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Judô realiza evento junto ao Parque Ativo

A EQUIPE SOGI-EFA NOROESTE DE JUDÔ, com o apoio do Poder Público Municipal de Ijuí, Sociedade Ginástica Ijuì, Escola Francisco de Assis(EFA) e Unijuí, realizou no dia 25 de Maio a Primeira Etapa do Circuito Estimulo Noroeste de Judô. O evento foi realizado em junto à programação do Parque Ativo e contou com a participação de mais de cento e trinta alunos de projetos das cidades de Ijuí, Cruz Alta, Ajuricaba, Santo Ângelo, Santa Barbara, São Miguel das Missões e Horizontina.

Conforme o Sensei Jean Veiga, os eventos regionais não tem foco na competição, mas sim um caráter educativo, onde se busca através do Judô o desenvolvimento de seus alunos nas questões intelectual, moral e física, enfatizando a internalização de valores sociais que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento integral de seus alunos, destacando a participação e o apoio das famílias dos alunos no evento. A equipe através desses eventos busca proporcionar experiências para os alunos que tem como objetivo se tornarem atletas e representar a Equipe nas competições estaduais e nacionais.

Classificação das Categorias Absoluto,

Absoluto Sub18

1º JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS (SOCIEDADE GINÁSTICA JUDÔ)

2º KAUÃ DROPA LEVAY (CRUZ ALTA)

3º RAUL RASCH (NAAB AJURICABA)

4º JOÃO GUILHERME RODRIGUES (NAAB AJURICABA)  

Absoluto Adulto

1º LUCAS DE OLIVEIRA (CRUZ ALTA)

2º YAGO COLLEONI (SANTO ANGELO)

3º JEFERSON DE OLIVEIRA (CRUZ ALTA)

4º ALVARO MONEGATT (SOCIEDADE GINÁSTICA IJUÍ)  


Consumo e consumismo em debate na EFA

No último sábado,25/05, os professores de História e Sociologia da EFA, Gian Ruschel e Sandra Nunes Rosa, propuseram uma atividade diferenciada, visando a questão do consumismo e os problemas acarretados pelo mesmo fenômeno. Os alunos do Ensino Médio assistiriam ao documentário “Obsolescência Programada” e “O fazedor de montanhas. Já o Ensino Fundamental assistiu os documentários “História das coisas”, “História da água engarrafada” e “Ilha das Flores”. Ambos os ambientes tiveram um momento de reflexão prévia, para apresentar a ideia que seria trabalhada após os documentários.

No final dos documentários os professores retornaram as salas de aula com as turmas para dar continuidade ao trabalho. Dessa forma discutiram e sistematizaram as ideias trazidas pelos documentários, apresentando releituras artísticas, propostas de intervenção e projetos para dar continuidade à atividade. Esse segundo momento baseou-se no seguinte questionamento: O que posso fazer para colaborar com o meio ambiente e a vida à minha volta?

Segundo o Professor Gian, cabe retomar que o fenômeno do consumismo foi e é estudado por diversos estudiosos e a proposta do trabalho encontra-se em, a partir do embasamento teórico, pensar propostas e alternativas ao cenário atual no que se refere aos problemas do consumo desenfreado, sendo que esses podem ser evidenciados em vários âmbitos. Dessa forma, os alunos são instigados a se situar como sujeitos pensantes e protagonistas da história e da sociedade, capazes de pensar e mudar o mundo.

A professora Sandra conta que a partir da modernidade, com o desenvolvimento da técnica, tecnologia da informação e a globalização novos desafios têm sido apresentados às sociedades. A produção em massa, de quase tudo, tem favorecido e facilitado o consumo, principalmente naqueles países privilegiados economicamente. Essas mudanças de comportamento tem sido pauta de incansáveis estudos, tendo em vista que a produção de lixo e resíduos poluentes cresce de forma perturbadora causando um desequilíbrio na natureza, dificultando a vida e levando muitas espécies à extinção. Segundo ela a discussão e reflexão toma como base, principalmente, o autor contemporâneo Hans Jonas, o qual defende que as mudanças de atitude e comportamento com relação a proteção do meio ambiente passam, principalmente, pela consciência ética e pelo entendimento de que não é direito daquelas gerações que habitam o mundo condená-lo privando as futuras gerações de usufruírem do mesmo espaço. Sendo assim, ela entende que o consumo consciente passa pela responsabilidade Socioambiental. Por esse viés a reflexão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente é mais do que a conscientização ética do sujeito, torna-se um imperativo moral e jurídico para todos os povos que por um breve momento habitam o planeta terra, finaliza a professora.

 


A cultura Espanhola será tema do Festidance da EFA

Aconteceu na manhã desta terça feira, 28/05, o lançamento de mais uma Edição do Festidance, tradicional festival de danças e expressões da Escola.

Neste ano a temática será em torno da cultura Espanhola, cujo título do espetáculo será “La Cultura Española: El Cuerpo En Movimiento", assim, conforme as organizadoras do evento, professoras Eliana Biolchi, Eduarda Burckardt e Silvana Marchioro,  se buscará resgatar a cultura de diferentes países e seus pontos turísticos, enfatizando a linguagem da dança e da expressão corporal.

Para apresentar às turmas a temática, a professora de Espanhol Eliana, entrou nas salas de aula interpretando o poema La reina, de Pablo Neruda, acompanhada pelo professor de música Oseias Machado, que tocou alguns trechos de músicas espanholas. Também acompanhou o lançamento a professora Eduarda que explicou como se dará esta edição do Festidance, assim como a Coordenadora Vivian Lunardi.

