Vocês já devem ter lido em colunas anteriores que defendo a idéia de que TODOS somos criativos, capazes de transformar as coisas, ter um olhar diferenciado, saber associar e combinar os elementos que estão disponíveis e disso tudo gerar uma coisa nova... pois bem, e se tudo isso puder ajudar a vida da gente, nas mais simples tarefas, não é fantástico (é fan-tás-ti-co!!!)?
Olha só, há um tempo atrás vi uma reportagem muito legal sobre como precisamos ser criativos em todas as etapas da vida, especialmente quando a idade fica avançada e as tais “simples tarefas”começam a ficar bem mais difíceis... Nessa matéria,exibida no Jornal Nacional no dia 31 de Maio,foram apresentados exemplos de pequenas adaptações que os vovôs e as vovós fazem para melhorar as tarefas diárias. Uma meia de náilon recebe o sabonete e fica pendurada na torneira (assim não cai); uma tira de borracha é colada no cabo dos talheres, dando mais firmeza; uma vassoura recebe um cabo de PVC e ganha a altura e a inclinação necessários para varrer sem se machucar...Pequenas idéias que se mostram de grande valor. Essa é a delícia da criatividade!!!
Não é só o McGyver que pode combinar coisas malucas e gerar bons resultados (para quem não tem muita referência dos anos 80, McGyver era uma agente especial que com um chicle mascado, um fio de cabelo e uma ponta de lápis fazia uma bomba!!!!)... nós temos o poder de transformar o que está ao nosso redor!
Uma semana mcgyveriana para você!!!
PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?
Boa Idéia da semana: Mente sã em corpo são... você já deve ter ouvido essa máxima... então, aproveite a segunda-feira, dia mundial da realização das promessas, e inicie JÁ uma atividade física regular (eu disse regular, não só no Domingo...) e, de preferência, com o acompanhamento de um profissional de Educação Física! Você desopila, oxigena a cabeça, e abre espaço para que as idéias germinem...
* Melissa Gressler - Professora do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
Por que não consigo me acostumar? Me faço essa pergunta às vezes. Aliás, várias vezes. Talvez eu seja uma espécie rara, ou talvez não. Mas não me acostumo a ver nos noticiários de jornais, rádios e emissoras de televisão, que a polícia metralhou, sem pestanejar, um carro com crianças. Muito menos a ver pais matando, maltratando, abandonando seus filhos. Ainda me traz indignação e uma sensação de impotência ver o dinheiro do país desviado em escândalos de corrupção que pipocam por todos os lados e governos. Assim como me dói ouvir a frase de milhões de bocas “isso sempre foi assim”, porque, sinceramente, eu não queria que fosse, e nem acho que não exista outro jeito.
Sempre que penso nisso a velha questão volta a me atormentar. Por que não consigo me acostumar? A resistência da capacidade de indignação da sociedade parece estar esgotada. As tragédias, a violência, a corrupção, precisam ter proporções maiores para causar alguma reação e, mesmo assim, essa reação social é cada vez menor e dura menos. Todos parecem aceitar que realmente é isso, foi e será sempre assim. Quer dizer, todos não. Por que eu não consigo me acostumar. Talvez você também não consiga. Talvez até, se tivermos sorte, muitos não consigam. Mas aí vem outra pergunta: por que sucumbimos e silenciamos a tudo então?
Se a nossa indignação existe, ela parece ser inerte. Como pedras ficamos imóveis esperando as mudanças do mundo ao nosso redor. Até que, pela lei das probabilidades, nós somos diretamente atingidos. Eu que estava ali, parado, sem incomodar ninguém, simplesmente seguindo minha vida pacata.
Quando isso acontece, aí emerge toda a indignação. A morte, a tristeza, a dor, só nos incomoda, nos toca, quando diz respeito a nossa vida diretamente e não a do outro. O nosso pensamento ainda é individual e não coletivo. Queremos sim o melhor, mas para nós, nossa família, nossos amigos, nossa cidade, nosso Estado, nosso país...depois ...bom, depois vem os outros. Claro, incomoda, mas da para se acostumar. Nem todos. Eu ainda não consigo me acostumar. E ainda acho que muitos também não. Sei lá, acho que é costume ser inconformado.
