Professor Pablo Daniel Vain ao lado de Cátia Nehring, Reitora da Unijuí, e Fernando Jaime González,
Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí
Ao falar sobre relações de poder na educação durante a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, o professor doutor Pablo Daniel Vain, da Universidad Nacional de Misiones, da Argentina, fez parte das primeiras atividades do Convênio de Cooperação entre as duas Universidades.
Esse Convênio foi renovado no último ano a partir do Seminário de Internacionalização e Integração Regional UNIJUÍ/UNAM. De lá para cá, atividades de interação foram planejadas para estreitar a relação das duas Instituições. A participação do professor Pablo é uma dessas atividades.
“Para mim foi uma experiência muito interessante. Os debates e as discussões (com os mestrandos e doutorandos) foram muito produtivos”, comentou Pablo. O professor ainda lembrou do início da parceria entre Unijuí e UNAM, em meados dos anos 1990.
A professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, reiterou a importância e o aprendizado durante intercâmbio do professor.
“Foram momentos de elevado nível de discussão, pois possibilitaram reflexões sobre questões já naturalizadas, mas que precisam ser colocadas entre parênteses. O professor Pablo, interagiu com o grupo despertando interesse e satisfação dos participantes. Além disso, o professor indicou diversas possibilidades de ampliação das parcerias de internacionalização que deverão contribuir significativamente para qualidade no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências”, comenta Eva.
Além do professor Pablo, o professor doutor Diego Vázquez Villamediana, da Universidade de Valladolid, na Espanha, também realizou palestras na Unijuí a partir do Convênio de Cooperação. Ele falou para o Campus Ijuí e Santa Rosa sobre responsabilidade social empresarial e a geração de valor para as empresas.
De acordo com o professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o convênio possibilitará ainda a interação das duas Universidades nas diferentes áreas do conhecimento. “A ideia é que a base desse trabalho seja fomentar atividades em todos os cursos, em todos os programas e em diferentes atividades”, comenta.
Ainda conforme o Vice-Reitor, para os próximos semestres, o objetivo é ampliar o Convênio para outras Universidades e, desta forma, criar um circuito de circulação de estudantes e professores para que, além do enriquecimento acadêmico, tenham um enriquecimento cultural.
Antes de retornar para a Argentina, o professor Pablo Daniel Vainse reuniu com a Reitoria da Unijuí para discutir novas ações e possibilidades que poderão ser exploradas. Entre as próximas ações do Convênio está a participação de professores da Unijuí em palestras e eventos na Universidad Nacional de Misiones.
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realizou nos dias 18 e 19 de março de 2019, no Campus Ijuí, por ocasião da aula inaugural de 2019, o Seminário Temático intitulado “Educação como Violência Simbólica” com o professor Dr. Pablo Daniel Vain.
O prof. Pablo tem graduação em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) de Buenos Aires. É pós-graduado em Antropologia Social pela Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Misiones de Posadas. Possui mestrado em Educação junto à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica Nossa Senhora de Assunção, do Paraguai. É doutor em Pesquisa Educacional e Inovação junto à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Málaga, Espanha. Realizou pós-doutorado junto ao Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Málaga, Espanha. Atua como professor da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Missiones e do Instituto de Estudos Sociais e Humanos (CONICET-UNAM), na Argentina. O professor tem experiência em pesquisas na área da Educação, com ênfase em Educação Superior, Educação e Sociedade, Formação Docente, Avaliação Institucional e Educação Inclusiva. Atualmente é diretor do Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da UNAM, Argentina.
O Seminário Temático se constituiu em um espaço de discussões, reflexões e compreensões sobre avaliação e relações de poder na educação, tendo como foco a educação como violência simbólica. O palestrante ampliou compreensões teóricas sobre arbitrário cultural da violência simbólica como elementos constitutivos da dominação simbólica de classes sociais e de gênero. Os participantes foram instigados a identificar, desconstruir e analisar situações de violência simbólica na vida cotidiana com especial atenção as que ocorrem no campo educativo. O papel das práticas educativas foi problematizado a fim de contribuir na resistência à dominação simbólica.
