Entre os dias 12 e 15 de novembro, os acadêmicos de Educação Física da UNIJUÍ, através do componente curricular Atividades Físicas e Esportivas na Natureza, com o professor Mauro Bertollo, participaram de um acampamento orientado em Urubici/SC: “onde o Brasil é mais frio”.
O componente que estuda o entendimento e a vivência com as diversas atividades físicas, utilitárias e esportivas praticadas junto à natureza, tem como objetivo adquirir conhecimentos necessários como a legislação, planejamento, organização e a execução dessas atividades. No período de organização e execução do acampamento, os acadêmicos foram divididos em três grupos que coordenaram as ações referentes à organização do mesmo: Coordenação de Finanças, Coordenação de Alimentação e Coordenação de Saúde, Transporte, Segurança e Recreação.
O professor Mauro destacou, que a escolha por Urubici se deu devido à cidade possuir um ambiente totalmente favorável para a prática de atividades junto à natureza. “O local onde ficamos acampados foi cedido pela Secretaria de Turismo e oferece água potável, energia elétrica e banheiros. As praticas do trekking nos deixaram mais sensíveis pela exuberância e pela aproximação do meio natural. Frases como “parece que estamos fazendo um filme” foram comuns ao realizarmos as caminhadas", disse o professor.
A turma visitou o Morro do Campestre, Trilha do Rio Sete Quedas, Cascata do Avencal (parte alta), Trilha da Cascada do Avencal (parte baixa), Morro da Igreja (parte mais alta do sul do Brasil habitada) e Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Durante o acampamento diversas tarefas foram divididas entre os grupos, dentre elas podem-se destacar as da cozinha e a ronda noturna. Além das tarefas organizacionais do acampamento e dos trekking, foram vivenciadas atividades noturnas com o objetivo de trabalhar valores estudados durante o semestre. Para a acadêmica Jéssica Della Flora o acampamento lhe possibilitou ampliar a visão como profissional “além de ser interessante visitar lugares maravilhosos em Urubici e interagir com a natureza, para mim foi possível ampliar a minha visão do campo de trabalho de um profissional de educação física, pois percebi que há muitas possibilidades de trabalho que eu desconhecia”.
Além da relação entre profissional e as novas possibilidades no mercado de trabalho, a realização de esportes que possibilitam ao homem interagir em um ambiente diferenciado da universidade, também foi considerado pelos acadêmicos de grande importância. “Além de aprender como funciona um acampamento e ter a oportunidade de conhecer lugares novos, foi muito bom realizar atividades que tenham contato com a natureza”, relatou o acadêmico Júlio Suzuki.
No próximo sábado a turma vivenciará a última atividade prática do semestre, realizando o “boiacross” no rio Ijuí, no qual percorrerá aproximadamente 5 km entre as margens do rio. Logo após fará uma confraternização junto ao Hotel e Spa Fonte Ijuí.
Expressar, através da fotografia, o encanto de um momento. Assim, Janaína Provenci, técnica do Laboratório de Fotografia da UNIJUÍ, eternizou o “Passeio colorido pelos canais de Brugge", fotografia que representa o Brasil no concurso internacional “FotoUniversia”. “Estou muito feliz em ter uma foto minha na final de um concurso internacional e me sinto honrada em representar o meu país. É uma experiência nova e interessante”, destacou Janaína.
O Concurso FotoUniversia abrange toda a comunidade universitária ibero-americana (membros da comunidade universitária, estudantes matriculados, professores ou funcionários das instituições de ensino).
A foto "Passeio colorido pelos canais de Brugge", concorre na categoria “Meus lugares preferidos”. Ao todo eram cinco categorias, sendo que Janaína inscreveu seis fotos em duas categorias "Minhas viagens" e "Meus lugares preferidos".
