O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências está com edital aberto para seleção de candidatos ao Pós-doutoramento. O prazo para inscrição encerra no dia 31 de julho de 2018. A divulgação dos resultados será realizada no dia 06 de agosto e as atividades já iniciam no dia 13 de agosto deste ano.
A seleção vai ocorrer em duas etapas:
Primeira etapa: o supervisor indicado pelo candidato emitirá um parecer sobre o projeto de pesquisa e o plano de trabalho, considerando-o apto ou não apto.
Segunda etapa: se o projeto de pesquisa e o plano de trabalho forem considerados aptos, a comissão de avaliação fará a análise do Curriculum vitae e dos demais documentos do candidato.
A inscrição deve ser realizada pessoalmente na secretaria do PPGEC, ou pelo correio, por SEDEX. Mais informações no site do Programa.
Entre os dias 05 e 09 de junho, parte do grupo de pesquisa “Ensino e Metodologia em Geografia e Ciência Sociais”, coordenado pela professora Helena Copetti Callai docente do DHE e do PPGEC/UNIJUI, participaram do 5º Colóquio Latino-americano de Didática na Geografia da REDLADGEO, nas cidades de Goiânia e Pirenópolis, Goiás.
Neste evento estiveram presentes pesquisadores brasileiros, argentinos, colombianos e chilenos. Na oportunidade, o grupo apresentou resultados de pesquisas em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa. Os doutorandos Carina Copatti e Elmir Schneider apresentaram o trabalho desenvolvido em parceria com a professora Helena Callai intitulado: “Mobilidade urbana e cidadania: desafios para uma mobilidade sustentável”.
O mestrando Daniel Fernando Sanchez apresentou a pesquisa denominada: “Contatos: neurociência e didática da Geografia” realizada em parceria com a Pós-doutoranda Maristela Moraes. Adriana Andreis, doutora egressa do PPGEC, professora da UFFS – campus Chapecó-SC - integrante do grupo de pesquisa, apresentou o resultado de produção realizada em parceria com Helena Callai com título: “Conhecimento geográfico e ensino: princípios dialógicos na mediação pedagógica”.
Na ocasião, Adriana Andreis fez uma sistematização das pesquisas em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa na Unijuí, pela Redladgeo e outros investigadores. Problematizou as relações entre conhecimentos e ensino em interlocução com as políticas educacionais, “tensionando” os princípios científico-didáticos e os pressupostos de uma perspectiva dialógica à mediação pedagógica.
O Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred-Sul), instância permanente de organização dos sócios institucionais da ANPEd na região, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por seu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS), realiza a Reunião Científica da Regional da ANPEd – XII ANPEd-Sul, de 23 a 26 de julho de 2018, no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre.
O tema desta ANPEd-Sul2018 será “EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê?”. Além das duas conferências e das atividades nos 22 eixos temáticos, a programação contará com 4 (quatro) mesas de debates, em plenário.
A inscrição pode ser feita no site, pelo endereço http://regionais.anped.org.br/sul2018/
Contatos
E-mail: anpedsul2018@ufrgs.br
Telefone: 51-3308.3270
Horário de funcionamento: 08h às 12h
Estão abertas as inscrições para o ingresso de Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado, para o 2º semestre de 2018. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Programa localizada no campus Ijuí.
São necessários para a inscrição a cópia do histórico escolar de graduação, cópia do diploma de graduação, currículo vitae, modelo lattes e o preenchimento da ficha de inscrição, disponível na secretaria do Programa.
A lista com os selecionados será divulgada no dia 31 de julho, no site do Programa. O período de inscrições segue até o dia 27 de julho.
A professora Helena Copetti Callai do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participou do XIV SEUR- Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais e III Colóquio sobre CIDADE E CIDANIA que tem como tema neste ano de 2018 – EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA. O evento aconteceu em Pelotas na UFPEL-Universidade Federal de Pelotas.
A professora Helena ministrou a conferencia de abertura do evento abordando o tema É possível elaborar uma narrativa sobre “formação para a educação cidadã através do estudo a Cidade”?
A conferência foi precedidapor uma cerimônia de premiação de mérito acadêmico em geografia, que acontece desde o ano de 2000 naquela universidade.
Nesta cerimônia presidida pelo Diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPel Dr. Sidney Gonçalves Vieira a professora Helena Copetti Callai recebeu o: Prêmio Professor Mario Rosa de MÉRITO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA, edição 2018 outorgado na CATEGORIA HOMENAGEM ESPECIAL.
Na leitura da homenagem e justificando a escolha, foi ressaltada a participação da professora na pesquisa e ensino de geografia e pela produção acadêmica de artigos e livros que tem contribuído com a formação de muitos professores de geografia em âmbito nacional.
Na manhã do dia 28 de abril de 2018, a Escola Francisco de Assis (EFA) de Ijuí abriu as portas para sediar uma Ciranda Infantil sobre Documentação Pedagógica. O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia da UNIJUÍ, retomando uma antiga tradição, e também por um grupo de pesquisa sobre Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da universidade. O evento foi coordenado pela mestranda Carine Bott Pinto, pela doutoranda Franciele M da Rocha e pela professora Noeli Valentina Weschenfelder.