Participaram do evento mestrandos, doutorandos, egressos, professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e Comunidade Acadêmica da UNIJUÍ.
Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Minter e Dinter, da Unijuí e Unibalsas, participaram da Aula Inaugural da primeira turma do curso. A palestra aconteceu na Unibalsas e foi transmitida para a Unijuí por videoconferência.
A abertura do evento ficou a cargo da professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do curso na Unijuí, e de Fábio Roberto Pillatt, coordenador do curso na Unibalsas. O evento também contou com a palestra ‘Desafios Curriculares Contemporâneos: a necessidade de revitalizar a profissão docente’, que foi ministrado pelo professor doutor José Carlos Morgado, da Universidade do Minho, de Portugal.
As disciplinas serão ministradas por professores da Unijuí/PPGEC na Unibalsas, desenvolvidas em períodos presenciais e a distância. Da mesma forma ocorrerão as atividades de orientação. As atividades a distância serão realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (Conecta) e sessões de videoconferência. As bancas examinadoras dos mestrandos e doutorandos serão realizadas presencialmente, na Unijuí/PPGEC.
A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.
A Professora Helena CopettiCallai, do Departamento de Humanidades e Educação e docente/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, participou de atividades de internacionalização na Espanha, em Madrid, na UAM - Universidad Autônoma de Madrid, na semana de 11 a 15 de fevereiro de 2019. As atividades foram realizadas no contexto do Convênio entre UAM e Unijuí, que tem mais de 15 anos de vigência, com intercâmbio universitário.
A professora participou do Master de “Didácticas Especificas en el Aula, Museos y Espacios Naturales na “Facultad de Formación de Professorado y Educacion”, abordando a temática de “Ciudad y Formación para la ciudadania”. Participou também de reuniões de pesquisas com docentes de Geografia do Departamento de Didácticas Específicas.
Na ocasião a professora Helena entregou ao Prof. Dr. Alfonso García de La Vega o livro do Grupo de Pesquisa Ensino e metodologias da Geografia e Ciências Sociais, publicado no ano de 2018 - A cidade para além da forma que contém um artigo do Professor espanhol “Planteamiento didáctico sobre los conceptos geográficos en torno a la ciudad en los diários de viaje”.
E recebeu o livro Reflexiones sobre Educación Geográfica - Revisión disciplinar e Innovación didácticaeditado na Espanha (UAM Ediciones/ Edições LAGIM), com artigo “A educação geográfica e o estudo do lugar” de autoria da professora Helena C. Callai.
Aproveitou também para fazer uma visita ao Prof. Dr. Clemente Herrero Frabregat, catedrático da UAM, Professor Honoris Causa pela Unijuí e primeiro tutor do Convênio UAM-UNIJUI com papel de destaque nas relações internacionais, coordenando o intercâmbio de docentes da UAM para a Unijuí e recebendo os docentes da Unijuí na universidade espanhola para realização de atividades acadêmicas. Do mesmo modo, acolhendo na universidade espanhola alunos de graduação da Unijuí e doutorandos (para estágio de doutorado sanduíche) do PPGEC, bem como, encaminhou para a Unijuí estudantes de diversos cursos de graduação da UAM para realizarem intercâmbio na Universidade.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências-PPGEC está com inscrições abertas para o Processo Seletivo complementar para os Cursos de MINTER e DINTER (Mestrado e Doutorado Interinstitucional), no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro de 2019, a ser desenvolvido na UNIBALSAS - Faculdade de Balsas, em Balsas/Maranhão.
Todas as informações acerca do processo seletivo podem ser obtidas no EDITAL Nº 16/2018, disponível no site do Programa: https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/educacao-nas-ciencias, na aba Processo Seletivo e Matrícula.
A Coordenadora do Programa, professora Eva Boff, destaca que assim que os candidatos inscritos no primeiro edital obtiveram o resultado de aprovação nos cursos, com muita comemoração, muitos outros que perderam o prazo manifestaram o interesse.
Da mesma forma, o Colegiado do Programa comemorou a finalização do Processo Seletivo 2019, sobretudo, pela primeira oferta do MINTER e DINTER a ser desenvolvido em Balsas/MA, a partir de março/2019.
