A turma B41 dos Anos Iniciais da EFA, mergulhou em um projeto de conscientização sobre a importância da água, aprendendo e refletindo o processo pelo qual passa a água até chegar a nossa casa, percebendo a importante tarefa de cada um de nós de cuidar da preservação desse recurso natural indispensável para a vida. Através da criação de cartazes virtuais com um quadro interativo, o Jamboard, os alunos expressaram sua criatividade e seus conhecimentos sobre o tema.
A EFA acredita que a educação ambiental é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. Através de projetos como este, a escola incentiva os alunos a se tornarem agentes de transformação social, promovendo a cultura da preservação dos recursos naturais.
Confira abaixo os cartazes criados pelos estudantes:
No dia 03 de abril foi finalizada a formação de líderes com os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio da EFA, visto que eles são porta-voz de suas turmas e fazem a mediação de comunicação entre alunos e a gestão da escola, promovendo a integração do grupo e viabilizando a participação de todos/as nos assuntos e atividades da turma no espaço Escolar.
O encontro teve a coordenação da professora Orientadora Sandra Nunes, onde o grupo foi convidado a debater e refletir sobre os princípios Franciscanos que também pautam a nossa escola, assim como as características que compõem o papel do líder: como ser ético, saber ouvir, ser humilde, ter empatia, ser um bom comunicador, etc.
Os alunos representantes foram certificados após esta formação e demandados com ações em suas respectivas turmas.
A Jornada de Pesquisa 2024, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, tem como tema central as "Invenções que transformaram a humanidade". O projeto busca incentivar os estudantes na pesquisa científica a criatividade e a reflexão, além de promover o conhecimento sobre as invenções que marcaram a história da humanidade.
Há muitos anos, cientistas e pesquisadores embarcam em uma jornada fascinante por meio de descobertas, criando experimentos para comprová-las, aumentando e consolidando nosso conhecimento, e assim, oferecendo soluções para os problemas cotidianos. Essas ações serão abordadas na Jornada de Pesquisa EFA 2024 em todas as etapas de ensino da escola, sendo exploradas de acordo com a especificidade de cada turma, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Para este ano, cada etapa se organizou de modo peculiar para dar início às pesquisas. No dia 3 de abril, as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais embarcaram em uma viagem no tempo, abordando o subtema “pré-histórica à contemporânea”, em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana. Os estudantes realizaram um circuito visual, mapeando informações sobre as invenções que moldaram a sociedade ao longo dos séculos. A visita foi repleta de atividades interativas e lúdicas, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado enriquecedora e divertida, através de observações e orientações para compreender a importância dos artefatos históricos culturais, com curadoria guiada pelo próprio Museu.
No dia 17 de abril acontecerá o Lançamento da Jornada para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio abordando a “idade da pedra à inteligência artificial”, momento este, que contará com a participação da Cia Cadagy da Unijuí e alunos do Projeto da nossa Escola. Provocações sobre o tema da Jornada terão vez e voz nos palcos, mostrando nossas essências e marcas importantes deste percurso ao longo da história, com linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia e o espaço num processo criativo no qual esses elementos proporcionam um diálogo considerado importante e riquíssimo para este momento.
A pesquisa sempre foi uma das nossas marcas na EFA. Nosso propósito é promover ações pedagógicas que intentem para a investigação, integrando diferentes áreas do conhecimento, em que a reflexão crítica, o questionamento, a dúvida, a comparação, a análise, a argumentação e a sistematização se façam presente. A jornada de estudos implica selecionar temas, conteúdos/conceitos ou problematizações decorrentes do que se propõe para cada turma, tendo como base o plano de trabalho.
No dia 28 de março, a EFA foi palco de uma Páscoa mágica e inesquecível para as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. A tarde foi repleta de alegria, brincadeiras e momentos especiais.
A tarde começou com a visita do Coelhinho da Páscoa, que encantou as crianças com suas histórias e brincadeiras. As crianças puderam tirar fotos com o Coelhinho, contar suas histórias e receber um abraço apertado.
Durante toda a tarde também aconteceu a tradicional caça ao ninho. Escondidos em diferentes cantos da escola, os ninhos coloridos despertaram a empolgação das crianças. Em clima de aventura e descoberta, elas percorreram os corredores e jardins em busca dos chocolates e doces.
A EFA acredita que a Páscoa é um momento importante para celebrar a vida, a família e a esperança. A Escola se dedica a proporcionar às crianças momentos de alegria e aprendizado, criando memórias que ficarão para sempre em seus corações.
Na última terça-feira, 26 de março, aconteceu a solenidade de posse dos novos pais conselheiros das turmas, no auditório da EFA.
Os pais conselheiros são membros da comunidade escolar que se voluntariam para colaborar com a gestão da Escola. Eles têm um papel fundamental na construção de um ambiente educacional mais participativo e democrático, atuando como representantes dos pais e responsáveis nas decisões da escola.
A solenidade de posse foi um momento de celebração e compromisso. A diretora da escola, professora Maristela Cristiane Heck, agradeceu o empenho dos pais e destacou a importância da participação da família na vida escolar dos estudantes.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.