Na primeira fase nacional, Janaína Provenci classificou uma fotografia na categoria "Minhas viagens" e duas na categoria "Meus lugares preferidos". Cada foto recebeu um voto, de 1 a 10, pelo público internauta e as seis fotos, por categoria, com a melhor média, passaram por um júri, para então serem escolhidas as que representariam o Brasil na fase internacional.
A foto "Passeio colorido pelos canais de Brugge" foi selecionada para a fase internacional, que iniciou no dia 1º de novembro. Mais de vinte países estão concorrendo. A votação segue até o dia 1º de dezembro, sendo que qualquer pessoa pode votar dando uma nota de 1 a 10. Novamente, as fotografias com melhor média serão avaliadas por um júri.
“É muito bom poder contar com os amigos, com os amigos dos amigos... Enfim, o carinho e apoio é algo indescritível. Todos os dias as pessoas me dizem que estão votando e torcendo por mim. Acho que nunca imaginei todo esse envolvimento. Sem falar na intensa dedicação da família nesses dias de votação”, salientou Janaína, que produziu a foto durante um curso que realizava na Espanha.
O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro. Para votar é só acessar http://foto.universia.com.br/verfoto/Passeio-colorido-pelos-canais-Brugge .
Os cinco primeiros vencedores ganham uma câmera profissional. Entre eles, será escolhido apenas um que receberá também o prêmio em dinheiro de três mil euros.
A galera de Biologia anda por Coronel Barros fazendo um ciclo de palestras “Resíduos sólidos? E eu com isso?”. As escolas, Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier e de Ensino Médio de Coronel Barros, estão recebendo a visita das bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET Biologia, Geodeli Corrêa e Ana Claudia Escaio.
Através da Associação IPD, a Agente Ambientalista do município Marisa Franciele Maturana, entrou em contato com as mesmas, as quais foram convidadas a desenvolver um ciclo de seis palestras sobre separação de resíduos sólidos, desde a Pré-Escola ao 3º ano do Ensino Médio. As primeiras palestras ocorreram nos dias 08 e 09, tendo como público-alvo educandos da pré-escola à 5ª série.
As palestras tratam da problemática da geração e acúmulo de resíduos, sustentabilidade e destinação correta dos materiais. Apesar do município não ter implantado a coleta seletiva ainda, estas tem como intenção, conscientizar a comunidade escolar da importância da separação e que esta atitude contribui para uma sociedade mais organizada, limpa e ecologicamente correta.
O conteúdo das palestras é o mesmo para todas as séries, porém a linguagem utilizada varia. Tem como dinâmica uma parte, teórica e outra prática. O diferencial está na abordagem prática que, para as séries iniciais do ensino fundamental, tem uma representação lúdica, que conta com fantoches representando os materiais e coletores coloridos. Para as séries finais e ensino médio, a prática consiste em separar conforme as cores dos coletores, os resíduos gerados em um dia.
Segundo Geodeli Corrêa, este foi um grande desafio, uma vez que a graduação dá apenas uma base de como interagir com os educandos e, normalmente, durante os estágios trabalha-se apenas com uma série. “Neste caso, precisávamos utilizar diferentes estratégias e linguagens que fossem de fácil entendimento, haja vista as distintas faixas etárias, e níveis de conhecimento”, observa.
Segundo ela, as atividades de extensão desenvolvidas durante a graduação promovem e integram a formação acadêmica com a futura atividade profissional, sendo uma oportunidade de aprendizagem das dinâmicas que o professor precisa desenvolver em sala de aula para que seja compreendido pelo aluno e que este interaja de modo que a efetividade da construção do conhecimento seja plena. Além disso, é uma possibilidade de formação complementar e capacitação do graduando, pois, quando inserido no mercado de trabalho, este provavelmente será um profissional diferenciado com múltiplas habilidades.
Nos dias 18 e 22 de novembro as bolsistas retornam às escolas para a conclusão do ciclo de palestras que serão proferidas aos alunos a partir da 6ª série ao 3º ano do Ensino Médio.
Parabéns para as bolsistas! E você não pensa em encarar um projeto desses?