Na última sexta feira, 20/04, o Centro de Educação Básica Francisco de Assis –EFA, recebeu o meteorologista Thomas Kaufmann, que realizou uma palestra cujo o tema central foi Fenômenos da Atmosfera. O público principal eram os alunos do ensino fundamental e do ensino médio da instituição que tem este tema como um dos assuntos em seus planos de estudo. E, junto deles, os docentes da EFA.
O palestrante convidado é formado em meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas e mestre em meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Neste encontro, os alunos puderam expor suas dúvidas por meio de um diálogo direto com o profissional da área. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer outros ramos de atuação da meteorologia e os desafios do mercado de trabalho.
Com o objetivo de desenvolver nas famílias uma reeducação alimentar, pensando na saúde das crianças, o curso de Nutrição da UNIJUÍ realizou uma atividade de orientação, conhecimento e experimentação com os pais do Centro de Educação Básica Francisco de Assis. A iniciativa foi da turma A11, da Educação Infantil, a partir da observação dos lanches enviados à sala de aula.
Segundo a professora da turma, Sônia Falcão, a escola é um espaço educativo e formador, por isso a preocupação de orientar e estimular vivências a partir da visita ao Laboratório de Nutrição e Dietética da UNIJUÍ. “Na sala de aula estamos trabalhando com empenho para desenvolver na criança hábitos e atitudes, e uma alimentação saudável, de valorização da vida e da saúde, que também é uma proposta da escola como um todo. O objetivo é oferecer para a criança mais alimentos in natura, que chegue no máximo à linha dos processados, e estimular no grupo de uma forma lúdica, encantadora e prazerosa o consumo desses alimentos”, explica.
Além de informações sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira, que enfatiza sobre a importância de dar preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados, os pais da turma puderam acompanhar de perto a escolha, produção e degustação de lanches mais saudáveis para pré-escolares e escolares. A professora que coordenou a atividade, junto aos acadêmicos de Nutrição do 5º semestre, Mariana Novack, a proposta da turma foi substituir alimentos ultra processados, que muitas vezes são mandados para a escola como lanche, por preparações mais saudáveis. “Devemos ter muito cuidado com relação ao tipo de lanches ofertados para essas crianças pois é na infância que os hábitos alimentares são desenvolvidos, então, procurar enviar para a escola alimentos mais saudáveis, nutritivos e evitar os alimentos ultra processados”, reforça. Entre as receitas elaboradas como sugestão, estão: bolo de couve, pão de queijo de beterraba, pães nutritivos kids, panqueca de banana, mini pizza e sanduíche integrais, cooks ricos em fibras e bolo salgado de legumes.
A partir desta aula compartilhada, já foi possível observar mudanças nos hábitos dos pais, o que reflete diretamente nas crianças, como observa a professora Sônia Falcão. “As crianças não têm muita ideia do ‘meu’ e do ‘teu’. Tudo é ‘delas’, mesmo que esteja no pote do colega, também, na sua visão, lhes pertence, pela característica egocêntrica da faixa etária dos dois anos. O que acontecia era que algumas crianças acabavam não comendo do seu lanche e comendo o lanche do colega que não era tão saudável. Pensamos que se as famílias tivessem uma reeducação alimentar, para que todos mandassem lanches mais nutritivos, que a turma inteira iria desenvolver hábitos alimentares mais nutritivos. A partir desse dia já se teve uma preocupação e já houveram mudanças”, avalia.
Ouça a entrevista na íntegra com a professora Sonia Falcão:
Ouça a entrevista na íntegra com a professora Mariana Novack:
Ouça os depoimentos dos acadêmicos do curso de Nutrição sobre o preparo dos lanches e o contato com os pais da EFA:
Saiba mais sobre a classificação dos alimentos:
- In natura: são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Ex: ovos e frutas.
- Minimamente processados: são alimentos in natura que foram submetidos a alterações mínimas antes de sua aquisição, como processos de limpeza. Ex: cortes de carne congelados e leite pasteurizado.
- Alimentos processados: são fabricados pela indústria com adição de ingredientes como sal ou açúcar ou outra substância culinária em alimentos in natura para deixar sua duração maior e sabor mais agradável. Ex: frutas em calda, sardinha e atum enlatados, alguns pães.
