Com o propósito de discutir inovação, governança e desenvolvimento regional, teve início nesta segunda-feira, 11 de novembro, o IV Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR) na Unijuí. O evento segue até a próxima quinta-feira, 14, reunindo pesquisadores da área e promovendo debates interdisciplinares entre instituições latino-americanas.
A abertura oficial contou com a participação do professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, reitor da Unijuí; do professor doutor Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí; do professor doutor Argemiro Luis Brum, coordenador do PPGDR/Unijuí; do professor doutor Ricardo Ojima, coordenador da área PLURD da Capes; do professor doutor Valdir Roque Dallabrida, coordenador da Redeteg; do professor doutor Sérgio Luís Allebrandt, coordenador Geral do IV-SLAEDR/V-SIDETEG; e do professor doutor João Mendes da Rocha Neto, diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
O coordenador do evento, professor doutor Sérgio Allebrandt, fez a saudação inicial, relatando os principais aspectos de organização das atividades. Em seguida, falou o coordenador do PPGDR, professor doutor Argemiro Luís Brum. “Nosso Programa, em uma caminhada de mais de duas décadas, está empenhado em melhorar sempre sua qualidade. Agradecemos a participação de todos neste evento, que é uma oportunidade de vivência diferenciada.” Também fez uma saudação institucional o reitor da Unijuí, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg. “Saúdo a todos e os recebo na nossa casa, que será a de todos os participantes nestes dias de evento”, disse.
Ainda na noite de segunda-feira, foi realizada a conferência de abertura, com o tema “Abordagem territorial do Desenvolvimento: pressupostos teóricos e sua prática”, com o professor doutor Arilson da Silva Favareto, da Universidade Federal do ABC. O primeiro dia de programação também contou com assembleia da Redeteg, reunião/assembleia da RELAGS e IGS, workshop com as pesquisas dos pós-doutorandos do PPGDR, lançamento de livros e da edição especial da revista Desenvolvimento em Questão.
Nos próximos dias de evento, serão apresentados 142 trabalhos, inscritos em formato de Resumo Expandido, de forma presencial e on-line. Para os alunos do mestrado e doutorado do PPGDR/Unijuí, o evento também se constitui no III Programa de Imersão do PPGDR, oportunizando a integração entre todos os integrantes do Programa. Integrado ao Simpósio, ocorre também o V Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Sideteg). A programação do evento é diversificada, com conferências e mesas redondas para discutir temas relevantes, entre os quais se destacam a abordagem territorial do desenvolvimento, inovação, políticas públicas e sustentabilidade.
Mais sobre o evento - O IV SLAEDR e o V Sideteg são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí e pela Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Redeteg), em parceria com a Red Latinoamericana de Gestión Social (Relags), a Rede Aranduassu de Estudos Regionais, a Red CIDIR, o Observa DR e o Instituto de Gestão Social (IGS). São apoiadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.