Química - Sais Hidratados e anidros - Unijuí

Alguns sais coloridos contêm água de hidratação, porém, quando aquecidos, eles tendem a perder essa água, convertendo-se no que os químicos chamam sais anidros, sem água de cristalização e podendo mudar sua coloração.

Na aula experimental de química realizada pelo professor Jader da Silveira, com o primeiro ano do Ensino Médio, dois exemplos bem marcantes foram apresentados. O sulfato de cobre pentaidratado, azul, tem fórmula CuSO4.5H2O. Quando esse sal é aquecido, a massa de sal se torna branca, indicativo da eliminação total das moléculas de água de hidratação. O produto obtido é o sulfato de cobre anidro, CuSO4.

Outro exemplo, o sal cloreto de cobalto hexaidratado CoCl2.6H2O de coloração rósea. Quando aquecido, a perda das moléculas de água acarreta na formação do CoCl2 anidro, de cor azul. Durante esse processo a massa inicial do sal hidratado e anidro adquire duas cores bem contrastantes, para esse teste, foi usado papel impregnado com a solução deste composto – que serve como indicador de umidade. Um exemplo cotidiano onde esse composto é encontrado são nos antigamente famosos “galos do tempo” que aparece nas imagens abaixo e muda de cor em dias secos (azul) e úmidos (rósea), conta o professor Jader.


Compartilhe!


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.