A Unijuí oportuniza experiências formativas diferenciadas para os estudantes. São situações reais em que as áreas colaboram com a comunidade. Nas últimas semanas, a Fenadi Virtual 2020, que teve a Unijuí como casa, estudantes de diversas áreas colocaram a mão na massa para o evento acontecer. Confira a última da série sobre o trabalho dos estudantes da Unijuí na Feira:
Estudantes dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda estiveram engajados no projeto da Fenadi Virtual desde o início, com o desafio criativo PlayCom, comemorativo aos 25 anos dos cursos, na criação da campanha e de conteúdos.
Para dar continuidade ao projeto, a Fenadi Virtual foi cliente da Usina de Ideias, que é agência experimental dos cursos e, por meio desta parceria, os estagiários colocaram a mão na massa, produzindo conteúdo e criações gráficas, elaborando matérias, releases, roteiros, cards, entre outros materiais. Os acadêmicos envolvidos são Bruno Sloczinski Guterres, Letícia Breunig e Susan Pereira, sob orientação da jornalista responsável pelo laboratório Andriele Muller.
A estudante do curso de jornalismo, Letícia destaca:
“Foi um desafio. Gostei muito, pois é uma experiência que enriquece.Toda essa experiência que estou adquirindo no estágio me proporciona mais confiança e preparação para ingressar no mercado de trabalho”.
Susan, egressa de publicidade e estudante de jornalismo explica:
“Fazer a cobertura deste evento tão grandioso foi desafiador e necessário, pois através do estágio estou conseguindo aliar as teorias vistas em sala de aula com a prática jornalística do dia a dia, podendo assim me preparar para desafios futuros”.
Bruno, estudante de publicidade, conclui:
“Quando iniciei o estágio na Usina de Ideias já me envolvi com a Fenadi Virtual, este tempo foi bem agitado em questão de produção de materiais para a feira, creio que esta experiência serviu como uma forma de sentir como se dá o processo de criação em um contexto profissional no campo da publicidade, assim como desenvolver um dinamismo e um maior entendimento sobre questões técnicas do meio.”
Por Susan Pereira, estudante de Jornalismo da Unijuí.
A Unijuí oportuniza experiências formativas diferenciadas para os estudantes. são situações reais em que as áreas colaboram com a comunidade. Nas últimas semanas, na Fenadi Virtual 2020, que está acontecendo tendo como casa a própria Universidade, estudantes de diversas áreas colocaram a mão na massa para o evento acontecer. Confira a série de posts com o trabalho dos estudantes da Unijuí na Feira:
Uma das atrações da Feira é a gastronomia e o Laboratório dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Unijuí é palco deste show de sabores, sob orientação da chef de cozinha Tiana Maxine Kronbauer Hintz e da professora Eilamaria Libardoni Vieira, além da coordenadora Adriane Huth, que orientam e auxiliam os estudantes no preparo de receitas típicas das etnias ao vivo.
Cleber Vione Sperotto, estudante de gastronomia, que auxiliou na preparação dos pratos típicos comenta:
Como estudante de Gastronomia na Unijuí sinto-me muitíssimo honrado e feliz pela oportunidade de participar da Fenadi Virtual, auxiliando nas preparações dos pratos típicos holandês (Lasanha de Abacaxi) e espanhol (Paella). Espero poder contribuir muito para o desenvolvimento da gastronomia na região. Acredito que a participação gerará visibilidade e interesses em conhecer melhor o trabalho que alunos de Gastronomia estejam desenvolvendo.
Já a estudante Laura Ledermann, de Nutrição, observa:
Auxiliar o chef Jefferson Choko na preparação de um prato que representa a história do povo Afro foi uma experiência repleta de novos conhecimentos. Agradeço a oportunidade única que o curso de Nutrição me proporcionou, pois pude colocar em prática algumas técnicas aprendidas em aula e, também, por fazer parte deste grande e inovador evento, a Fenadi Virtual.
Confira toda a Programação da Feira e as atrações clicando neste link.
Por Susan Pereira, estudante de Jornalismo.
A Unijuí oportuniza experiências formativas diferenciadas para os estudantes. são situações reais em que as áreas colaboram com a comunidade. Nas últimas semanas, na Fenadi Virtual 2020, que está acontecendo tendo como casa a própria Universidade, estudantes de diversas áreas colocaram a mão na massa para o evento acontecer. Confira nova matéria sobre o trabalho dos estudantes da Unijuí na Feira:
Para o desenvolvimento do projeto da sala com conteúdo exclusivo para público infantil, o curso de Pedagogia auxiliou na curadoria dos conteúdos, com o envolvimento de estudantes e a orientação da professora Eulália Marin, que acompanhou as acadêmicas envolvidas na montagem da sala e durante as gravações.
A estudante Francis Helena Mendonça, que auxiliou na montagem da sala e atuou como âncora, realizando oficina, destaca: “Foi bem desafiador, nunca tinha feito nada parecido antes, sempre fui tímida. Minha participação foi fazendo a abertura para cada etnia fazer sua apresentação. Eu amei a experiência sendo "apresentadora" por um dia, com certeza me acrescentou em muito esta oportunidade”.
Já a estudante Alana Vieira auxiliou na montagem e elaboração de um cenário atrativo para as crianças assistirem, mas que facilitasse a locomoção e permitisse ao público a liberdade para criar a partir daquele ambiente. Ela explica: “enquanto pedagoga em formação, todos os momentos em que pensamos a criança e a infância são enriquecedores. Quando pensamos em espaços para crianças, precisamos ter como premissa o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo. Durante a montagem do cenário, consideramos o desenvolvimento cognitivo e afetivo principalmente, que potencializaram as vivências e a contação de histórias. Fazendo com que as crianças que estão assistindo e assistirão as programações, identifiquem que aquele momento e espaço foi pensado para elas”.
