Na próxima quarta-feira, dia 28, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado da Unijuí, promove o Seminário Temático “Ética, Comunicação e Meio Ambiente”, no Salão Azul da Unijuí.
Dois palestrantes estarão presentes. A conferencista da Universidade Federal de Sergipe, professora doutora Michele Amorim Becker falará sobre “Comunicação de riscos socioambientais na transposição das águas do Rio São Francisco”, e o professor doutor Evaldo Becker palestrará sobre o tema “Guerras e Conflitos por recursos naturais: a ética no uso das águas”.
A programação do Seminário acontece em dois turnos. Pela manhã, das 8h30 às 11h30, e pela tarde, das 14h às 16h30.
As professoras Maria Cristina Pansera de Araújo, do Programa de Pós-graduação Educação nas Ciências, coordenadora do subprojeto PIBID-Biologia, e as professoras Maristela Righi Lang e Fabiana Antunes, coordenadoras do subprojeto PIBID Interdisciplinar e doutorandas em Educação nas Ciências, acompanhadas de bolsistas PIBID, supervisoras de escola e licenciandos bolsistas de iniciação à docência (PIBID – UNIJUÍ/CAPES) participaram do II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do Pibid e III Seminário Observatório da Educação Univates – Lajeado, de 24 a 27 de maio de 2017.
Os licenciandos bolsistas Pibid dos sub-projetos Interdiscipinar (Letras e Educação Física), Pedagogia e Biologia apresentaram trabalhos no evento, que teve como objetivo discutir o processo de formação de professores e a Educação Básica nas diferentes áreas do conhecimento. Além de apresentação de trabalhos, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras e discutir temas como Currículo e Interdisciplinaridade, Inclusão Escolar e Formação de Professores e Educação Básica.
Foram quatro dias de atividades, possibilidade de refletir sobre o papel das Instituições de Ensino Superior na formação de professores e, principalmente, a importância do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que permite a inserção dos licenciandos na realidade escolar desde o início de sua trajetória acadêmica, o que qualifica os processos formativos. Os relatos de experiência comprovaram a riqueza do trabalho desenvolvido pelas diferentes IES, oportunizando novos diálogos sobre a formação docente.
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