Notícias - Unijuí

Notícias EFA

Aula prática sobre tipagem sanguínea e probabilidade aplicada à genética em parceria com o curso de Farmácia da Unijuí

No dia 25 de março, os professores Murilo (Biologia) e Emanueli (Matemática) realizaram uma proposta interdisciplinar envolvendo Probabilidade e Genética com a Turma 231 do Ensino Médio. 

Na oportunidade, foi desenvolvida uma oficina a cargo do curso de Farmácia da Unijuí, proposta pelas professoras Angélica e Marilei, e na sequência, foi realizado três estudos de caso com três doenças genéticas: Fibrose cística, Doença de Alzheimer e acondroplasia, no qual os alunos realizaram o cálculo da probabilidade de ocorrência da doença, bem como, uma pesquisa sobre as mesmas.


Turmas B11 e B12 lançam projeto "Sombra e Água Fresca" no Dia Mundial da Àgua

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, as turmas B11 e B12 dos anos iniciais da EFA lançaram o projeto "Sombra e Água Fresca". O objetivo do projeto é aprofundar os conhecimentos para preservação e conscientização da água.

Na oportunidade, os alunos distribuíram panfletos para a comunidade escolar com o intuito de divulgar a essencialidade da água para a manutenção da vida. 

A EFA acredita que a educação ambiental é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Através do projeto "Sombra e Água Fresca", a escola reforça seu compromisso com a preservação dos recursos naturais e a construção de um futuro mais sustentável para todos.


Conexões EFA: Primeiro ano do Ensino Médio inicia jornada na parte diversificada

Na última quinta-feira, 14 de março, o Espaço Mais Inovação e o ginásio da EFA se tornaram palco de descobertas e reflexões para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, marcado pelo início das atividades da parte diversificada do Novo Ensino Médio, um momento crucial para a construção do projeto de vida dos estudantes.

Nesse momento, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre áreas como - projeto de vida, projeto investigativo e mundo do trabalho. É de suma importância que os adolescentes possam ter contato com diferentes áreas do conhecimento e formação, tornando mais leve o momento da escolha de uma futura profissão.

Por meio de oficinas, a escola procura aproximar o aluno das mais diversas profissões, dando aos mesmos a oportunidade de experienciar o mundo do trabalho consolidando suas escolhas.

A EFA está comprometida em oferecer aos seus alunos uma educação de qualidade que os prepare para os desafios do futuro. A diversificação curricular proporcionada pelo Novo Ensino Médio é um passo importante nesse processo, e a escola continuará buscando novas formas de aprimorar suas práticas pedagógicas e oferecer aos jovens a melhor formação possível.


Grafismos indígenas: expressão cultural e valores ancestrais

Culminando os estudos sobre a rica arte indígena, a Turma C71 dos Anos Finais mergulhou em uma experiência prática e significativa na manhã de 21 de março. Em pequenos grupos, os alunos se envolveram na pintura facial com grafismos indígenas, um ato que transcende a estética e se conecta com a cultura e os valores ancestrais dos povos originários.

Com o intuito de promover o respeito e o cuidado com os integrantes das tribos indígenas, a atividade propôs que alguns alunos se voluntariassem para ter o rosto pintado pelos colegas. Através da técnica da Body Art, os estudantes puderam sentir na própria pele a importância dos grafismos como forma de expressão cultural, identidade e conexão com a natureza.

A atividade proporcionou aos alunos a oportunidade de serem protagonistas de seu aprendizado. De forma dinâmica e engajada, a turma se envolveu em cada etapa da pintura facial, desde a escolha dos grafismos até a aplicação cuidadosa das cores.

A experiência com a pintura facial de grafismos indígenas foi um aprendizado que vai além da sala de aula. Os alunos da turma C71 tiveram a oportunidade de se conectar com a cultura indígena de forma respeitosa e autêntica, desenvolvendo valores como a empatia, a tolerância e o respeito à diversidade.


Formação continuada aprofunda reflexões sobre a prática docente na Educação Infantil

Na noite de 13 de março, a EFA promoveu um encontro formativo com a participação das professoras e da coordenadora pedagógica da Educação Infantil. A convidada especial foi a Professora Mestre Lauren Braida, que abordou a temática "Os fazeres da Escola da Infância: olhares acerca do cotidiano escolar".

O encontro proporcionou um espaço de reflexão e debate sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil. A partir da análise crítica do cotidiano escolar, as participantes puderam aprofundar seus conhecimentos e buscar novas estratégias para garantir uma educação de qualidade para as crianças.

A formação continuada é um pilar fundamental para a EFA. Através de encontros como este, a escola busca garantir que seus profissionais estejam sempre atualizados com as melhores práticas pedagógicas, proporcionando um ensino de excelência para as crianças da Educação Infantil.

O encontro foi um momento de grande aprendizado e crescimento para todos. A partir das reflexões e debates realizados, as professoras da EFA se sentiram ainda mais motivadas a aprimorar suas práticas pedagógicas e oferecer uma educação cada vez mais significativa para as crianças.


Compartilhe!


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.