Foram intensos dias de programação, com debates, conferências, comunicações de trabalhos e muita vivência. Assim ficou marcado o IV Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR), evento que reuniu pesquisadores e estudantes para discutir inovação, governança e desenvolvimento regional esta semana na Unijuí.
Integrado ao Simpósio, também foi realizado o V Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Sideteg). Ambos com foco na abordagem territorial e na integração regional, visando fomentar debates interdisciplinares e gerar cooperação entre instituições latino-americanas.
Para o professor doutor Sérgio Allebrandt, coordenador do evento, o Simpósio proporcionou excelentes debates e o avanço nos estudos de temas que estão ligados ao Desenvolvimento Regional como um todo. Avaliação positiva que também foi feita pelo coordenador do PPGDR, professor doutor Argemiro Luís Brum. “Obrigados a todos que participaram do nosso evento. Em nome do Programa, estamos abertos a trabalhar em conjunto com aqueles que quiserem e que desejarem se aprofundar nos temas do Desenvolvimento Regional”, disse.
Foram apresentados 142 trabalhos, inscritos em formato de Resumo Expandido, com a participação de mais de 180 pessoas na programação, de forma presencial e também on-line. Para os alunos do mestrado e doutorado, o evento também se constituiu no III Programa de Imersão do PPGDR, oportunizando a integração de estudantes e professores do Programa.
Mais sobre o evento - O IV SLAEDR e o V Sideteg foram promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí e pela Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Redeteg), em parceria com a Red Latinoamericana de Gestión Social (Relags), a Rede Aranduassu de Estudos Regionais, a Red CIDIR, o Observa DR e o Instituto de Gestão Social (IGS). São apoiadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações na página do evento, neste link.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.