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Conselho de Pais é eleito na EFA

A última quarta-feira, 03/04, foi marcada pela posse do Conselho de Pais da escola e  eleição da nova diretoria. O Conselho de Pais na EFA é composto por conselheiros titulares de turmas, seus respectivos suplentes e assessorado pela Direção da EFA. O número de conselheiros corresponde ao número de turmas da Escola.

Durante o evento de posse também foi realizada a eleição da nova diretoria do conselho, assume pelos próximos dois anos como presidente Ivanildo Scheuer, e como vice Liziane Oliveira da Silva. Compõe ainda a diretoria do conselho ocupando o cargo de 1ª secretaria - Carla Bertão, segunda secretária - Roberta Colling, primeira tesoureira – Vivian Regina da Silva Stroschein e segundo tesoureiro – Diego Ricardo Julg. Para o conselho fiscal foram escolhidos os pais Gilmar Wiercinski, Ederson Feller e Andreia dos Santos. Na suplência ficou Graciele da Rosa Bertoldo, Sérgio Galvão Corrêa e Claudio Jablonski.

Segundo a Diretora da EFA, professora Maria do Carmo, o Conselho tem como objetivo essencial integrar a comunidade escolar, e proporcionar a participação da família na escola. “O  Conselho de Pais  sempre foi um grande parceiro da escola, e para este  ano espera-se fortalecer cada vez mais essa parceria, estreitar laços em prol da EFA e da qualificação da educação dos estudantes, finaliza a Diretora.

 

Confira abaixo na íntegra o depoimento do Presidente do Conselho, Ivanildo Scheuer:

Ser presidente  do CP é assumir com responsabilidade de forma voluntaria o papel relevante  que a mim foi confiado perante a comunidade escolar, mais especialmente junto ao segmento (pais ou responsáveis por alunos, famílias) como representante legitimamente eleito, devo pautar meus atos de acordo com o estatuto e o  regimento interno do CP. Desta forma não se deve perder de vista o princípio democrático da representação que tenho, pois fui eleito  através do voto direto da comunidade escolar, sendo que, para o perfeito exercício do cargo é fundamental que as decisões, sempre devem estar em consonância com as deliberações da Diretoria e Assembleia Geral.

Desta forma, pode-se dizer  que a principal finalidade a que me proponho como presidente é: proporcionar a participação da família na Escola e da Escola na comunidade; atuar como elemento de auxílio e complementação da administração escolar; prestar serviços à Escola em benefício dos alunos e do processo educacional; promover o aperfeiçoamento da formação sociocultural de seus integrantes (alunos, famílias e professores); estimular a transformação da Escola em centro de integração e desenvolvimento.

Assim, devo cumprir e fazer cumprir as determinações a mim confiadas, adescritas no Regimento Interno do CPM, Representar oficial, extraoficial e judicialmente o CP, exercer todos os atos de administração geral, convocar e presidir todas as reuniões e Assembleias Gerais, assinar com o Secretário todas as atas das reuniões e Assembleias Gerais, autorizar o pagamento de despesas, bem com promover ações que geram receitas e seus registros, visando os respectivos comprovantes, abrir contas bancárias, movimentar recursos financeiros através de cheques e outras formas  com o tesoureiro e movimentar os recursos financeiros repassados pela direção da escola, assim como apresentar no encerramento do ano o relatório da gestão


EFA - Biblioteca como Espaço Lúdico e Pedagógico

No mês em que se comemora o dia do livro, tanto na abrangência nacional como internacional, a EFA em seu papel educativo instiga e propõe ações, que são fomentadas ao longo de todo ano nos diferentes níveis de ensino.

Nesta perspectiva, foi inaugurado na Biblioteca Mario Osório Marques, um novo espaço, especialmente pensado  para os estudantes da EFA, com o propósito de  incentivo a leitura valorizando, e despertando nas crianças e jovens a formação leitora, através da contação de histórias, da dramatização, envolvendo aspectos do imaginário infantil, tendo a biblioteca como espaço lúdico e pedagógico de referência.

Segundo a Diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, a biblioteca escolar é um ambiente rico e abrangente, não se restringe apenas à leitura, retirada e devolução de livros. Carrega em si uma inesgotável fonte de pesquisa, conhecimento, criatividade e possibilidades de interação e leitura de mundo. "Busca-se levar a cada criança e jovem um pouco da magia, da novidade que o livro traz: o livro como fonte de descoberta, criatividade, novidade e imaginário ganhando vida, cor e sentido pela interpretação de jovens", finaliza a professora.


