A acadêmica e formanda Francieli Gehm, do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Três Passos, realizou uma pesquisa sobre o uso e compra da calça jeans no município de Três Passos. Francieli Christin Scheuermann Gehm realizou uma pesquisa com 260 estudantes de três escolas do município de Três Passos, das três redes de ensino (municipal, estadual e particular). O estudo, que foi orientado pelo Professor Ariosto Sparemberger, constituí-se no trabalho de conclusão do curso.
Veja só os resultados da pesquisa:
O estudo constatou que a escolha da calça jeans entre os jovens entrevistados depende, principalmente, das características dessa peça do vestuário, tais como: o corte (37,25%), a cor (22,22%), a marca (16,65%) e o comprimento (10,46%). Também chama a atenção o fato de que mesmo antes dos cinco anos de idade, 52,69% dos entrevistados começaram a usar calça jeans, e antes dos 10 anos, mais de 80%.
O preço também é considerado no momento da compra, sendo que a maioria (55%) opta pelo preço e demais características ao invés da marca do jeans. Também verificou-se que os jovens sofrem influências que acabam contribuindo na hora da compra. As influências mais significativas são das pessoas que as acompanham no momento da escolha, de sua cultura, personalidade, do processo de aprendizagem com seus familiares, dos meios de comunicação, de sua renda média e de seus familiares, da classe social e da personalidade de cada um. Foram apontadas mais de setenta marcas usadas pelos jovens entrevistados, sendo que a maioria deles usa mais de uma marca. A motivação dos jovens em comprar calças jeans faz com que vão as lojas exclusivamente para adquiri-lo, mas na maioria das vezes acabam comprando alguma outra peça ou acessório para acompanhá-lo. Não são tidos fatores influenciadores o uso de apenas uma marca, a compra em apenas uma loja, e a religião – crença que orienta e influencia as atitudes.
Destaca-se ainda que as situações mais apontadas pelos jovens em que estes não usariam o jeans são: atividades físicas (24,61%), na piscina (9,24%), festa de gala e eventos formais (8,46%), num passeio (8,07%) e na praia (7,30%). Mesmo assim a calça jeans é peça básica e não podem faltar no guarda-roupa, na visão dos entrevistados.
Em termos de caracterização dos estudantes, a pesquisa identificou que entre os entrevistados são estudantes da 8ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A maioria possui idade até os 18 anos, o que caracteriza o perfil dos entrevistados. Constata-se que a idade influencia na escolha do jeans, pois pessoas de diferentes idades possuem necessidades e gostos diferentes. Quanto ao sexo dos jovens a diferença foi muito pequena, sendo 48,47% do sexo feminino e 51,15% do sexo masculino.
O estudo conclui que o comércio varejista e as indústrias que confeccionam calças jeans precisam de investimentos em marketing em especial na realização de pesquisas de mercado o que possibilita identificar as características, necessidades e expectativas dos consumidores. Possibilitando o desenvolvimento e melhor uso das marcas e da adaptação os produtos ao mercado consumidor. A apresentação e divulgação dos produtos, assim como promoções deveriam ser mais exploradas pelo comércio de Três Passos.
Um estudo desenvolvido pela formanda do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Amanda Endler, identificou preocupação da população quanto à saúde, quando referem-se ao consumo de produtos orgânicos.
Em nosso dia-a-dia, na universidade, a rotina desce do ônibus, ou do carro, vai para a aula, corre para o xerox, passa pela biblioteca, dá uma parada na cantina e retorna para casa - a alimentação acaba geralmente baseadas em lanches rápidos. Mas, no final de semana, consome-se mais produtos naturais, como frutas, verduras e legumes, produtos que muitas vezes podem ser de origem orgânica.
A pesquisa integrou o trabalho de conclusão de curso da acadêmica, e revelou dados quanto ao consumo de produtos orgânicos no município de Santa Rosa. Um questionário foi aplicado com 143 consumidores de produtos orgânicos da cidade. A coleta ocorreu de forma aleatória, apenas com consumidores de produtos orgânicos. Identificou-se que 53% são do sexo feminino; 34% entre 21 e 30 anos, seguidos de 33% entre 31 e 40 anos; a renda dos consumidores é, na maioria, de R$ 3 a 5 mil (50%), seguido de R$ 1 a 3 mil (30%).
Amanda justificou que nos dias atuais a preocupação da sociedade com a saúde e com o meio ambiente vem aumentando gradativamente, inclusive entre jovens, sendo que a agricultura orgânica torna-se uma oportunidade de negócio: “para que esse setor continue se expandindo é necessário conhecer melhor o consumidor para que se desenvolvam estratégias para estimular a demanda de orgânicos”.
O trabalho buscou identificar os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores de orgânicos no município de Santa Rosa, com intuito de descobrir o que os motiva em sua decisão de compra; e sugere que os resultados auxiliam produtores a identificar potencialidades na produção, que produzam produtos que tenham maior demanda no mercado.
Os resultados identificaram que, variáveis como ausência de agrotóxicos, alimento mais saudável, garantia/ segurança de que o produto é orgânico, sentir segurança ao se alimentar, longevidade e qualidade de vida são aspectos fundamentais no comportamento de compra desses consumidores. Questões referentes à conscientização ecológica e a preocupação com o bem estar da família tem maior importância para as mulheres em relação aos homens.