uma Médica Otorrinolaringologista, realizaram uma ação educativa com usuários adscritos à uma ESF no município de Ijuí, sobre o conhecimento em relação ao Diabetes Mellitus (DM).
A opção das mestrandas se deu pelo impacto da referida doença na vida de muitas pessoas, visto que ela acomete cerca de 425 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde-OMS. O objetivo da atividade foi promover uma ação educacional com usuários diabéticos e não diabéticos, com vistas a ampliar seus conhecimentos e, desta forma, melhorar o autocuidado. Nesse contexto, considera-se que atividades de Educação em Saúde que proporcionem informações sobre DM são importantes para que as pessoas sejam capazes de cuidar da saúde, prevenir sua ocorrência, diagnosticar precocemente e trata-la adequadamente.
Durante a atividade, as mestrandas realizaram uma explanação sobre a doença, a qual incluiu conceito de DM, etiologia, fatores de risco, sintomas, diagnóstico, tratamento, complicações e prevenção, além de sanar dúvidas dos participantes e fornecer um molde para auto aplicação de Insulina aos usuários insulinodependentes. Também foram realizadas orientações sobre o uso correto de medicamentos, com ênfase nos hipoglicemiantes. Para avaliação do conhecimento sobre o tema, foi utilizado um questionário. Ao final, após análise dos questionários, foi evidenciado pouco conhecimento pelos participantes sobre a doença. Destes, 25% tinham diagnóstico de DM e 62,5% tinham familiar acometido pela doença. Todos os participantes presentes que responderam as perguntas consideraram importante a realização de ações educacionais em saúde sobre DM.
As Inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Atenção Integral à Saúde estão abertas até segunda-feira, 12, e podem ser realizadas pelo site do Programa.
Para confirmar a inscrição o candidato deve entregar os seguintes documentos:
a) Requerimento de Inscrição (disponível na página do programa);
b) Intenção de projeto de pesquisa, o qual deverá ter no máximo 5 (cinco) páginas, contemplando: Identificação do proponente (nome), Título do projeto proposto, Introdução da temática (pressupostos teóricos, problematização e justificativa) objetivo(s) e bibliografia;
c) Cópia do Histórico Escolar da Graduação;
d) Cópia do Diploma universitário ou atestado de conclusão de curso de graduação;
e) Currículo modelo Lattes/CNPq, acompanhado de documentação comprobatória;
f) Uma fotografia 3x4;
g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição.
A documentação exigida para inscrição no processo seletivo deve ser entregue até o dia 12 de novembro, às 17h, na Secretaria do Programa na UNIJUÍ, no setor de Pós-Graduação da UNICRUZ, ou pelo correio no seguinte endereço:
UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Departamento de Ciências da Vida
Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde
Rua do Comércio, 3000 - Bairro Universitário
98700-000 - Ijuí - RS
OU
UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta
Secretaria de Pós-Graduação. Prédio 7 -
Campus Universitário Dr. Ulysses Guimarães
Rodovia Municipal Jacob Della Méa, Km 5.6 - Distrito Parada Benito
98020-290 - Cruz Alta - RS
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em rede entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013, é reconhecido pelo MEC para oferta de Mestrado Acadêmico. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: processos saúde-doença-cuidado e processos químicos e biológicos em saúde.O Edital completo está disponível no site do Programa.
O estudo publicado neste ano na Revista PSICO-PUC, que integra a dissertação de mestrado em Atenção Integral à Saúde da psicóloga Pâmela Vione Morin, orientada pela professora Drª Eniva Stumm, investigou a repercussão na saúde física e psíquica do uso de agrotóxicos por trabalhadores rurais, em especial Transtornos Mentais Comuns.
A pesquisa foi realizada durante o Mestrado em Atenção Integral à Saúde, desenvolvida com 361 agricultores do interior do município de Três de Maio, localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, região em que se produz soja, milho e trigo. O estudo foi delimitado ao sexo masculino, por serem os maiores envolvidos na produção e expostos ao contato direto com agrotóxicos. Dos participantes, 47,9%, ou seja, 173 agricultores, apresentaram transtorno mental comum, que pode ser identificado por queixas sintomáticas depressivas, ansiosas, subjetivas e isoladas, que compreenderam insônia, irritabilidade, nervosismo, fadiga, dores de cabeça, esquecimento e dificuldade de concentração.
