A afirmação é do professor doutor Evaldo Becker, no Seminário Temático que discutiu “Ética, Comunicação e Meio Ambiente”, nesta quarta-feira.
Nesta quarta-feira, dia 28, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado da Unijuí, promoveu o Seminário Temático “Ética, Comunicação e Meio Ambiente”, no Salão Azul do Campus Ijuí.
Na primeira palestra, realizada no turno da manhã, o professor doutor Evaldo Becker falou sobre o tema “Guerras e Conflitos por recursos naturais: a ética no uso das águas”. Segundo Becker, a má gestão dos recursos hídricos tem gerado conflitos no Brasil e até guerras em outros países. “Com todo o conhecimento disponível, como a gente ainda despreza este elemento vital? ”, questionou o palestrante. Ainda de acordo com ele, este recurso deverá, cada vez mais, ser disputado. “Já existem monopólios se estabelecendo como donos da água no mundo”, observa.
E, no turno da tarde, a conferencista da Universidade Federal de Sergipe, professora doutora Michele Amorim Becker, falou sobre “Comunicação de riscos socioambientais na transposição das águas do Rio São Francisco”.
“Toda ação humana causa impactos ao ambiente, então, precisamos identificar, mensurar e comunicar a sociedade sobre esses riscos. Que a sociedade tenha acesso a informação de qualidade, mas ao mesmo tempo que tenha o direito de dar a sua opinião sobre quais os riscos ela vai aceitar ou refutar antes que projetos sejam implementados. O que temos observado é que falta informação quando os projetos são elaborados e que as licenças ambientais sejam autorizadas. Essa falta de informação acaba gerando uma quantidade enorme de conflitos, sobretudo quando dizem respeito aos recursos naturais”, relata.
O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado) e contou com a colaboração da professora Lara Nasi, do curso de Jornalismo da Unijuí. Teve a participação de mestrandos, doutorandos, professores e Comunidade Acadêmica da UNIJUÍ.
Na próxima quarta-feira, dia 28, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado da Unijuí, promove o Seminário Temático “Ética, Comunicação e Meio Ambiente”, no Salão Azul da Unijuí.
Dois palestrantes estarão presentes. A conferencista da Universidade Federal de Sergipe, professora doutora Michele Amorim Becker falará sobre “Comunicação de riscos socioambientais na transposição das águas do Rio São Francisco”, e o professor doutor Evaldo Becker palestrará sobre o tema “Guerras e Conflitos por recursos naturais: a ética no uso das águas”.
A programação do Seminário acontece em dois turnos. Pela manhã, das 8h30 às 11h30, e pela tarde, das 14h às 16h30.
As professoras Maria Cristina Pansera de Araújo, do Programa de Pós-graduação Educação nas Ciências, coordenadora do subprojeto PIBID-Biologia, e as professoras Maristela Righi Lang e Fabiana Antunes, coordenadoras do subprojeto PIBID Interdisciplinar e doutorandas em Educação nas Ciências, acompanhadas de bolsistas PIBID, supervisoras de escola e licenciandos bolsistas de iniciação à docência (PIBID – UNIJUÍ/CAPES) participaram do II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do Pibid e III Seminário Observatório da Educação Univates – Lajeado, de 24 a 27 de maio de 2017.
Os licenciandos bolsistas Pibid dos sub-projetos Interdiscipinar (Letras e Educação Física), Pedagogia e Biologia apresentaram trabalhos no evento, que teve como objetivo discutir o processo de formação de professores e a Educação Básica nas diferentes áreas do conhecimento. Além de apresentação de trabalhos, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras e discutir temas como Currículo e Interdisciplinaridade, Inclusão Escolar e Formação de Professores e Educação Básica.
Foram quatro dias de atividades, possibilidade de refletir sobre o papel das Instituições de Ensino Superior na formação de professores e, principalmente, a importância do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que permite a inserção dos licenciandos na realidade escolar desde o início de sua trajetória acadêmica, o que qualifica os processos formativos. Os relatos de experiência comprovaram a riqueza do trabalho desenvolvido pelas diferentes IES, oportunizando novos diálogos sobre a formação docente.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.