Desde pequenas, as crianças precisam ser incentivadas a conhecerem as diversas possibilidades de uma alimentação saudável, que proporciona selecionar o que é importante e o que é dispensável para nutrir o corpo.Dessa forma, precisam ser estimuladas a consumir os alimentos apresentados na cadeia alimentar, como exemplo, alimentos in natura ou minimamente processados.
A partir destas constatações, as turmas A31 e A32 da Educação Infantil da EFA - Centro de Educação Infantil Francisco de Assis, desenvolveram o projeto "Comer, comer para poder crescer!", no qual as crianças realizaram uma vivência interativa denominada “Semáforo dos Alimentos”, indicando quais dão sinal "Verde" para a nossa saúde: Perigo: Evite usar. Cuidado: Comer pouco. Avance: Comer à vontade. Ao refletir sobre estas necessidades de cuidado, as professoras regentes Sônia Falcão e Deisi Boelter realizaram uma oficina literária com a história “ O Sanduíche da Maricota” e na sequência prepararam com as crianças um delicioso e nutritivo sanduíche.
O projeto visa desenvolver o conhecimento sobre alimentos saudáveis, a importância de uma alimentação balanceada, e habilidades para fazer escolhas alimentares conscientes, alinhados aos objetivos da BNCC.
Na noite da última quinta-feira, dia 6 de junho, o Salão de Atos da Unijuí recebeu um público engajado para a palestra sobre "Escola e Família: Limites e potencialidades das tecnologias digitais.” Promovida pela EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis e pelo Conselho de Pais, o evento reuniu famílias da escola e professores para um debate sobre os desafios e riscos que as tecnologias digitais apresentam na educação das crianças e jovens.
A mediação da palestra esteve sob a responsabilidade da Professora Mestra Sandra Nunes Rosa, que conduziu o diálogo com maestria, promovendo um ambiente de troca de conhecimentos e reflexões. As palestras ficaram por conta da Professora Doutora Sirlei Rigodanzo e do Professor Doutor Sidnei Pithan da Silva, ambos especialistas renomados na área de educação e tecnologia.
Em suas apresentações, os palestrantes abordaram diversos aspectos relacionados às mídias digitais, como a importância do uso responsável das mídias digitais por crianças e jovens, o papel fundamental da família e da escola na orientação e acompanhamento dos alunos no ambiente online. A professora Drª Sirlei, destacou a importância do diálogo aberto e honesto entre pais e filhos sobre o uso das tecnologias, enquanto que o professor Dr. Sidnei ressaltou o papel da escola na formação de cidadãos digitais críticos e responsáveis. Ao final do evento, os palestrantes responderam perguntas da plateia e ofereceram dicas práticas para o uso consciente das mídias digitais em casa e na escola.
Na tarde do dia 6 junho, as turmas B41 e B51 da EFA realizaram a Feira de Ideias e Criações, finalizando o projeto da Jornada de Pesquisa sobre a invenção do dinheiro. Durante a feira, os alunos apresentaram suas criações, como brinquedos, jogos e até mesmo uma moeda própria, a MOEFA.
As crianças se dedicaram à pesquisa e à produção de suas invenções ao longo dos últimos meses. Elas aprenderam sobre a história do dinheiro, desde as primeiras trocas de bens até a criação das moedas e cédulas que utilizamos hoje em dia.
"A Feira de Ideias e Criações é um fechamento do nosso projeto da Jornada de Pesquisa, que era sobre a invenção do dinheiro", explica a professora Magda Raquel, regente da turma B41. "O grupo estudou sobre um tempo em que não existia o dinheiro e o dinheiro que jä circulou no nosso país. Esse trabalho também abordou a questão do reaproveitamento e da reciclagem, que também fizeram jogos e brinquedos."
Além de aprender sobre a história do dinheiro, os alunos também desenvolveram suas habilidades de criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas. A feira foi uma oportunidade para que apresentassem e explorassem suas criações entre as duas turmas e para que aplicassem o que aprenderam sobre a importância da. Educação Financeira.
"Os alunos se dedicaram muito ao projeto e estão muito felizes com o resultado", afirma a professora Raquel. "A feira foi um grande sucesso e uma ótima maneira de finalizar a Jornada de Pesquisa."
Um dos destaques da feira foi a criação da MOEFA, a moeda própria da EFA. As crianças criaram os seus próprios modelos de cédulas, votadas e escolhidas de forma democrática, em sala de aula. A MOEFA foi utilizada para a compra e venda de produtos na feira, e também para a locação de brinquedos e jogos.