A Ciranda reuniu cerca de 50 educadores e educadoras vindos dos municípios da região, de escolas particulares e municipais de Ijuí, Horizontina, Santo Ângelo, Santo Antonio das Missões e Três Passos, trazendo elementos para uma rica discussão, de como as professoras e professores da Educação Infantil vêm fazendo a documentação pedagógica. Na ocasião, iniciou um debate pautado na tradução da obra de autores italianos organizada por Maria Carmem Silveira Barbosa, Sueli Amaral Mello e Ana Lucia Goulart de Faria, a Documentação Pedagógica: teoria e prática. De acordo com o livro, uma das três funções destacadas da documentação constitui-se no material pedagógico para a reflexão sobre o processo educativo. Os documentos criados pelos professores e professoras e também com as crianças podem se constituir em matéria prima a ser compartilhada com os/as colegas, base para a discussão, ressignificação e avaliação de práticas.
“A documentação pedagógica como formação, que acredita nos adultos experientes e na formação continuada de professores, de modo a construírem uma nova pedagogia, baseada numa outra didática, não linear, não fragmentária, conteudista, propõe uma nova forma de organização do trabalho docente, menos formal, mais interativa”, explica a professora Noeli. E não é uma novidade apenas na Pedagogia. “Ela pode ser incluída em processos participativos, no diálogo com as famílias e a comunidade. Significa construir uma Pedagogia que escute e inclua as vozes infantis, a observação, o registro e o compartilhamento do acontecido, exigindo permanente reflexão participativa”, completa.
A professora avalia que as Cirandas “fortalecem aquilo que acreditamos e aquilo que queremos tornar forte na Escola da infância, por isso são tão importantes”. Durante a Ciranda, os espaços de Educação Infantil da EFA foram visitados. Outras cirandas serão realizadas, de forma itinerante, de acordo com os encaminhamentos do encontro.
Pesquisas na educação infantil envolvem geralmente envolvem crianças como sujeitos. No início de abril, entre os dias 2 e 4 de abril, a UFRGS promoveu o seminário Pesquisas com crianças: discussões éticas e metodológicas, para abordar desde a entrada no campo da pesquisa e as estratégias de produção de dados, até a análise das narrativas produzidas pelas crianças e a obtenção de termos de consentimento livre e esclarecido dos responsáveis e o assentimento das crianças na participação da pesquisa. A professora Noeli V. Weschenfelder, do Departamento de Humanidades e Educação, e professora do PPG em Educação nas Ciências, representou a Unijuí no seminário, que também teve participação da UNISC, UFSM e UFPEL.
A professora observa que o seminário teve como objetivos a análise de estratégias frente à temática da ética na pesquisa com crianças e o cuidado com a vulnerabilidade e o silenciamento delas. Foram formulados indicativos específicos para a pesquisa com crianças, tendo em vista sua efetiva participação durante o processo investigativo. Também foram discutidas estratégias de produção de dados na pesquisa com crianças e de escrita do texto etnográfico.
O Seminário teve a coordenação de Profª Drª Maria Carmem Silveira Barbosa e Prof Rodrigo Saballa de Carvalho (FACED/UFRGS), renomados pesquisadores da infância. A Profª Dra. Nathalia Fernandes, da Universidade do Minho, de Portugal foi uma das convidadas para abordar a temática, com a mediação da Profª Drª Leni Vieira Dornelles (FACED/UFRGS). Ainda, a Profª. Dra. Susana Rangel Vieira da Cunha expôs pesquisas de suas mestrandas e doutorandas.
Já no dia 6 de abril a professora Noeli assistiu a uma palestra com o Prof Dr Michel W Apple, dos EUA, e considerado um dos principais pensadores da área da Educação na atualidade. A palestra foi promovida pela FACED/UFRGS e discutiu o contexto brasileiro da crise na educação com o tema “A educação pode mudar a sociedade?”. As atividades fazem parte do vínculo da professora com a UFRGS para seu curso de pós-doutorado.
Durante dois dias, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências promoveu o Seminário Temático: questões sociocientíficas no ensino das ciências, com o professor doutor Leonardo Fabio Martínez Pérez, da Universidade Pedagógica Nacional - Colômbia.
A professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do Programa, avaliou o evento de forma positiva, destacando a participação de estudantes do programa e a relevância dos temas trabalhados.
“Esse evento trouxe uma motivação para todos a estudar mais, se preocupar mais, principalmente no que se refere a questões científicas e questões controvérsias importantes de serem discutidas por todas as áreas”, salienta a professora.
O Seminário discutiu o estudo da origem e do desenvolvimento da abordagem de Questões Sócio científicas (QSC), visando suas contribuições para o Ensino das Ciências.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências realizou a Aula Inaugural, nesta segunda-feira, 12, no Centro de Eventos da Unijuí. Mestrandos, Doutorandos e professores acompanhar a palestra “À luz do passado” com o professor doutor Paulo Schneider.
O evento serviu, ainda, como um momento de socialização com os novos estudantes do Programa. O Professor Doutor Fernando Jaime González, Vice-Reitor da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, destacou a nota cinco na avaliação da CAPES, a importância da mesma e como a avaliação de aconteceu.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências promove a Aula Inaugural de 2018, dia 12 de março, às 8h30min, no Centro de Eventos, com a palestra “À luz do passado” com o professor doutor Paulo Schneider.
Na parte da tarde, às 13h30min, a palestra é com a professora doutora Elza Falkembach sobre “A pesquisa em educação no contexto atual”.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.