* Douglas Dorneles da Rosa - Jornalista da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ
Se há um terreno onde a criatividade se manifesta cotidianamente, é o da culinária... o fato de você combinar diferentes ingredientes, testar, experimentar, gerar pratos novos é um exercício muito estimulante. Tá certo que às vezes o resultado é trágico, mas, vez ou outra, a gente acaba acertando...
Sempre uso o exemplo da cozinha para meus alunos quando falo em criatividade. E sempre também imagino a cena (absolutamente familiar para aqueles estudantes que moram fora de casa)... você abre a geladeira e tem uma garrafa de água, um tomate meio murcho, um pedaço do salame que o vô fez (e que perfumou toda a tua bagagem...), um tubo de catchup vencido e há 2 meses.... combine tudo isso e faça um delicioso macarrão!!!! Isso é criatividade aplicada na prática: resolver um problema (fome) utilizando os recursos disponíveis (ingredientes escassos) gerando um resultado diferente e surpreendente. Quantas vezes isso não acontece na nossa vida? Quantas empresas não encaram esse desafio diariamente? É a materialização da famosa frase “fazer de um limão uma big limonada”!
Falei sobre Criatividade em Serviços de Alimentação um tempo atrás, no curso de Nutrição aqui da Unijuí. Mostrei o exemplo de um restaurante que não apenas faz essa combinação de ingredientes de forma criativa, mas apresenta a comida de uma forma realmente surpreendente. É o restaurante berlinense Nocti Vagus Dark Restaurant. É um lugar onde se come....NO ESCURO!!!! Você nem sabe o que vai comer, ou mesmo o que está comendo. É tudo no escuro mesmo, e você é atendido por garçons cegos. Tudo para aguçar o sentido do paladar, e para transformar o ato de comer em uma experiência transcendental...Ficou curioso? Acesse http://www.noctivagus.com/home_english.htm.
Vamos trocar receitas? Espero a sua! Abraços e uma semana saborosa...
PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?
Boa Idéia da semana: a boa idéia da semana envolve a “sobra” das aventuras culinárias de todos nós... se você ainda insiste em colocar o lixo seco e o lixo orgânico no mesmo saco, que tal começar a fazer esse ato de inteligência hoje mesmo? Te liga nas datas da coleta seletiva!!! E, de lambuja (como diz o vivente), que tal organizar teu condomínio, teus vizinhos, tua família, e fazer uma composteira nos fundos de casa? Adubo para a terra e para as boas idéias!!!
* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
Venho acompanhando essa vida na internet há algum tempo, mas a experiência de fazer parte de um blog, juro que é a primeira vez. E é algo interessante, você tem uma idéia/objetivo e resolve comunicar/compartilhar aquilo com o mundo. Creio eu, que com estes mesmos ideais, alguns alunos da UNIJUÍ também desenvolveram os seus blog.
Um ótimo exemplo é:
Usina de Idéias
A Usina de Idéias é uma agência experimental de comunicação do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ. No blog os alunos do curso têm espaço garantido. Com um conteúdo muito criativo e de qualidade contam/criticam/noticiam o que acontece no mundo da comunicação social.
http://usinacomunica.wordpress.com/
Acessem!
E você, tem algum blog? Quer divulgar ele aqui no Tá Ligado?
O espaço está aberto para aqueles que sabem que fazer blog não é mamão com açúcar. Algo muito sério para falar a verdade, mas que ao mesmo tempo é divertido pra caramba.
Para ilustrar isso, a Revista Bula realizou uma pesquisa entre os dias 10 e 21 de março de 2008 foi perguntado a 300 estudantes universitários: 1º — se tinham o hábito de ler blogs na Internet; 2º — sendo a primeira resposta afirmativa, quais eram seus blogs favoritos. Assim como nas pesquisas anteriores, como regra, um único critério: cada participante poderia indicar um número máximo de cinco blogs. Dos 300 estudantes apenas 79 participantes disseram que não são leitores de blogs. Os três primeiros colocados foram:
1º — 78 citações
Kibe Loco – www.kibeloco.com.br
2º — 57 citações
Noblat - http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
3º — 53 citações
Sedentário e Hiperativo - http://www.sedentario.org/
No período da pesquisa o Blog Tá Ligado ainda nem existia, mas ano que vem...
DÁ-LHE TÁ LIGADO!
