Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom) e a EFA prepararam um presente especial para as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais: um teatro mágico com a peça "A Vida sem Livros".
Inspirada em uma encenação de professores de São Paulo, a peça encantou a criançada com uma história divertida e reflexiva sobre a importância da leitura. As atrizes que deram vida à história, no Auditório da EFA, foram professoras da Escola e funcionárias da Biblioteca: Chapeleiro Maluco, professora Joice Lemanski, do 3º ano; Chapeuzinho Vermelho, professora Mariane Bach, do 5º ano; Lobo Mau, professora Silvana Marchioro, de Educação Física; Branca de Neve, Yasmim Martins - auxiliar pedagógica; Emília, Rosane Arones, atendente da biblioteca da EFA; Menina, Lenice Guterres, atendente da Bumom; Mãe, Cristina Libert, bibliotecária da Bumom; e a narradora Laura Dalpiaz, coordenadora da Biblioteca.
Nesta semana, a EFA continuará as celebrações do Dia Mundial do Livro com mais atividades literárias, valorizando a leitura e a formação leitora.
Na manhã de 18 de abril, os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio receberam a professora doutora Sirlei Rigodanzo para um debate sobre o mundo digital e suas muitas possibilidades.
A professora abordou como que a internet está influenciando na vida, nas conexões, na convivência, e o que os alunos estão fazendo na web, como que isso pode em algum momento gerar algum desconforto, como que eles podem usar a web de uma maneira positiva e não negativa. Enfatizou ainda sobre a responsabilidade no uso do Whatsapp, TikTok e outras redes sociais.
Aconteceu no dia 17 de abril o lançamento da Jornada de Pesquisa 2024 para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio da EFA, tendo como tema central as "Invenções que transformaram a humanidade". O projeto busca incentivar os estudantes na pesquisa científica a criatividade e a reflexão, além de promover o conhecimento sobre as invenções que marcaram a história da humanidade.
Para esses níveis de ensino, será abordada a “idade da pedra à inteligência artificial”, momento este, que contou com a participação da Cia Cadagy da Unijuí e alunos do Projeto da nossa Escola na abertura do evento. Provocações sobre o tema da Jornada tiveram vez e voz nos palcos, mostrando nossas essências e marcas importantes deste percurso ao longo da história, com linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia e o espaço num processo criativo no qual esses elementos proporcionam um diálogo considerado importante e riquíssimo para este momento.
Durante a manhã, o Espaço + Inovação também esteve presente com o robô NAO mostrando os caminhos da Inteligência Artificial, e na sequência, através da coordenação pedagógica, foi apresentado as etapas da Jornada de Pesquisa e os estudantes receberam os eixos temáticos a serem pesquisados por cada turma. A manhã foi encerrada com a divisão dos grupos e a escolha dos subtemas que serão desenvolvidos durante o percurso.
A pesquisa sempre foi uma das nossas marcas na EFA. Nosso propósito é promover ações pedagógicas que intentem para a investigação, integrando diferentes áreas do conhecimento, em que a reflexão crítica, o questionamento, a dúvida, a comparação, a análise, a argumentação e a sistematização se façam presente. A jornada de estudos implica selecionar temas, conteúdos/conceitos ou problematizações decorrentes do que se propõe para cada turma, tendo como base o plano de trabalho.
Na última semana (12.04), as turmas 221 e 222 do Ensino Médio da EFA iniciaram uma jornada fascinante no mundo da trigonometria. Com criatividade e engenhosidade, os estudantes transformaram materiais simples em ferramentas precisas: os teodolitos artesanais, que são instrumentos ópticos capazes de realizar medidas de ângulos verticais e horizontais. Guiados pela professora de matemática Emanueli Bandeira Avi, eles aprenderam a construir seus instrumentos, explorando os princípios básicos da trigonometria.
Equipados com seus teodolitos construídos, os alunos mediram a altura do prédio da Escola e de outras estruturas, aplicando os conceitos matemáticos aprendidos, relacionando assim, teoria e prática.
A jornada pelo mundo da trigonometria com teodolitos artesanais transcendeu os limites de uma simples aula de matemática. Durante essa experiência única, os alunos não apenas absorveram conceitos trigonométricos, mas também nutriram sua curiosidade inata, apaixonaram-se pela ciência e despertaram um senso profundo de aventura. Ao explorarem o potencial transformador do conhecimento matemático, puderam vislumbrar a importância vital dessa disciplina para compreender o mundo ao nosso redor.
Na tarde da última quinta-feira, 11 de abril, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio (Conexões) embarcaram em uma jornada fascinante pelo mundo da arte milenar do cultivo de Bonsai, guiados pelos experientes mestres e ex professores da EFA, Gilmar Walker e Cláudio Trindade.
Sob a tutela dos instrutores, os estudantes mergulharam nos segredos da técnica Bonsai, explorando a história, os princípios e as práticas que moldam essa arte ancestral. Aprenderam sobre os diferentes estilos de Bonsai, as ferramentas e técnicas de manejo, a seleção de mudas, o transplante, a poda, a adubação e a rega, desvendando os segredos para cultivar as árvores em miniatura saudáveis e exuberantes.
Com as mãos na terra, os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos, plantando seu próprio Bonsai. Iniciaram o processo de cultivo escolhendo entre mudas de pitangueira, cerejeira ou cobrina, seguindo as orientações para o manejo da raiz, a realização de pequenas podas, a escolha do substrato ideal e a finalização com a ornamentação do vaso.
A Oficina de Bonsai integra o projeto Conexões EFA, que busca conectar os alunos a diferentes áreas do conhecimento, proporcionando experiências enriquecedoras para o seu desenvolvimento pessoal. Através do cultivo do Bonsai, os estudantes são incentivados a desenvolver a paciência, a disciplina, a criatividade, o senso de responsabilidade e o cuidado com a natureza. A atividade faz referência a disciplina de Projeto de Vida, em que os alunos comparam e relacionam o cultivo, o cuidado e todo o processo com as suas escolhas futuras, valores fundamentais tanto individual como coletivo.
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