Foi enfatizado para as turmas que no ano em que a Jornada de Pesquisa na EFA é pautada pelo debate da cultura e do lazer, com o tema EFA PELA CULTURA- REVITALIZAR E CONSTRUIR, a proposta é pensar espaços de cultura como formação dos povos junto ao turismo, a fim de que nasça, além da expressão corporal, uma pesquisa mais consistente de cada lugar/país.

Segundo a professora Eliana, no Espanhol, o propósito é resgatar a cultura hispano-americana, destacando seus pontos turísticos e sendo representada através da música e da dança; promovendo a pesquisa e incentivando o estudo da língua estrangeira. Já na Educação Física, as professoras Silvana e Eduarda contam que a intenção é a criação de uma dança, perpassando pelos conhecimentos coreologicos que estruturam uma coreografia por meio de um tema, o qual é, gera o debate, constrói sentidos e significados no grupo que são representados por meio do movimento corporal.

A preparação começa a partir de hoje e culminará nas apresentações, no dia 28 de Agosto no Salão de Atos da Unijuí, em evento aberto para toda comunidade Escolar.

 


EFA elege novo Gremio Estudantil

A manhã desta terça feira, 21/05, foi de eleição dos novos representantes estudantis da EFA.  As turmas do sexto ao terceiro ano do Ensino Médio votaram e aprovaram com 85% a nova direção do Grêmio Estudantil Chico Mendes.

O novo grupo escolheu o nome Face (Fazendo Acontecer com Eficiência) para sua equipe, e tem como presidente o estudante do primeiro ano do Ensino Médio Pedro Henrique Krug dos Santos, e como vice o colega Bruno da Fonseca. O grupo nos últimos dias dialogou e realizou debates com as turmas para expor suas ideias e o compromisso de dar seguimento ao importante trabalho que o grêmio estudantil da EFA realiza, com ações sociais, culturais e esportivas.

Para a vice diretora da Escola, professora Janete Maria Strieder, que assessora e auxilia o Grêmio Estudantil na organização das propostas e ações,  o Grêmio Estudantil é instância máxima e legítima da participação dos estudantes no ambiente escolar, ou seja, é a voz ativa que representa a opinião da maioria dos alunos na instituição escolar. É mais um espaço que a Escola oportuniza para que estudantes possam exercer sua função de forma crítica e efetiva. Um espaço de formação cidadã que desperta o protagonismo dos estudantes na Escola e na sociedade.

Confira abaixo a relação dos representantes da chapa eleita:

PRESIDENTE: PEDRO HENRIQUE KRUG DOS SANTOS – TURMA 211
VICE-PRESIDENTE: BRUNO CESAR DA FONSECA – TURMA 211
SECRETÁRIO GERAL: NÚBIA CAROLINE FRANCO FERNANDEZ – TURMA 211
1º SECRETARIO: AMANDA DOS SANTOS BASSO – C91
TESOUREIRO GERAL: JOÃO ANTONIO VIANA WEILLER – TURMA 211
1º TESOUREIRO: ARTHUR BURDZINSKI HERMANN - – TURMA 221
SUPLENTE: FELIPE DE ALMEIDA MARCKS – C71
SÓCIO CULTURAL: GABRIEL AUGUSTO SCHWEDERKE STIBE – TURMA 211
SUPLENTE: BERNARDO DE CAMPOS SANTOS – TURMA 211
ESPORTES: ANDRÉ VICENTE CAVALLIN SCHEUER – TURMA 211
SUPLENTE: CAETANO ROHENKOHL – TURMA C61
COMUNICAÇÃO: MARIANA DELLA FLORA – TURMA C91
SUPLENTE: MARIA EDUARDA BORGES FRIDHEIN – TURMA C81
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RENAN KROLOW – TURMA C61
SUPLENTE: NADINE VITÓRIA DA COSTA HAGEL - TURMA C71


Turmas realizam passeio no Bosque

As turmas B21 e B22 realizaram um passeio no Bosque dos Capuchinhos, acompanhados pelas professoras Aline Bonesso Kusiak e Letícia da Silva, com o objetivo de observar o espaço e também brincar com os colegas, um momento em que todos soltaram a imaginação, vivenciando situações de lazer.

[...] o brincar constitui um meio privilegiado de interação e de evolução para a criança. É um poderoso mecanismo de aprendizagem com o qual a criança adquire conhecimento, desenvolvendo suas capacidades de raciocínio, criando e resolvendo problemas. (FERLAND apud SACCHETTO, et. al, 2006).

Segundo a professora Letícia, a proposta fez relação com os primeiros estudos do projeto “Unidos para Preservar”, assim como, com os estudos da jornada de pesquisa 2019, “EFA pela cultura: revitalizar e construir”, os quais buscam refletir sobre os espaços de cultura e lazer que podemos utilizar em nosso município, principalmente no viés das praças públicas, visto que são utilizadas por muitas pessoas como ponto de encontro, de passeio e diversão com a família e amigos.

O lazer é importante na infância, e deve ser privilegiada efetivamente nas ações, pois o lazer, o brincar e o lúdico são práticas imprescindíveis na qualidade de vida e no desenvolvimento do ser humano [...] Por isso torna-se relevante discutir o brincar, considerando seu caráter lúdico, propício para a elaboração do pensamento e para as interações sociais. (MESSA apud SACCHETTO, et al.,2005).

“A caminhada e as descobertas iniciaram desde que saímos da escola e quando chegamos lá todos foram desafiados a criar brincadeiras para brincar e se divertir, após o retorno realizamos uma roda de conversa, questionando e instigando a percepção das crianças frente a tudo que foi observado, finalizando com uma contação de história sobre o assunto”, contam as professoras Letícia e Aline.

 


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