EFA em seu fazer pedagógico, busca valorizar o saber e a cultura popular do nosso país. Durante os meses de agosto e setembro as crianças viajam pelo fantástico mundo imaginário da literatura. Entre lendas, crenças e costumes os estudantes emergem na fascinante aprendizagem de uma época ou região.
Este ano, a Escola está participando do projeto da Rádio UNIJUÍ FM “Escola, folclore e cultura: conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho” cujo o objetivo é promover o estudo e o resgate do folclore regional e das culturas populares e tradicionais do Estado do Rio Grande do Sul.
Na tarde do dia 27 de agosto, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deram o pontapé inicial aos estudos com a dramatização de personagens da cultura gaúcha e apresentações de versos, parlendas e adivinhas populares. O momento propiciou o envolvimento de todas as professoras dos Anos Iniciais, entre as vivências foi realizado a interpretação dos personagens, a prenda Florzita e o peão Joca, os quais relataram para as crianças de modo bem campeiro como chegaram até a escola EFA. A atividade abordou de forma lúdica e interativa os costumes gaúchos, envolvendo as crianças com a produção, indumentária gaúcha, violão, chimarrão, entre outros, participaram com os relatos de seus conhecimentos, declamação de versos rimados, parlendas e trava-línguas.
Essas vivências permitem dar um sentido diferente ao cotidiano escolar e prática pedagógica, pois além de instigar o imaginário infantil, desperta o entusiasmo e a alegria ao ver as educadoras dramatizando, pois percebem que tudo é planejado especialmente para as crianças, visto que nosso objetivo maior é despertar a curiosidade, bem-estar e aprendizagem dos estudantes. Na próxima semana, será a vez da Educação Infantil, interagir com personagens do Folclore.