- Alimentos ultra processados: são formulações industriais feitas totalmente ou em grande parte de substância extraídas de alimentos, derivadas de constituintes de alimentos, sintetizadas em laboratório, realçadores de sabor e aditivos. Ex: refrigerante, macarrão instantâneo, salsicha, bolachas recheadas, waffer, chips, achocolatados.
Na manhã do último sábado, 14 de abril, a comunidade escolar lotou o ginásio de esportes da EFA para o lançamento da jornada de pesquisa 2018.
Neste ano a temática da jornada está voltada para a história dos 50 anos da EFA, e tem a frente de sua organização a direção da escola e os professores das ciências humanas , Gilmar Walker, Sandra Nunes Rosa, Gian Ruschel e Josei Pereira.
Os alunos desde a educação infantil ao ensino médio, durante os dois últimos meses foram instigados a realizar a pesquisa sobre a história da EFA, Construir com alunos e famílias leituras atemporais e subjetivas sobre a constituição do espaço da escola, sobre o tema: O que é a EFA para mim? Como eu descreveria o espaço físico da escola? A partir da pesquisa e debate entre as turmas, foi proposta a construção de maquetes, as quais representaram diversos espaços da escola, que traduzem o significado da EFA para cada turma, os estudantes forma desafiados a construir suas maquetes com o maior número de detalhes possível (cores, tamanho, cheiros, texturas, etc...) salientando aqueles espaços que mais lhes agradam, onde mais gostam de estar, e justifique sua razão através da produção textual individual.
O evento contou com a presença da Reitora da UNIJUÍ, professora Catia Nerhing, que em sua fala parabenizou a escola pelo belo trabalho realizado reafirmando a importância da EFA para a instituição FIDENE na formação de pessoas. O secretário de Educação do Município de Ijuí, Eleandro Lizot, comentou sobre a importância da participação e envolvimento da família com a escola, lembrando que a história é construída pelos sujeitos que por aqui passaram e que a partir desse momento, se começa a projetar os próximos 50 anos da EFA, uma escola tão importante para o município de Ijuí.
Após a abertura do evento, que contou também com a apresentação da orquestra estudantil da EFA, os trabalhos foram avaliados por professores da escola e pelo docente de arquitetura da UNIJUÍ, Igor Soares, o qual foi um dos grandes parceiros para realização de todas etapas do projeto das maquetes.
A diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão avalia o evento como um momento singular de aprendizagem e envolvimento de toda a comunidade escolar, pois a Jornada de Pesquisa dos jubileu da EFA, lançada com a materialização dos espaços escolares foi riquíssima nos detalhes, em reconhecimento, sentimentos e emoções retratadas nas maquetes apresentadas pelas turmas, salientando a grande contribuição das famílias junto aos turmas de seus filhos.
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, na última segunda-feira, promoveu a solenidade de posse dos novos pais conselheiros de turma para o exercício do ano letivo de 2018. Na ocasião a direção da escola e presidente do Conselho de pais enfatizaram em suas falas a importância da parceria escola/família, reconhecendo a escola como espaço de conhecimento, afeto e convívio democrático em articulação com a família como vital para o sucesso do educando.
Na oportunidade foi apresentado o projeto da Jornada Pesquisa, ações em comemoração aos 50 anos da escola e também eventos que são organizados pelo Conselho de Pais e direção. Aconteceu também um momento de confraternização com coquetel e brinde ao cinquentenário da EFA.
A turma C61, sexto ano da EFA está trabalhando no componente matemática, o sistema de Medida Comprimento. Para introduzir o conteúdo na turma, a professora Maria Elisa Lucchese Moraes, trabalhou com os alunos a construção de um metro.
Através dele cada aluno mediu objetos na sala como: mesa, quadro, janela, porta, caderno, altura do colega... além de medir o comprimento a e largura da quadra de esportes da EFA.
Segundo a professora Maria Elisa, "quando construímos o metro percebemos as unidades menores que ele, os submúltiplos: o decímetro, o centímetro e o milímetro. Fizemos essas marcações no próprio metro confeccionado de papel de ofício. A partir daí os alunos foram fazendo as anotações e desenhos para entender como tudo funciona".
O objetivo desta prática foi introduzir o conteúdo através de uma forma prazerosa, onde o aluno possa constatar a importância de se ter uma unidade padrão para medir objetos ou outras situações que são exigidas unidades de comprimento.
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