Assim, o PPGEC atualmente conta com os seguintes cursos: Mestrado, Doutorado, MINTER, DINTER e PROEF - Curso de Mestrado Profissional em Rede: Educação Física. “Portanto, 2019 será um ano de desafios e de muitas atividades a todos que integram o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências”, complementa a coordenadora do Programa.
A professora Dra. Helena Copetti Callai do DHE docente no PPGEC obteve neste Edital/Chamada CNPq N. 09/2018 de Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ a renovação de sua condição como bolsista pesquisadora do CNPq por mais um período, ( até 2023) mediante submissão de projeto de pesquisa realizado no ano de 2018, e com validade a partir de março de 2019. O resultado foi divulgado pelo CNPq neste mês de janeiro de 2019.
De acordo com informação do CNPq "foram aprovadas 5.103 bolsas em todas as áreas do conhecimento nos níveis 1 e 2. A bolsa PQ existe desde 1976, constitui o mais tradicional instrumento de apoio à pesquisa do CNPq e tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho dos pesquisadores no que diz respeito à produção de conhecimento científico e inovação tecnológica".
A professora Helena Copetti Callai é bolsista CNPq/PQ- Nível 1 e destaca-se no parecer de sua aprovação as referências, além do projeto de pesquisa aprovado, a sua atuação como pesquisadora, com relações internacionais, produção cientifica em veículos qualificados - nacional e internacional, participação destacada em fóruns da área, apresentação de trabalhos/resultados de pesquisa em eventos nacionais e internacionais e orientação em todos os níveis (IC. M, D) e supervisão de pós-doutorado.
O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realizou prova escrita para o processo seletivo 2019, na manhã de segunda-feira, 12. As provas foram realizadas no Campus Ijuí, para o Mestrado e Doutorado e também na UNIBALSAS, em Balsas no Maranhão, para o MINTER e DINTER.
A próxima etapa do processo seletivo será as entrevistas. Para o mestrado será no dia 19 e 20 de novembro, e doutorado no dia 21. Para o MINTER, as entrevistas serão no dia 28, e para o DINTER, 29.
A novidade do processo seletivo de 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências é a oferta do MINTER ( Mestrado Interinstitucional) e DINTER ( Doutorado Interinstitucional) por meio da UNIBALSAS - Faculdade de Balsas.
O MINTER e DINTER é Coordenado pela professora Eva T. de Oliveira Boff ( PPGEC/UNIJUÍ) e pelo Pós-doutorando do PPGEC, Fábio Roberto Pillatt (UNIBALSAS/Balsas/MA), onde atua como docente.
Professores da Unijuí, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e em cursos de graduação, acompanhados de estudantes dos cursos de Mestrado e de Doutorado do PPGEC e do curso de Pedagogia participaram, em Bogotá (Colômbia), neste mês, do VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciências, promovido pela Universidad Pedagógca Nacional, Universidad Distrital Franscisco José de Caldas e Universidad de La Salle, tendo a Unijuí como uma das instituições copromotoras do evento.
O grupo que participou do evento foi integrado por 14 professores da Unijuí, incluindo 05 docentes, 03 doutorandos e uma egressa do PPGEC.
Um total de 30 trabalhos foram apresentados no evento, nas modalidades comunicação oral e/ou pôster.
Para além das comunicações e pôsteres, houve a participação da Reitora e Profª Cátia Maria Nehring na mesa de abertura do evento.
As professoras Lenir Basso Zanon, Marli Dallagnol Frison e Eva Teresinha de Oliveira Boff, juntamente com professoras da UESC e UPN atuaram, na condição de proponentes, do Simpósio “A formação de professores de ciências na interface universidade-escola: abordagens inter-relacionais”.
As professoras Lenir Basso Zanon e Eva Teresinha de Oliveira Boff participaram como proponentes, no encontro que discutiu a “Construcción de Redes y comunidades de Investigación en Educación en Ciencias”.