O estudo constatou também que 30,5% dos agricultores com transtorno mental comum referiram ter doenças preexistentes. As doenças mais mencionadas pelos trabalhadores com transtorno mental comum, em ordem decrescente, foram: câncer, depressão, gastrite, doença cardíaca e hipertensão. Com relação aos sintomas físicos mencionados pelos participantes, que apresentaram transtorno mental comum, destacam-se: náuseas, tontura, boca seca, dor de cabeça e irritação nos olhos. No que tange aos sintomas emocionais, estes compreenderam: insônia, agitação, dificuldade de concentração e irritabilidade. Os participantes do estudo estavam na maioria dentro da faixa etária de 40 a 60 anos incompletos e foram associados a presença de transtornos mentais comuns o tempo de trabalho em agricultura, a exposição a agrotóxicos e doenças preexistentes.
O estudo indica a necessidade de uma maior atenção à saúde do trabalhador rural, especialmente sobre o uso de agrotóxicos e os possíveis comprometimentos da saúde dos trabalhadores rurais como um todo, embora o foco do estudo tenha tratado da saúde mental desses trabalhadores. Os dados deste estudo corroboram com dados nacionais e internacionais, apontando que a exposição a agrotóxicos pode, silenciosamente e a longo prazo, comprometer a saúde psíquica da população. O estudo completo está disponível na internet.
A inscrição para o Mestrado está aberta até o dia 12 de novembro e o edital disponível neste link.
Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da disciplina de “Alimentação e Intervenção Nutricional de Indivíduos e Populações”, do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, uma discussão sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, foi realizado um Festival Gastronômico Saudável. A atividade foi uma forma de discutir diferentes abordagens de promoção da saúde e prevenção de doenças e subsidiar aos estudantes os principais métodos de avaliação do estado nutricional nos diferentes momentos do ciclo da vida e em diferentes condições fisiológicas de indivíduos e populações.
Na atividade, realizada no dia 25 de outubro, os alunos, profissionais de diferentes áreas da saúde, se desafiaram a produzir receitas saudáveis, partindo de quatro recomendações e uma regra de ouro preconizados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, em sua 2ª edição, publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde:
1) Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base se sua alimentação;
2) Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
3) Limite o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados;
4) Evite alimentos ultraprocessados.
REGRA DE OURO: Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.
Os cinco princípios que orientaram a elaboração deste guia são:
1) Alimentação é mais que ingestão de nutrientes;
2) Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo;
3) Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar social e ambientalmente sustentável;
4) Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares;
5) Guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares.
A elaboração da atividade foi fundamentada na análise do cenário em que se apresenta o Brasil em relação ao padrão de saúde e consumo alimentar de sua população, deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica ainda prevalentes em grupos vulneráveis, e simultaneamente, o aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias. Segundo a professora da disciplina e coordenadora da atividade, professora Ligia Beatriz Bento Franz, “se faz necessário um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro. E para isto, a discussão entre diferentes profissionais de saúde é uma estratégia que pode ter repercussões positivas sobre os diversos determinantes da saúde”.
O estudo publicado na semana passada na revista internacional Chemistry and Biodiversity, revista do Centro de Estudos de Complexidade Biológica dos Estados Unidos, de autoria de Jessica Bandeira Corrêa, egressa do mestrado em Atenção Integral à Saúde, investigou a presença de substancias antioxidantes na casca da aroeira cinzenta (Schinus lentiscifolius Marchand) em diferentes formas de extração. Após identificar a presença de substâncias antioxidantes nos extratos, foi confirmada a capacidade de defesa antioxidante de um dos extratos contra o ataque de radicais livres, defendendo linfócitos (células de defesa imunológica) contra danos oxidativos.
O estudo, orientado pelos professores Thiago Gomes Heck e Ilaine Teresinha Seibel Gehrke e realizado por estudantes e professores integrantes do Grupo em Pesquisa em Fisiologia da UNIJUI (www.gpef-unijui.com), contou ainda com apoio internacional, do pesquisador da Universidade de La Fronteira do Chile, professor Cledir Santos, e sua equipe. O estudo divulgou, ainda, a influência dos extratos dessa planta nas respostas de defesas celulares em linfócitos, abrindo portas para novas pesquisas interdisciplinares sobre o potencial de uso terapêutico de extratos da casa da aroeira. O estudo está publicado em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/cbdv.201800303.
A seleção do mestrado em Atenção Integral à Saúde está com processo seletivo aberto para inscrições até o dia 12 novembro. https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/saude.
