Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participa de evento na Argentina


 

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participou da XIII Jornada Nacionales, do VIII Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología, do VI Seminario Iberoamericano CTS e do X Seminário CTS, que foram realizados na Universidade Nacional de Quilmes, em Bernal, Buenos Aires - Argentina, nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2018.

As professoras Dr Lenir Basso Zanon, Dra Maria Cristina Pansera de Araújo, Dra Marli Dallagnol Frison e a doutoranda Tamini Wyzykowski representaram o programa e compartilharam as discussões com os ex-alunos Dra Ana Luiza Quadros, Dra Jaqueline Ritter, Dr Roque Ismael da Costa Güllich e Dra Sandra Nonenmacher.

Os eventos abordaram diversas temáticas relacionadas à Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, Ensino de Ciências e de Biologia, Formação de Professores, Epistemologia da Ciência, Currículo, Pesquisa, Educação Científica, entre outras. Foram desenvolvidas conferências, oficinas, mesas redondas e apresentações de trabalhos em formato de comunicação oral e pôster.

Na ocasião foram socializadas pesquisas produzidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC) da Unijuí.

A participação nos eventos possibilitou momentos de interação, formação e troca de experiências com pesquisadores da área de Educação e Ensino de Ciências da Argentina, Brasil, Colombia, Uruguay, Chile, Portugal e Espanha.


Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa de evento da ANPED na UFRGS

                           

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências esteve representado pela coordenação, secretária, professores e discentes na Reunião Científica Regional da XII ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) na UFRGS, Porto Alegre, no período de 23 a 26 de julho. O tema do evento foi: Educação, democracia e justiça social, tendo como abertura a conferência realizada pelo Prof. Dr. GaudencioFrigotto (UERJ).

A Programação contou com apresentação de trabalhos dos pesquisadores, nos diversos eixos temáticos do evento, bem como reuniões paralelas, como: 

- Fórum dos Editores de Periódicos em Educação da Região Sul (FEPAE), com a participação da professora Maria Cristina Pansera de Araújo. " A professora relata que este Fórum discutiu os critérios de avaliação dos periódicos da Educação e do formato da publicação das revistas de modo continuo. Foi um momento importante de trabalho e troca de experiências. 

- Fórum das Representações Discentes - representado pela mestranda Cristiane Girotto. A mestranda observa de que entre os dias 23 e 26 de julho de 2018 viveu momentos de amplo e fecundo debate acerca da Educação, da pesquisa, das questões sociais, políticas e culturais que nos perpassam.

A Reunião Científica Regional da ANPEd Sul é um evento que conta com sessões de apresentação de trabalhos, conferências e reuniões, e neste ano, pela primeira vez, teve a organização de um encontro de Discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado da área de Educação, sob a denominação de I Fórum de Representantes Discentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul do Brasil, no qual tive a oportunidade de estar representando os discentes do PPGEC da Unijuí.

Durante o Fórum foi discutido sobre: a representação discente em uma associação como a ANPEd; a visibilidade das demandas discentes; a urgência na defesa de políticas de valorização da pesquisa, da pós-graduação e da produção de conhecimento no Brasil.  Todas as discussões ocorridas durante o Fórum produziram pequenas teses que compuseram a “Carta de Porto Alegre”, que ao final do evento foi lida publicamente e será enviada a ANPEd Nacional.

A mestranda Cristiane destaca que o I Fórum de Representantes Discentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul do Brasil foi um grande passo em direção a criação de um importante espaço de diálogo sobre o ser estudante de um curso de Pós-Graduação em Educação, nestes tempos marcados por carência de democracia e justiça social." 

- Fórum de Secretário/as de Programas de Pós-Graduação - representado pela secretária Carmen Antunes. "Carmen salienta que os temas tratados no evento, relacionados a Secretaria de Pós-Graduação, foram de muitas aprendizagens, socialização de experiências, esclarecimento de dúvidas e integração entre os Secretários presentes das diversas regiões do País.  

- Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul - representado pela Coordenadora do PPGEC, Eva Teresinha de Oliveira Boff. A professora destaca a importância das reuniões do fórum como forma de compartilhamento e discussão dos diferentes desafios a serem enfrentados pela pós-graduação brasileira.  A reunião foi coordenada por Edla Eggert (PUCRS), coordenadora da Fórum Sul e Cláudio A. Dalbosco vice coordenador. Esteve presente o Coordenador do Fórum Nacional de coordenadores da Pós-Graduação, João Batista Nunes (UFCE), o qual chamou atenção sobre a importância da participação no “2º Seminário Sobre Avaliação da Pós-Graduação” a ser realizado no período de 17 a 19 de setembro de 2018, em Belo Horizonte/MG. Será o primeiro encontro com o novo coordenador da área da educação, Dr. Robert Evan Verhine, ocasião em que deverão apresentar as mudanças ocorridas para o quadriênio atual.

Dentre os diversos trabalhos aprovados para apresentar nos eixos temáticos, destacamos o da doutoranda Naira Giongo Pinheiro, que concentrou-se no Eixo 18 - Gênero e Educação, com a explanação do artigo “A construção social da imagem da mulher rural: publicações na rede social Facebook” de autoria da Doutoranda Naira Letícia Mendes Pinheiro e da ProfªDrª Maria Simone V. Schwengber. O artigo é fruto das pesquisas e estudos realizados em meio ao Grupo de Pesquisa de Gênero, formado por Mestrandas e Doutorandas, sob a Coordenação da ProfªDrª Maria Simone. Cabe destacar a relevância do Evento em meio às valiosas discussões no que tange a esta questão e às muitas abordagens realizadas pelas mesas temáticas, permitindo a convivência com pesquisadores (as) comprometidos (as) com a educação de qualidade, dialogando de forma crítica sobre as ideias e as ideologias que emergem das políticas conservadoras concebidas por este (des)governo que hoje paira sobre o país. 

A professora Eva T. o Boff Coordenou o Eixo Temático Currículo, com 17 trabalhos submetidos dos quais 11 foram aprovados e 10 e apresentados apresentados. O eixo teve sua centralidade nas discussões de currículo no espaço escolar o que mostra a relevância de pesquisas que produzem impacto na educação básica.

A Coordenadora do PPGEC, Eva Boff, destacou de que foi intensa a programação e a participação do público que representou o Programa. Ainda, de que estar juntos num evento que discute a educação é desafiador, e ao mesmo tempo gratificante, pois estamos envolvidos diariamente com este tema, sobretudo, acreditamos que através da educação é possível prospectar um Brasil melhor para todos.     


Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participa do 5o Congresso Internacional de Saúde em Portugal

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí participou do 5º Congresso Internacional de Saúde, realizado em Braga, Portugal.  Estiveram representando o Programa as professoras Eva Teresinha de Oliveira Boff e Maria Cristina Pansera de Araújo e a doutoranda Eliane Santos, que também participou da Missão Científica.

A Unijuí mantém convênio com a Universidade do Minho desde de 2013 e realiza atividades de ensino e pesquisa sistematicamente por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências.

As professoras pesquisadoras Eva Teresinha de Oliveira Boff; Maria Cristina Pansera de Araújo; Graça Simões de Carvalho; Teresa Vilaça; Rosa Branca Tracana e Zélia Anastácio realizaram um encontro de pesquisa para planejamento das atividades de Internacionalização relacionadas ao projeto “Processo Interativo de Formação Docente: Uma Rede de Pesquisa para a Produção de um Currículo Emancipatório”/FAPERGS coordenado pela professora Eva Boff.

Essa missão possibilitou momentos de interações para organização das metas de pesquisa previstas no projeto. Na oportunidade, os professores também realizaram visita técnica ao Centro de Engenharia Biológica da UMINHO, com a apresentação dos laboratórios feita pelo Dr. Nelson Lima.


Professoras participam de conferência na Espanha

Entre os dias 2 e 6 de julho, ocorreu na cidade de Zaragoza, na Espanha, o XII ERIDOB - Conference of European Researchers in Didactics of Biology. Neste evento, a professora doutora Maria Cristina Pansera de Araújo e a doutoranda Eliane Gonçalves dos Santos apresentaram, no dia 5, os seguintes trabalhos:

- Jenny Duarte, Edgar Valbuena and Maria Cristina Pansera de Araujo Environmental education from the Biology class. Animal abuse as a fully encompassing content. 

