Na última aula de matemática, realizada em 27 de março, os alunos das Turmas C61 e C62 dos Anos Finais embarcaram em uma jornada empolgante para desvendar a presença da geometria em diversas áreas do nosso cotidiano.
Com o objetivo de identificar como a geometria se manifesta em diferentes contextos, os alunos realizaram uma pesquisa abrangente. A investigação explorou áreas como construção civil, arquitetura, arte, esporte, design de interiores e muitas outras.
O processo de pesquisa foi enriquecedor e estimulante. Os alunos buscaram exemplos concretos da geometria no mundo ao seu redor, desde a estrutura de uma casa até a forma de uma bola de futebol. Através de fotos, desenhos e outros recursos criativos, os alunos registraram suas descobertas.
A investigação sobre a geometria no dia a dia foi uma experiência transformadora para os alunos da EFA. Através da pesquisa e da socialização dos conhecimentos, os alunos desenvolveram uma compreensão mais profunda da geometria e sua importância para diversas áreas da vida humana.
A EFA acredita que a aprendizagem significativa se constrói através da experimentação, da pesquisa e da interdisciplinaridade. A atividade sobre a geometria no dia a dia é um exemplo do compromisso da escola com a formação integral dos alunos, proporcionando-lhes ferramentas para compreender e interagir com o mundo de forma crítica e criativa.
No dia 25 de março, os professores Murilo (Biologia) e Emanueli (Matemática) realizaram uma proposta interdisciplinar envolvendo Probabilidade e Genética com a Turma 231 do Ensino Médio.
Na oportunidade, foi desenvolvida uma oficina a cargo do curso de Farmácia da Unijuí, proposta pelas professoras Angélica e Marilei, e na sequência, foi realizado três estudos de caso com três doenças genéticas: Fibrose cística, Doença de Alzheimer e acondroplasia, no qual os alunos realizaram o cálculo da probabilidade de ocorrência da doença, bem como, uma pesquisa sobre as mesmas.
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, as turmas B11 e B12 dos anos iniciais da EFA lançaram o projeto "Sombra e Água Fresca". O objetivo do projeto é aprofundar os conhecimentos para preservação e conscientização da água.
Na oportunidade, os alunos distribuíram panfletos para a comunidade escolar com o intuito de divulgar a essencialidade da água para a manutenção da vida.
A EFA acredita que a educação ambiental é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Através do projeto "Sombra e Água Fresca", a escola reforça seu compromisso com a preservação dos recursos naturais e a construção de um futuro mais sustentável para todos.
Na última quinta-feira, 14 de março, o Espaço Mais Inovação e o ginásio da EFA se tornaram palco de descobertas e reflexões para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, marcado pelo início das atividades da parte diversificada do Novo Ensino Médio, um momento crucial para a construção do projeto de vida dos estudantes.
Nesse momento, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre áreas como - projeto de vida, projeto investigativo e mundo do trabalho. É de suma importância que os adolescentes possam ter contato com diferentes áreas do conhecimento e formação, tornando mais leve o momento da escolha de uma futura profissão.
Por meio de oficinas, a escola procura aproximar o aluno das mais diversas profissões, dando aos mesmos a oportunidade de experienciar o mundo do trabalho consolidando suas escolhas.
A EFA está comprometida em oferecer aos seus alunos uma educação de qualidade que os prepare para os desafios do futuro. A diversificação curricular proporcionada pelo Novo Ensino Médio é um passo importante nesse processo, e a escola continuará buscando novas formas de aprimorar suas práticas pedagógicas e oferecer aos jovens a melhor formação possível.
Culminando os estudos sobre a rica arte indígena, a Turma C71 dos Anos Finais mergulhou em uma experiência prática e significativa na manhã de 21 de março. Em pequenos grupos, os alunos se envolveram na pintura facial com grafismos indígenas, um ato que transcende a estética e se conecta com a cultura e os valores ancestrais dos povos originários.
Com o intuito de promover o respeito e o cuidado com os integrantes das tribos indígenas, a atividade propôs que alguns alunos se voluntariassem para ter o rosto pintado pelos colegas. Através da técnica da Body Art, os estudantes puderam sentir na própria pele a importância dos grafismos como forma de expressão cultural, identidade e conexão com a natureza.
A atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de serem protagonistas de seu aprendizado. De forma dinâmica e engajada, a turma se envolveu em cada etapa da pintura facial, desde a escolha dos grafismos até a aplicação cuidadosa das cores.
A experiência com a pintura facial de grafismos indígenas foi um aprendizado que vai além da sala de aula. Os alunos da turma C71 tiveram a oportunidade de se conectar com a cultura indígena de forma respeitosa e autêntica, desenvolvendo valores como a empatia, a tolerância e o respeito à diversidade.
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