As diferenças de consumo de produtos de beleza entre homens e mulheres, o sentimento de vergonha e aversão a feminilidade dos homens requer uma postura estratégica dos responsáveis pelas vendas. Este foi um dos assuntos abordados em uma pesquisa que investigou o consumo de produtos de beleza na região Noroeste do Estado. A pesquisa é um trabalho de conclusão de curso de Administração da aluna Aline Weisner, que traz resultados curiosos quanto ao consumo destes produtos por homens e mulheres.
A acadêmica realizou uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que apresentou à banca, na UNIJUÍ Campus Santa Rosa. O trabalho, com o título "Beleza e Consumo: um estudo exploratório das atitudes do consumidor e dos hábitos de compra de produtos associados", foi orientado pelo professor Luciano Zamberlan.
Aline investigou o comportamento do consumidor, explorou a vergonha no consumo de produtos de beleza por parte do homem, as diferenças no consumo por homens e mulheres e o que eles entendem por beleza. A acadêmica destacou que muitas são as diferenças encontradas entre homens e mulheres, onde praticamente em todas as questões as mulheres concordavam mais, desde os hábitos de uso dos produtos até as motivações que os levavam a compra e uso deles. “Essas diferenças podem ser explicadas pela cultura que cada indivíduo está inserido. Nesse sentido as mulheres carregam uma responsabilidade histórica de serem belas, já os homens refletem a imponência da masculinidade e consequentemente ao não uso desses produtos, ou até mesmo a vergonha de assumir que utiliza esses produtos”.
Ela destaca que os empreendedores da área devem estar atentos às mudanças do perfil do consumidor, proporcionando um ambiente que estimule a venda, nesse caso específico, proporcionar aos consumidores uma seção especial para homens. A desmistificação desse segmento para os homens pode ter contribuído para estas concordâncias, mesmo pequenas em relação às mulheres, porém salientes quando visualizadas pelo contexto do consumo desses produtos pelos homens.
Entre os resultados observou-se o significado de beleza. Para a maioria do entrevistados o conceito de beleza é a boa aparência, pessoas que se acham belas; identificou-se que perfume, protetor solar e creme dental são os produtos mais consumidos; as motivações de consumo são para o bem estar e para seduzir; a compra é decidida pela qualidade, pela marca do produto e por um bom atendimento, um atendente que tenha conhecimento do produto; as fontes de informações para a compra são pessoas que já usaram o produto e profissionais da área; e a parte do corpo que mudaria na busca pela beleza é o abdômen.
A acadêmica conclui que as pessoas visualizam a beleza como sendo um todo do indivíduo, passando a valorizar conceitos de bem-estar e saúde, além do costumeiro pensamento associado ao uso de produtos de beleza somente pela estética. O consumo de produtos de beleza reflete o que cada indivíduo gostaria de ser. Moldes de celebridades, para simplesmente elevar sua autoestima ou ainda agradar o companheiro são alguns motivos que levam a utilização desses produtos. Com os resultados da pesquisa a aluna propõe sugestões estratégicas de marketing para o setor, novas estratégias de negócios.