- Maria Cristina Pansera-De-Araújo and Rúbia Emmel The practice of research-training-action, basic education curriculum and textbook, in a biological sciences degree. 

- Eliane Gonçalves Dos Santos and Maria Cristina Pansera de Araújo - Study of sexually transmissible diseases in commercial films: contributions to health education in teaching training. 

Além disso, ambas participaram de uma reunião de pesquisa, que teve o como objetivo a elaboração de projetos, em colaboração com as professoras doutoras: Maria Jose de Gil Quilez, da Universidad de Zaragoza; Graça Simões de Carvalho, da Universidade do Minho; e Beatriz Bravo, da Universidad Autonoma de Madrid.


Educação nas Ciências abre edital para seleção do Pós-Doutorado

                   

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências está com edital aberto para seleção de candidatos ao Pós-doutoramento. O prazo para inscrição encerra no dia 31 de julho de 2018. A divulgação dos resultados será realizada no dia 06 de agosto e as atividades já iniciam no dia 13 de agosto deste ano.

A seleção vai ocorrer em duas etapas:

Primeira etapa: o supervisor indicado pelo candidato emitirá um parecer sobre o projeto de pesquisa e o plano de trabalho, considerando-o apto ou não apto.

Segunda etapa: se o projeto de pesquisa e o plano de trabalho forem considerados aptos, a comissão de avaliação fará a análise do Curriculum vitae e dos demais documentos do candidato.

A inscrição deve ser realizada pessoalmente na secretaria do PPGEC, ou pelo correio, por SEDEX. Mais informações no site do Programa.


Grupo de Pesquisa participa do 5º Colóquio Latino-americano de Didática na Geografia

Entre os dias 05 e 09 de junho, parte do grupo de pesquisa “Ensino e Metodologia em Geografia e Ciência Sociais”, coordenado pela professora Helena Copetti Callai docente do DHE e do PPGEC/UNIJUI, participaram do 5º Colóquio Latino-americano de Didática na Geografia da REDLADGEO, nas cidades de Goiânia e Pirenópolis, Goiás.

Neste evento estiveram presentes pesquisadores brasileiros, argentinos, colombianos e chilenos. Na oportunidade, o grupo apresentou resultados de pesquisas em desenvolvimento no Grupo de Pesquisa. Os doutorandos Carina Copatti e Elmir Schneider apresentaram o trabalho desenvolvido em parceria com a professora Helena Callai intitulado: “Mobilidade urbana e cidadania: desafios para uma mobilidade sustentável”.

O mestrando Daniel Fernando Sanchez apresentou a pesquisa denominada: “Contatos: neurociência e didática da Geografia” realizada em parceria com a Pós-doutoranda Maristela Moraes.   Adriana Andreis, doutora egressa do PPGEC, professora da UFFS – campus Chapecó-SC - integrante do grupo de pesquisa, apresentou o resultado de produção realizada em parceria com Helena Callai com título: “Conhecimento geográfico e ensino: princípios dialógicos na mediação pedagógica”.

Na ocasião, Adriana Andreis fez uma sistematização das pesquisas em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa na Unijuí, pela Redladgeo e outros investigadores. Problematizou as relações entre conhecimentos e ensino em interlocução com as políticas educacionais, “tensionando” os princípios científico-didáticos e os pressupostos de uma perspectiva dialógica à mediação pedagógica.


ANPEd terá reunião em Porto Alegre

                 

O Fórum Sul de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred-Sul), instância permanente de organização dos sócios institucionais da ANPEd na região, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por seu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFRGS), realiza a Reunião Científica da Regional da ANPEd – XII ANPEd-Sul, de 23 a 26 de julho de 2018, no Campus Centro da UFRGS, em Porto Alegre.

O tema desta ANPEd-Sul2018 será “EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê?”. Além das duas conferências e das atividades nos 22 eixos temáticos, a programação contará com 4 (quatro) mesas de debates, em plenário.

A inscrição pode ser feita no site, pelo endereço http://regionais.anped.org.br/sul2018/

Contatos

E-mail: anpedsul2018@ufrgs.br
Telefone: 51-3308.3270

Horário de funcionamento: 08h às 12h


Inscrições abertas para Aluno Especial em Educação nas Ciências

Estão abertas as inscrições para o ingresso de Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado, para o 2º semestre de 2018. As inscrições devem ser feitas na secretaria do Programa localizada no campus Ijuí.

