Notícias - Unijuí

Notícias

Rizoma para além do Rádio: programa pode ser ouvido em plataformas da internet

As cortinas do cotidiano se abrem novamente para o debate nesta quinta-feira, 12 de setembro. O Rizoma, programa temático da Unijuí FM, volta a trazer convidados para “descortinar o universo do cotidiano”, como diz seu slogan, abordando assuntos pertinentes para a sociedade. Mas, muito além da simples volta aos debates, o programa está cheio de novidades. Preocupada em promover discussões sobre temas importantes da atualidade, a Unijuí se soma, por meio da Coordenadoria de Marketing, à Unijuí FM, estabelecendo uma parceria na produção da atração.

Para a nova temporada o Rizoma ganha novo alcance, ocupando multiplataformas. O programa, que vai ao ar às quintas-feiras, das 10h às 11h, na 106.9, aparecerá também em forma de podcast em plataformas de streaming da internet. A mudança, que não é a única, tem como objetivo dar uma abrangência maior, buscando a conexão com novos públicos. O tema de estreia será “Saúde do planeta”, com os convidados: professor Marco Akerman (USP) e professora Francesca Werner (Unijuí). 

No mesmo sentido, a partir de agora os convidados do programa também “saem” apenas da atuação em âmbito regional. Nomes que circulam no universo da internet, conhecidos e reconhecidos nas áreas em que atuam, se juntam aos convidados e professores da Unijuí. A proposta é deixar o Rizoma mais dinâmico com inserções de programetes, contando com a participação, por exemplo, do Projeto de Popularização da Ciência, da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, além de novas vozes que se juntem aos apresentadores do programa.

 

Saiba mais sobre podcasts

Podcast é uma mídia de áudio por demanda. Ou seja, está disponível em plataformas de conteúdo por streaming na internet e o usuário tem a disponibilidade de consumir o conteúdo no momento que quiser e como achar melhor. Como está disponível para baixar, o ouvinte não precisa estar com o rádio ligado para ouvir, basta acessar um dos serviços disponíveis e ouvir. Muitos ouvintes fazem isso enquanto se exercitam, dirigem, usam serviços público de transporte ou limpam a casa, por exemplo.

No Brasil esta mídia vem ganhando espaço nos últimos anos, com diversos formatos e tipos de podcats disponíveis, com temas variando entre: política, comportamento, cultura, tecnologia, negócios, meditação, entre outros. Segundo a revista Meio e Mensagem: “Considerado uma mídia de nicho, o podcast vem crescendo em atenção do público. O surgimento de novos agregadores, a comodidade do formato e a alta oferta de conteúdo de qualidade vêm fazendo com que cada vez mais pessoas sejam adeptas da podosfera”.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), divulgada em outubro de 2018, as principais características apontadas por ouvintes são:

  • Qualidade e diversidade do conteúdo;

  • Liberdade para ouvir quando, como e onde eu quiser;

  • Facilidade para acessar e baixar;

  • Poder realizar outras atividades enquanto ouço.


Campus Fashion se consolida como evento de moda na região

Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM

          A terceira edição do Campus Fashion, que começou como Day, se tornou Days e agora consolida-se como Week, foi encerrada nesta sexta-feira, 6. No último dia de evento, o Seminário da Moda, promovido pelo Sebrae em parceria com a Rádio Unijuí e Unijuí, reuniu palestrantes renomados no cenário nacional da moda. As atividades aconteceram no Centro de Eventos, onde o público pode refletir sobre comportamento de consumo, diversidade, moda consciente e tendências do mercado varejista.

          A programação teve início às 13h30 com a palestra “Conteúdo e moda no mundo digital”, com Larissa Lucchese. A ijuiense, que mora desde 2007 na capital paulista, atuou por cinco anos na revista Marie Claire, como editora de Moda Sênior. Em sua fala, ela trouxe exemplos de trabalhos que celebram a inclusão e representatividade. “Há cinco anos não se cogitava capas sobre homossexualidade e mulheres plus size, trans, negras, de cabelos crespos. Fico muito feliz em saber que fiz parte dessa evolução”, se orgulha Larissa.