Para além do Congresso, outras atividades acadêmicas de intercâmbio foram realizadas e que envolveram professores da Unijuí e da UPN, dentre elas:
a) Reunião entre Reitora da Unijuí, Profª Cátia Maria Nehring e um grupo de professores da Unijuí e Reitor da Universidade Pedagógica Nacional, Profº Leonardo Fábio Martinéz Pérez e Diretores das Faculdades de Ciência e Tecnologia e de Humanidades para analisar o relatório das ações acadêmicas de intercâmbio desenvolvidas, por meio do convênio de Cooperação entre as duas universidades, no período 2015/2018, bem como, discutir e traçar metas e ações para os próximos anos;
b) assinatura de um novo convênio entre a UNIJUÍ e a UPN para o período 2018/2022, o qual está sob coordenação da Profª Marli Dallagnol Frison, por parte da Unijuí e do Prof. Alexander Cely, por parte da UPN;
c) Encontro entre professores de Matemática da Unijuí e da UPN com vista ao estabelecimento de parcerias.
Com a assinatura do novo convênio de Cooperação, o propósito é o de intensificar as parcerias entre docentes/pesquisadores, criando-se as condições para a proposição e execução de projetos de pesquisa e favorecendo a mobilidade de professores e estudantes, de ambas as universidades
A Professora Helena Copetti Callai docente do DHE e PPGEC realizou atividades acadêmicas nas cidades de Medellin e Bogotá no período de 3 a 13 de outubro do corrente ano.
Em Medellin na UNIVERSIDAD DE ANTIOQUIA participou como convidada no Programa de Maestría en Educación, Línea Didáctica de la Geografía, com as seguintes atividades: - aula e oficina com os estudantes do Programa; - reunião com professores da linha de Investigación Didáctica de la Geografía; - trabalho de campo na comuna nororiental de la ciudad de Medellín.
Em Bogotá participou na UNIAGUSTINIANA – La Universitaria Agustiniana,do 1º ENCUENTRO REDE (Red de Arquitetura y Urbanismo de América y Europa) REDELEAU como conferencista internacional. Participou também de atividades técnicas na produção de vídeos sobre a temática da Rede. Nesse evento na Uniagustiniana acompanhou os arquitetos Dr. Cristian Moreira Brum- coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW que atualmente realiza pós-doutorado no PPGEC; e Tarcísio Dorn coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUI que realiza doutorado no PPGEC.
O doutorando Elmir Jorge Schneider, orientando da prof. Dra. Helena Copetti Callai, no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realiza estagio de “doutorado sanduíche” na Universidade de Sevilha – Espanha, com a co orientação do Prof. Dr. Álvaro Sanchez Bravo, da Faculdade de Direito em Sevilha/ES, e do Prof. Dr. Francisco F. García-Pérez –da Faculdade de Educação e Geografia e com o Chefe do Ministério Público Federal, e Delegado de trânsito em Andaluzia Luís Carlos Rodríguez León.
O objetivo do estudo é conhecer a realidade do trânsito na Espanha na sua relação com a educação e compreender como algumas culturas diferentes, podem servir de referência e parâmetro para uma investigação científica. Este conhecimento, traz uma visão mais abrangente no desenvolvimento das pesquisas e ajuda no esclarecimento dos problemas enfrentados pelo Brasil com relação a educação para o trânsito.
Confira o relato do doutorando:
“Posso relatar que a experiência em um país mais desenvolvido economicamente, como é o caso da Espanha, traz inúmeras vantagens para a pesquisa que estou desenvolvendo. E a escolha deste país, se dá pela redução do índice de mortes no espaço viário de 15 (quinze) pessoas por 100 mil habitantes no final da década de oitenta, para 03 (três) pessoas por 100 mil habitantes na década atual. Deste modo, busco conhecer e analisar algumas ações que foram implantadas na Espanha e tiveram resultados positivos para esta melhora no trânsito. Lembrando que, para uma boa pesquisa científica muitas vezes é preciso sair da zona de conforto, ampliar nosso horizonte e observar outras culturas, conversar com pessoas diferentes, conhecer outras realidades, afastar-se do problema e observa-lo em seu contexto de modo distanciado. Neste sentido, realizar um estágio fora do país, sempre traz ideias novas e aumenta nosso conhecimento sobre a pesquisa, além de conduzi-la, para uma nova maneira de pensar sobre o tema”.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.