São necessários para a inscrição a cópia do histórico escolar de graduação, cópia do diploma de graduação, currículo vitae, modelo lattes e o preenchimento da ficha de inscrição, disponível na secretaria do Programa.

A lista com os selecionados será divulgada no dia 31 de julho, no site do Programa. O período de inscrições segue até o dia 27 de julho.


Professora da Unijuí recebe prêmio em homenagem especial

 

A professora Helena Copetti Callai do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências participou do XIV SEUR- Seminário Internacional de Estudos Urbanos e Regionais e III Colóquio sobre CIDADE E CIDANIA que tem como tema neste ano de 2018 – EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA. O evento aconteceu em Pelotas na UFPEL-Universidade Federal de Pelotas.

A professora Helena ministrou a conferencia de abertura do evento abordando o tema É possível elaborar uma narrativa sobre “formação para a educação cidadã através do estudo a Cidade”?

A conferência foi precedidapor uma cerimônia de premiação de mérito acadêmico em geografia, que acontece desde o ano de 2000 naquela universidade.    

Nesta cerimônia presidida pelo Diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPel Dr. Sidney Gonçalves Vieira a professora Helena Copetti Callai recebeu o:  Prêmio Professor Mario Rosa de MÉRITO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA, edição 2018 outorgado na CATEGORIA HOMENAGEM ESPECIAL.

Na leitura da homenagem e justificando a escolha, foi ressaltada a participação da professora na pesquisa e ensino de geografia e pela produção acadêmica de artigos e livros que tem contribuído com a formação de muitos professores de geografia em âmbito nacional.  


Ciranda Infantil promovida pela Unijuí reúne educadores da região

                   

Na manhã do dia 28 de abril de 2018, a Escola Francisco de Assis (EFA) de Ijuí abriu as portas para sediar uma Ciranda Infantil sobre Documentação Pedagógica. O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia da UNIJUÍ, retomando uma antiga tradição, e também por um grupo de pesquisa sobre Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da universidade. O evento foi coordenado pela mestranda Carine Bott Pinto, pela doutoranda Franciele M da Rocha e pela professora Noeli Valentina Weschenfelder.

A Ciranda reuniu cerca de 50 educadores e educadoras vindos dos municípios da região, de escolas particulares e municipais de Ijuí, Horizontina, Santo Ângelo, Santo Antonio das Missões e Três Passos, trazendo elementos para uma rica discussão, de como as professoras e professores da Educação Infantil vêm fazendo a documentação pedagógica. Na ocasião, iniciou um debate pautado na tradução da obra de autores italianos organizada por Maria Carmem Silveira Barbosa, Sueli Amaral Mello e Ana Lucia Goulart de Faria, a Documentação Pedagógica: teoria e prática. De acordo com o livro, uma das três funções destacadas da documentação constitui-se no material pedagógico para a reflexão sobre o processo educativo. Os documentos criados pelos professores e professoras e também com as crianças podem se constituir em matéria prima a ser compartilhada com os/as colegas, base para a discussão, ressignificação e avaliação de práticas.  

“A documentação pedagógica como formação, que acredita nos adultos experientes e na formação continuada de professores, de modo a construírem uma nova pedagogia, baseada numa outra didática, não linear, não fragmentária, conteudista, propõe uma nova forma de organização do trabalho docente, menos formal, mais interativa”, explica a professora Noeli. E não é uma novidade apenas na Pedagogia. “Ela pode ser incluída em processos participativos, no diálogo com as famílias e a comunidade. Significa construir uma Pedagogia que escute e inclua as vozes infantis, a observação, o registro e o compartilhamento do acontecido, exigindo permanente reflexão participativa”, completa.

A professora avalia que as Cirandas “fortalecem aquilo que acreditamos e aquilo que queremos tornar forte na Escola da infância, por isso são tão importantes”. Durante a Ciranda, os espaços de Educação Infantil da EFA foram visitados. Outras cirandas serão realizadas, de forma itinerante, de acordo com os encaminhamentos do encontro.


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