          Em seguida, a coordenadora de Moda do Sebrae nacional, Anny Prycyla dos Santos, falou sobre “O eu exponencial: como ser um empresário exponencial num mundo acelerado?”. Propor inovações, pensar fora da caixa e trabalhar em prol de transformações reais, que beneficiem a sociedade, são algumas das respostas trazidas por ela, que servem não apenas para o segmento da moda. “Produtos e serviços tornam-se obsoletos rapidamente. Não é sobre tecnologia, é sobre pessoas, comportamento. Ofereça o que só você é capaz”, aconselha Anny.

          Logo após, a consultora de Moda do Sebrae, Tatiane Alves, intermediou um talk show com cinco clientes da entidade. O debate trouxe como tema “Práticas do varejo: experiências de consumo reais”. Na sequência, a blogueira e influenciadora digital, Juliana Parisi, deu dicas de “Como aumentar o engajamento dos clientes através da geração de conteúdo em redes sociais”.

          O coordenador estadual de Moda do Sebrae, Fabiano Zortéa, falou sobre “O novo varejo: inovações na prática”, trazendo exemplos das principais tendências mundiais de consumo. Assim como Anny, ele ressaltou a necessidade de dar atenção ao comportamento do consumidor. “Não é mais apenas trocar produto por dinheiro. Os empreendedores precisam engajar os consumidores a partir de coisas que são relevantes para eles, que possam incrementar em cultura e entretenimento, que melhorem a vida deles de alguma forma”.

          Já o arquiteto, sócio e diretor de Estratégia da Upper Design, Adriano Braga, abordou o tema “Não basta SER bom, PAREÇA SER bom”, salientando a importância do visual merchandising para o sucesso dos negócios. Antes da última palestra, ocorreu ainda a premiação dos vencedores do desafio digital 4.0, do Sebrae. A votação foi realizada com o público presente, por meio de um aplicativo desenvolvido pelo acadêmico de Ciências da Computação da Unijuí, Lucas Tossi.

          Para finalizar a noite, o nome mais aguardado: Ronaldo Fraga, estilista internacional, esteve à frente da palestra “Além da moda”, na qual emocionou e inspirou a plateia com as histórias por trás de suas criações. “Agora, não basta a roupa ser bem feita. Ela tem que falar, transportar, te levar a outros lugares. Ela tem que fazer com que você sinta coisas. Por isso é importante que a roupa traga história e ‘ficha criminal’ de onde, como e em que condições ela foi criada”, afirma Fraga. Assim como Lucchese, ele ressalta a importância de buscar a diversidade. “É impossível falar em qualquer produto, no nosso caso a moda, se não olharmos para o diverso, se não falarmos para o diverso”.


          A diretora da Rádio Unijuí, Cláudia Bohrer, avalia o Campus Fashion Week 2019 como um sucesso, tanto de público quanto de programação. “Com a primeira Semana da Moda em Ijuí conseguimos atingir nosso objetivo: consolidar o Campus Fashion como um evento referência no setor da moda regional, proporcionando momentos de qualificação, debates, troca de conhecimentos e cultura”.

          O gerente regional do Sebrae RS, Armando Pettinelli, afirma estar satisfeito com a recepção do público. “O feedback de todos os participantes está incrível. O público está bastante interativo, engajado e gostando realmente do que está vendo”, declara. A coordenadora nacional de Moda do Sebrae, Anny Prycyla, também elogia a iniciativa. “Hoje estou alocada no Sebrae nacional, então participo de eventos no Brasil inteiro: eventos maiores, menores, na capital, no interior. O que vocês estão trazendo para o público é algo diferenciado. Ijuí está de parabéns, tanto por ter um time como o do Sebrae local, quanto da Unijuí, que investem em conteúdo de qualidade e não deixam a desejar para eventos em outros lugares”.