Turmas da EFA tem tarde de Estudos no IRDER

Com o propósito de qualificar as aprendizagens interdisciplinares que vem acontecendo em sala de aula, os alunos do nono e primeiro ano do Ensino Médio da EFA  visitaram o IRDER, na última quarta-feira, dia 27 de março. Os estudantes foram até a Escola Fazenda da UNIJUI, acompanhados pelos professores Jader kappaun (Química), Caren Lorenzi (FÍsica), Gilmar Walker (Geografia) e Sandra Gelati (Biologia). Para qualificar ainda mais a equipe, a professora de Biologia da UNIJUÍ, Francesca Werner Ferreira, acompanhou as atividades fazendo intervenções que favoreceram a compreensão de conceitos e conteúdos contextualizados, interligando os saberes das diferentes áreas do conhecimento.

A EFA por ter à disposição todos os espaços de uma Universidade, faz a diferença no seu Projeto Educacional, oportunizando conhecer in loco o histórico de locais como IRDER, além de vivenciar algumas das atividades desenvolvidas neste espaço, como produção de espécies vegetais nativas e exóticas, hortaliças, medições meteorológicas, bem como, estudos e pesquisas, realizadas também por estudantes dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária da UNIJUÍ.

Ampliando o espaço da sala de sala, a visita favoreceu a relação entre conceitos que vem sendo abordados em sala de aula. Segundo os professores Jader e Caren, “ensinar e aprender Química e Física é uma tarefa que se torna muito mais agradável e proveitosa quando contempla situações mediadas pela prática, pelas vivências do cotidiano”.  Assim, os componentes curriculares das Ciências da Natureza, do ensino Fundamental e Médio procuram aproximar os alunos cada vez mais do processo de construção do conhecimento potencialmente significativo. Com esse intuito, um dos temas aprofundados foi o funcionamento de uma estufa de plantas. O efeito estufa, correntes de convecção, as interações das radiações solares com atmosfera e as superfícies do planeta terra.  A professora Sandra, por sua vez, mergulhou na diversidade do local, através da observação dos Biomas, Ecossistemas, animais e plantas existentes. A estação meteorológica permeou os debates da Geografia, onde os alunos puderam observar temas como orientação, localização, clima, etc.

A visita foi guiada pelos técnicos do IRDER e também pelo Engenheiro Agrônomo Claudio Porazzi.

 


Semana de Arte moderna no Terceirão da EFA

“A arte existe porque a vida não basta” preconizou Ferreira Gullar, e literatura não se dá sem experimentação, sem sentir. Partindo destas afirmações, se fez a aula de Literatura, conduzida pela professora Anamaria Moreira com o terceirão na última quarta feira, 27/08.

Um ambiente todo especial foi preparado pela professora, os alunos puderam apreciar a música de Villa Lobos, interpretada pelo professor Oseas Machado, vislumbrar as obras dos nossos artistas (Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Portinari, entre outros), em uma aula que buscou reproduzir um pouco do que foi a semana de arte moderna, ocorrida em 1922.

Estimular nos alunos a imaginação, a sensibilidade reproduzindo os temas estudados é uma das características do ensino da EFA analisa a Coordenadora Vivian Lunardi. Segunda ela esse tipo de atividade desperta o interesse do aluno pelo tema e facilita o seu aprendizado e compreensão.


Orientação Pedagógica realiza conversa com as turmas

Para iniciar mais um ano letivo, é necessário uma boa organização e planejamento na rotina do estudante.

Durante esse primeiro mês de aula, a orientação pedagógica fez algumas ações com os alunos no sentido de auxilia-los na organização escolar. O trabalho foi desenvolvido pela orientadora pedagógica da escola, professora Eduarda Burckardt, a qual, se aproximou das turmas e de diferentes maneiras debateu com os alunos as demandas do ser estudante e todas as suas implicações no cotidiano.

O contato do orientador com os alunos é diário, durante algumas intervenções em sala de aula e fora dela também. O foco desse trabalho é orientar os alunos em sua formação como estudantes, com objetivos e reflexões sobre as responsabilidades da vida escolar e na construção de valores e atitudes para uma boa convivência no grupo.


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