Abordar o folclore regional instiga a imaginação e a percepção das riquezas cultural do nosso povo. Além, do conhecimento dos costumes que são preservados de geração para geração. Frente ao exposto sabemos que as crianças, por fazerem parte desse universo, trazem um brilho especial para as pesquisas, enriquecem e dão vida às paredes e murais da escola com trabalhos cheios de cores e brilho, além de encantar a todos que tem a oportunidade de escutá-los. Nesse viés além de explorar com muita ludicidade os assuntos, também necessitamos aprofundar os estudos e verificar os fatos da história que contempla o feriado do dia 20 de setembro, uma data que possui marcos dos quais, muitos deles não nos orgulhamos como é o caso da guerra.
E para enriquecer ainda mais nossa proposta de pesquisa, recebemos com grande estima o autor do livro Buenos Causos, Jonatã Ferreira, um jovem escritor que se orgulha dos costumes do nosso povo, com os encantamentos das estórias e lendas que se ouve pelos pagos do Rio Grande do Sul, assim como a preservação dos fatos vividos em família na sua infância. Por isso, o autor veio até a nossa escola para dialogar com as crianças sobre fatos históricos da revolução farroupilha, retratando momentos decisivos da guerra até chegarmos no momento atual.
Além da atividade geral também foi realizado a atividade do Autor presente na escola, o qual se concretizou devido aos estudos das turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental (B21 e B22), pois anteriormente a visita do escritor foram realizadas pesquisas sobre a biografia do mesmo, vivenciando o estudo dos gêneros textuais. Na oportunidade as crianças produziram textos sobre o percurso de vida do autor, com algumas informações conquistadas com o manuseio do livro “Buenos Causos”, assim como demonstraram expectativa em conhecer o Jonatã, é válido ressaltar que a turma explorou ainda a lenda do minuano, um dos causos gaúchos do livro e na presença do autor relataram os fatos do causo de maneira admirável e encantadora.
Vivências como esta nos mostram como é importante o incentivo a leitura e a escrita, pois é perceptível o encantamento e curiosidade das crianças, as quais estão se inserindo em um mundo letrado e cheio de oportunidades. E com oportunidades assim que sem perceber eles abarcam o mundo das letras e tornam-se leitores fantásticos que através de um pensamento crítico nos ajudam a construir uma sociedade melhor, com atitudes e ações que são resultado do incentivo pela busca do conhecimento e questionamentos necessários para se viver e atuar no mundo.
E assim seguimos, proporcionando o protagonismo e atuação das crianças nas mais diversas formas e propostas do aprender!!!!