Adios amigos
* Maiquel Kelm - publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ
Venho acompanhando essa vida na internet há algum tempo, mas a experiência de fazer parte de um blog, juro que é a primeira vez. E é algo interessante, você tem uma idéia/objetivo e resolve comunicar/compartilhar aquilo com o mundo. Creio eu, que com estes mesmos ideais, alguns alunos da UNIJUÍ também desenvolveram os seus blog.
Um ótimo exemplo é:
Usina de Idéias
A Usina de Idéias é uma agência experimental de comunicação do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ. No blog os alunos do curso têm espaço garantido. Com um conteúdo muito criativo e de qualidade contam/criticam/noticiam o que acontece no mundo da comunicação social.
http://usinacomunica.wordpress.com/
Acessem!
E você, tem algum blog? Quer divulgar ele aqui no Tá Ligado?
O espaço está aberto para aqueles que sabem que fazer blog não é mamão com açúcar. Algo muito sério para falar a verdade, mas que ao mesmo tempo é divertido pra caramba.
Para ilustrar isso, a Revista Bula realizou uma pesquisa entre os dias 10 e 21 de março de 2008 foi perguntado a 300 estudantes universitários: 1º — se tinham o hábito de ler blogs na Internet; 2º — sendo a primeira resposta afirmativa, quais eram seus blogs favoritos. Assim como nas pesquisas anteriores, como regra, um único critério: cada participante poderia indicar um número máximo de cinco blogs. Dos 300 estudantes apenas 79 participantes disseram que não são leitores de blogs. Os três primeiros colocados foram:
1º — 78 citações
Kibe Loco – www.kibeloco.com.br
2º — 57 citações
Noblat - http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
3º — 53 citações
Sedentário e Hiperativo - http://www.sedentario.org/
No período da pesquisa o Blog Tá Ligado ainda nem existia, mas ano que vem...
DÁ-LHE TÁ LIGADO!
Adios amigos
* Maiquel Kelm - publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ
Na semana que passou participei de uma banca de monografia do curso de Comunicação. O trabalho, super bom, da acadêmica e colaboradora da Unijuí Larissa Schmitz, chamado NOVOS RUMOS DA PUBLICIDADE: UMA ALIANÇA COM A INTERATIVIDADE E ENTRETENIMENTO, me inspirou a continuar a comentar sobre as possibilidades que este meio de comunicação nos permite...
Olhem a campanha da Mastercard. Começou há alguns anos com aqueles comerciais com o conceito "não tem preço", e agora convida os consumidores para contar histórias que não têm preço, e inserirem no site www.naotempreco.com.br esses textos, fotos, vídeos... as histórias mais bacanas viram anúncio, comercial de TV... é o consumidor "alimentando" os criativos da propaganda, aproximando a marca, gerando lembrança e envolvimento... muito legal!!
Outro case interessante que a Larissa aborda no seu trabalho é uma outra modalidade de formato na internet: os Advergames, uma mistura de game com publicidade (Advertising) . Muito mais que um simples jogo, os advergames são anúncios interativos que visam promover um produto, marca ou o próprio anunciante enquanto o consumidor se diverte (p.45). O exemplo que a formanda apresenta é este: o advergame WeAtheR do Greenpeace . O jogo é inspirado no clássico WAR, mas sem a filosofia bélica, que ao invés de brincar de guerra e dominação mundial, todos se ajudam na tentativa de salvar o planeta das crises ambientais.
Não se faz mais propaganda como antigamente...Abraços e uma semana criativa!!!
PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?
Boa Idéia da Semana: Idéias bizarras, mas por que não considerá-las? Afinal, a colunista é adepta do não ao preconceito...gente, nunca mais um penico (ou urinol, como preferir) vai ser a mesma coisa depois do que eu vi.... olha só, minha amiga que mora no rio foi num bar chamado Palaphita Kitch (www.palaphitakitch.com.br), e o balde de gelo era....
Novos usos para velhas coisas... isso é CRIATIVIDADE NA VEIA!
E que tal essa? Um piercing na língua também não vai ser somente um piercing na língua, mas um veículo de comunicação...
A ação Advertasting para Coca-Cola Zero , que perfurou e patrocinou 280 línguas que sabem que Coca-Cola Zero tem sabor de Coca-Cola, ficou entre as Top 30 Bizarre Innovations in 2008 do blog TrendHunter , o maior site do mundo dedicado a encontrar tendências. Fonte: www.espalhe.com.br
E para refletir...As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias - Johann Von Goethe
* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