          O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda foi promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.


Quinto dia do Campus Fashion Week movimenta a Unijuí

Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM

          Nesta quinta-feira, 5, a programação do Campus Fashion Week era destinada aos Escritórios de Moda do Sebrae. Foram cinco espaços de atendimento temáticos, que se repetiam de hora em hora, com início às 14h e encerramento às 21h. Empreendedores, amantes de moda, acadêmicos e comunidade em geral tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos com as capacitações, que aconteceram na Biblioteca Mário Osório Marques.

          Um dos escritórios era o Cake ERP, um software de gestão voltado ao varejo, por meio do qual é possível gerenciar toda a loja, uma vez que ele possui funções para o controle de estoque, gestão financeira, gestão de vendas, integração com e-commerce, entre outras. Ainda no setor de tecnologia, a Loja Conceito Virtual ofereceu aos participantes uma experiência de realidade aumentada, na qual eles visitaram o ambiente de uma loja e conferiram quais são os elementos necessários ao abrir um negócio físico.

          Os inscritos também puderam participar da oficina ministrada pela consultora de Moda do Sebrae, Tatiane Alves, que trabalhou a identificação de Persona e moodbord do negócio, com intuito de qualificar o atendimento das empresas. “Nós abordamos o comportamento do consumidor, pois é necessário entender o estilo dele, o que ele faz da vida e nas horas de lazer, para então poder desenvolver um processo de compra bem organizado”, explica Tatiane.

          Outra capacitação trazia como tema o uso do Canvas, ferramenta de planejamento estratégico que permite estruturar modelos de negócio novos ou já existentes, físicos ou on-line.  “Essa oficina é bem prática e dinâmica. Nós falamos sobre a modelagem de ideias, ou seja, que qualquer ideia pode ser modelada e passada para o papel. A cada nova proposta o empresário pode construir um novo modelo de Canvas, seja para elaborar uma campanha de marketing, expandir seu negócio ou abrir um novo”, esclarece a técnica de atendimento do Sebrae, Eziane Augustin.

          No Escritório “Coaching de Estilo”, a blogueira e influenciadora digital Juliana Parisi, ensinou aos participantes como realizar vendas personalizadas de acordo com o lifestyle dos clientes. “A dica principal é tentar identificar o tipo físico e o estilo do cliente, para conseguir orientá-lo melhor na hora da venda, oferecer peças que o valorizem mais, de acordo com seu estilo e biotipo”, orienta Juliana.

          O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda é promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.


Bate-papo e desfile garantem sucesso de público no Campus Fashion Week

Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária de jornalismo da Unijuí FM

          Nesta quarta-feira, 4, aconteceu uma das noites mais aguardadas do Campus Fashion Week 2019, que foi dividida em três momentos: bate-papo com Elveni e Daniela Holzbach, desfile de moda produzido pela consultora de Imagem e Estilo Márcia Campos e coquetel assinado por Gasteiz Vitória. A programação reuniu empreendedores, amantes da moda, acadêmicos e comunidade em geral no Centro de Eventos da Unijuí.

          Trabalhar com moda é o sonho de muitas pessoas. Porém, o caminho para alcançar esse objetivo é desafiador, especialmente para quem começa do zero. Elveni e Daniela Holzbach são exemplo de que com muita persistência isso é possível. As convidadas para o bate-papo desta quarta-feira estão à frente da marca Dani Holzbach, que possui nove lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e mais de 30 mil seguidores no Instagram.


          A marca foi criada em 2008 pela Dani, mas antes disso já possuía uma longa trajetória, que iniciou com seus pais, Elveni e Eloi Holzbach, quando eles começaram a produzir blusões e meias de tricô, na década de 1990. “A nossa trajetória sempre foi de muita luta e persistência. Um dia eu coloquei na cabeça que iria comprar uma máquina de tricô para ajudar no sustento da família. E hoje estamos aqui, com a filha de estilista e a marca prosperando”, se orgulha Elveni.