"A criação da MOEFA foi uma forma de os alunos aprenderem sobre o valor do dinheiro e sobre a economia", explica a professora Raquel. "Eles também aprenderam sobre a importância do trabalho e da responsabilidade."
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, em parceria com o Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí, realizaram para os estudantes no dia 4 de junho, uma Exposição Interativa de Experimentos de Física. A mostra, que também esteve disponível para a comunidade no auditório da Escola, reuniu mais de 40 experimentos que exploraram diferentes áreas da física, como Mecânica, Eletricidade, Magnetismo, Óptica, Física Moderna e Astronomia.
A exposição, que tem como objetivo despertar a curiosidade e o interesse pela ciência, proporcionou aos visitantes uma experiência imersiva e interativa. Através de experimentos práticos e lúdicos, os participantes puderam aprender sobre diversos conceitos físicos de forma divertida e acessível, indo ao encontro da proposta do Projeto de Extensão.
"A física está presente em tudo ao nosso redor, desde o funcionamento do nosso corpo até as tecnologias que utilizamos no dia a dia", explica o professor Nelson Toniazzo, coordenador do Projeto Física para Todos. "Com essa exposição, queremos mostrar que a física não é uma disciplina abstrata e difícil, mas, sim, uma área do conhecimento que pode ser compreendida por todos, de forma divertida e interessante."
A Exposição Interativa de Física é uma iniciativa que contribui para a difusão da cultura científica e tecnológica na comunidade. Ao promover o aprendizado de forma lúdica e interativa, a exposição desperta a curiosidade e o interesse pela ciência, especialmente entre os jovens.
Os estudantes do Ensino Médio da EFA estão tendo uma oportunidade única de vivenciar os diferentes cursos de graduação da Unijuí, além de suas áreas de atuação, por meio de estágios voluntários. A iniciativa faz parte do Projeto Conexões, que é realizado há quatro anos na Escola e que, neste ano, conta com a parceria da Universidade.
“Nós iniciamos com este projeto há quatro anos, quando não tínhamos a obrigatoriedade do Novo Ensino Médio. E o nosso objetivo sempre foi possibilitar que os estudantes tivessem práticas formativas e experiências em diferentes áreas do saber, a fim de conhecerem as diversas possibilidades profissionais. Neste ano, temos a primeira turma dentro da proposta do Novo Ensino Médio e buscamos intensificar ainda mais a participação dos estudantes em oficinas e palestras com diferentes profissionais, por exemplo”, explicou a professora e orientadora do Ensino Médio, Sandra Janice Nunes.
Neste sentido, como explicou a professora Sandra, foi fortalecida a parceria com a Universidade. Agora, além de terem acesso aos laboratórios, os estudantes também podem vivenciar as aulas dos cursos de graduação de interesse, além de terem a oportunidade de realizar estágios voluntários - caso da estudante da EFA, Maria Eduarda Leonarczk Bonfim, que reforçou seu interesse pelo curso de Jornalismo em seu estágio na Rádio Unijuí FM.
Conforme explicou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, o Projeto Conexões vai ao encontro de outras atividades já desenvolvidas pela Universidade, e que aproximam os estudantes do Ensino Médio do mundo universitário e das diferentes profissões - caso do projeto Passaporte para o Futuro, Trilha das Profissões e Profissional do Futuro. “Fomos, então, provocados pela EFA para constituirmos esse ambiente de experiência aos estudantes, tanto do mundo do trabalho quanto do ambiente universitário. A partir disso, organizamos diversas ações aos alunos, começando pelas atividades coletivas, que envolvem desde a sua inserção na universidade até a apresentação das oportunidades disponíveis, como a internacionalização”, explicou a vice-reitora.
A partir da organização dos cursos, os estudantes podem vivenciar atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro das profissões de interesse. Eles podem, também, se candidatar para atuação como estagiário voluntário, a fim de conferir como é o dia a dia de um profissional da área. A Maria Eduarda, por exemplo, já conheceu toda a estrutura da Rádio Unijuí FM e já foi desafiada a escrever e apresentar pequenos boletins. “Eu presto muita atenção nas minhas características, e elas me levam ao curso de Jornalismo. Eu gosto de conversar sobre coisas que me interessam, como futebol, política e linguagem, além de ter fluência em inglês e espanhol. Antes de ser estagiária, eu já tinha certeza de que queria seguir nesta área, e essa experiência só reforçou a minha escolha”, comentou.
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