O estudo publicado neste ano na Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, de autoria da Vanessa Bandeira, egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, atualmente professora da Unijuí, e da professora doutora Evelise Moraes Berlezi, orientadora, investigou a repercussão clínica do uso de antidepressivo sobre componentes físico funcionais.
O trabalho traz uma temática de grande relevância e preocupação dos profissionais de saúde que é o uso de determinadas classes de medicamentos que podem interferir na cognição e na funcionalidade do idoso e predispõe à fragilidade e perda da autonomia e independência para cuidar de si mesmo.
Os resultados mostram que o uso de antidepressivos na população do estudo tem associação com a condição de fragilidade do idoso, o que repercute na perda de peso não intencional, fadiga, redução da velocidade para caminhar, baixo nível de atividade física e força de preensão manual.
Essas repercussões aumentam o risco de chance dos idosos virem a depender de terceiros para executar suas tarefas de vida diárias. O estudo revela ainda que uma das classes de antidepressivos mais utilizados são os tricíclicos que estão relacionados à fraqueza muscular e fadiga. Além disso, essa classe de antidepressivo é classificada como potencialmente inapropriada para idosos, conforme os critérios de Beers, que listam medicamentos que têm efeitos indesejados em idosos.
Dessa forma, o estudo produzido no Mestrado de Atenção Integral à Saúde contribui para a discussão de que a melhor forma de cuidar de uma sociedade em envelhecimento é reduzir o risco de fragilização e perda de autonomia.
Para isso é necessário reunir as habilidades dos diferentes profissionais de saúde para que se efetive uma farmacologia geriátrica segura e eficaz, ao considerar que os idosos são o seguimento populacional que mais consome medicamentos e que este consumo é potencialmente mais nocivo entre eles e reforçam a necessidade da avaliação clínica dos riscos e benefícios da prescrição de antidepressivos para o indivíduo idoso.
A pesquisa ressalta que quando instituído o tratamento, faz-se necessário o seu acompanhamento regular e a avaliação de características geriátricas, como a fragilidade, com a finalidade de identificar potenciais comprometimentos e assegurar a segurança e a qualidade de vida do idoso usuário desses medicamentos.
O estudo completo pode ser acessado neste endereço. O Mestrado em Atenção Integral à Saúde está com processo seletivo aberto, com inscrições até o dia 12 novembro na página do Programa noPortal da Unijuí.
Na terça-feira, dia 25 de setembro, no auditório do Hospital de Caridade de Ijuí, foi realizada uma ação educacional direcionada aos profissionais de enfermagem que atuam em Oncologia, proposta pela disciplina Educação em Saúde, do Mestrado em Atenção Integral à Saúde (Unijuí/Unicruz).
Na atividade o tema debatido foi “Dor oncológica: uma abordagem multidisciplinar”, que integra um projeto de pesquisa com apoio da Fapergs, coordenado pela professora doutora Eniva Stumm. A ação educacional no HCI foi ministrada pelas mestrandas do Programa: Aline Schneider (Farmacêutica), Caroline Donini (Enfermeira), Clarissa Chaves Ortiz Roberto (Médica Radiologista), Deise Rhoden (Enfermeira), Raida Mheisen (Médica Reumatologista), sob orientação da professora Eniva e pela professora Janaína Koser.
O evento também teve a participação de estudantes do curso de Enfermagem da Unijuí, docentes, enfermeiros gestores do HCI, totalizando 50 pessoas. “A ação educacional proporcionou momentos de troca de experiências com interação e discussões sobre o tema abordado”, observa a professora.
Segundo Eniva, a dor é um dos fenômenos mais temidos e uma das queixas mais frequentes entre pacientes oncológicos. “O manejo da dor oncológica é um assunto que despertada interesse e questionamentos na comunidade médico-científica, visto que o alívio da dor não é apenas uma possibilidade, mas um compromisso profissional, ético e moral para aliviar o sofrimento de pacientes com câncer. Uma das razões mais preocupantes apontadas para esta ocorrência relaciona-se a lacuna de conhecimento da equipe em relação ao manejo da dor pela equipe multiprofissional. O sucesso no tratamento da dor requer avaliação cuidadosa de suas causas, entendimento referente a tipologia, fisiologia, modalidades de tratamento e manejo adequado. Estudos apontam que a combinação de uma avaliação sistematizada da dor e protocolos adequados de analgesia juntamente com ações educativas auxiliam na tomada de decisão e otimizam o manejo da dor”, complementa.
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