          Foi nesse ambiente que Dani cresceu e desenvolveu o amor pela moda, passado de mãe para filha. Formada em Design de Moda, hoje ela é diretora Criativa da marca que leva seu nome. Esta, por sua vez, é conceituada pelo conforto, praticidade e versatilidade dos looks, três fatores que Dani prima muito em suas criações. “Nós queremos passar que a moda é nossa aliada, não nossa inimiga. Que nós podemos estar bem vestidas, com a auto estima boa, e ao mesmo tempo usando uma peça prática, para qualquer momento do dia. Esse é um dos pilares da marca: ser atemporal, justamente pela questão da sustentabilidade”, ressalta.

          A marca também é reconhecida por apoiar o Fashion Revolution, movimento que busca incentivar o consumo consciente e a moda sustentável, questionando de onde vem as roupas e quem está por trás delas. “Nós damos muito valor para quem produz cada peça. Muitas pessoas nem imaginam todo o processo que existe por trás. Às vezes a moda é pensada como algo fútil, mas existe todo um contexto, várias pessoas envolvidas, várias famílias que dependem disso. Então procuramos ressaltar isso”, explica Dani.

          O bate-papo foi encerrado com uma mensagem de empoderamento. “Podem ter dias ruins, mas depois vem os dias bons para compensar. Então eu sempre falo: a persistência é a palavra-chave, não desistam”, incentiva Elveni. “Quando nós fazemos algo com amor, a recompensa vem, e a recompensa é o crescimento. Não é porque a primeira peça não saiu da forma como eu gostaria que desisti. Nós estamos em constante aprendizado. Então o principal é se dedicar e ir em busca do seu sonho”, finaliza Dani.

          Para completar a noite, os convidados tiveram a oportunidade de conferir o já consolidado desfile de moda, que acontece desde a primeira edição do evento e é produzido pela consultora de Imagem e Estilo Márcia Campos, que a cada ano traz novidades e visões diferentes. “Eu vejo com muita satisfação esse crescimento do Campus Fashion, que começou com um dia, foi para dois e agora é uma semana. Isso mostra que o trabalho que estamos fazendo ao longo desses anos é um trabalho sério, que estamos atingindo nosso público, tendo visibilidade e conseguindo nos expandir, então é muito gratificante”, afirma Márcia.

          Nesta edição, o desfile apresentou looks das marcas parceiras Dani Holzbach, Kika Moda Íntima e Leviossa, complementados com óculos solares das Óticas Diniz e bolsas e sapatos da loja Nadine Dubal. A produção de maquiagem e cabelo das modelos foi realizada pelo Espaço S Centro de Beleza. “Assim como o evento está crescendo em dias, o desfile também ganha outra proporção. Nós estamos com mais lojas, triplicamos o número de parceiros e trazemos muitas surpresas”, garante a produtora do desfile.

          A principal tendência apresentada, que está cada vez mais em alta e vai ao encontro da questão da sustentabilidade, foi que uma peça pode ser utilizada em diferentes ocasiões, de maneiras variadas, seja em um momento mais formal, no trabalho ou em um day off. “Nós estamos quebrando o tabu de que uma roupa serve somente para uma coisa. Na verdade, todo o vestuário que está no guarda-roupa tem mil possibilidades. É isso que procuramos mostrar”, enfatiza Márcia.

          O Campus Fashion Week: A Vitrine da Moda é promovido pela Rádio Unijuí FM, Unijuí, Sebrae, Márcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e Gasteiz Vitória, com apoio de Nadine Dubal, Dani Holzbach, Kika Moda Íntima, Leviossa, Hotel D'Nápoles, Mr. Bunny Fotografia, Espaço S Centro de Beleza, Óticas Diniz Ijuí, Edegar Cavalheiro Formaturas, Futura Led, Radiolar Móveis, Santo Studio Store, Net.Copy, CD Lândia Som e Luz e KNN Idiomas.


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.