Confira toda a Programação da Feira e as atrações clicando neste link.
Por Susan Pereira, estudante de Jornalismo.
A Unijuí oportuniza experiências formativas diferenciadas para os estudantes. são situações reais em que as áreas colaboram com a comunidade. Nas últimas semanas, na Fenadi Virtual 2020, que está acontecendo tendo como casa a própria Universidade, estudantes de diversas áreas colocaram a mão na massa para o evento acontecer. Confira mais uma produção da série com o trabalho dos estudantes da Unijuí na Feira:
O palco principal das atrações culturais da Fenadi Virtual é o Salão de Atos do Campus Ijuí. Ele foi todo produzido especialmente para o evento. E, neste trabalho, se envolveram estudantes dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, com a orientações de técnicos e professores das áreas. O Projeto foi feito pelo Escritório de Design, com orientações da técnica Laura Allebrandt, funcionária e egressa do curso de Design, além de Franciele Zientarki Engerroff, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo e Jonas Herbert, do curso de Design.
A estudante Franciele explica que depois da ideia inicial, tudo foi se modificando e ajustando conforme solicitado:
“Foi bacana, consegui aliar a teoria à prática com a ajuda dos professores”, avalia.
A egressa Laura Allebrandt observa:
“Participar da realização do palco da Fenadi 2020, desde a logística e projeto até a construção, foi desafiador e muito gratificante. Foi possível colocar em prática certos conhecimentos aprendidos na graduação que ainda não haviam sido explorados na minha vida profissional. Além disso, o trabalho em equipe oportunizou a troca de experiências que só um projeto dessa magnitude poderia proporcionar”.
Materiais gráficos para o Festival Gastronômico
O curso de Design também realizou o trabalho com materiais gráficos para o Festival Gastronômico, como a marca, adesivo e cardápio, bem como o material para o aplicativo Aiqfome. Saiba mais sobre o Festival aqui.
O estudante de Design, Eduardo Rubin Deutschmann, salienta:
Foi muito importante poder participar disso, principalmente poder ter essa troca de experiências e a oportunidade de conhecer novas pessoas, mesmo que em âmbito virtual e o resultado disto é uma evolução tanto profissional, quanto pessoal. Posso dizer que foi um período de grande aprendizagem, e sinto que evolui muito nesse período e que essa oportunidade me qualifica ainda mais para um futuro no mercado de trabalho”.
Confira toda a Programação da Feira e as atrações clicando neste link.
Por Susan Pereira, estudante de Jornalismo.
Tudo o que aprendem em sala de aula, nossos estudantes colocam em prática ainda durante a graduação. O aprendizado é levado da Unijuí para a comunidade e transforma os universitários e também a sociedade. Na série “Aprendi na Unijuí” você vai conhecer o trabalho da estudante do curso de Pedagogia da Unijuí, Júlia Herter Schneider, sobre a pedagogia com crianças autistas em tempos de isolamento social. Confira:
A pandemia da covid-19, além de desafiar nossos estudantes a aprender de forma online, também fez com que pensassem o fazer de suas futuras profissões a partir dessa nova situação. Na disciplina de Didática e Pedagogia, ministrada pela professora Eulália Marin, por exemplo, a estudante Júlia Herter Schneider desenvolveu um trabalho a partir de reflexões e questionamentos acerca da didática pedagógica em uma perspectiva educacional para pessoas com deficiência em tempos de pandemia.
“Para realizar o trabalho foram feitas entrevistas e pesquisas teóricas com professores da educação básica de Ijuí. O objetivo principal foi compreender quais são os desafios e as estratégias que os professores da educação básica estão usando com seus alunos deficientes durante a pandemia do novo coronavírus”, explica a estudante.
Júlia acredita trabalhos assim contribuem para que a sociedade reflita sobre o processo de empatia na educação inclusiva. “Também contribui significativamente em minha formação enquanto futura pedagoga, para que consiga analisar, refletir e inovar em minha didática pedagógica, assim como para estar preparada para atender a todos os tipos de alunos, independente de sua cultura, raça, condição social e ou deficiência”, afirma.
Tudo o que aprendem em sala de aula, nossos estudantes colocam em prática ainda durante a graduação. O aprendizado é levado da Unijuí para a comunidade e transforma os universitários e também a sociedade. Na série “Aprendi na Unijuí” você vai conhecer o trabalho da estudante do curso de Pedagogia da Unijuí, Vanderluza Soares, sobre idosos durante o isolamento social. Confira:
A pandemia exigiu distamento. O abraço e o toque precisaram ser deixados de lado, mas isso não significa que o afeto diminuiu. Pensando em como essa situação afeta os idosos, a estudante do curso de Pedagogia da Unijuí, Vanderluza Soares, realizou um trabalho muito especial junto aos idosos da Sabeve. Confira o relato:
Esse trabalho com os idosos em tempos de isolamento social é elaborado pela equipe de multiprofissionais da qual faço parte, atendendo a área de recreação. Nosso trabalho se constitui de acordo com recomendações do Ministério Público e da Vigilância Sanitária. Os profissionais da saúde elaboram estratégias de proteção ao contágio pelo novo coronavírus e nós multiprofissionais planejamos e apresentamos planos de trabalho seguindo as recomendações de distanciamento e higienização. Cuidamos o ambiente nos quais acontecem os encontros e redobramos a atenção a possíveis sintomas.
Muitos idosos necessitam conviver socialmente e em tempos de pandemia sabemos que a falta desse convívio pode trazer consequências graves e uma delas é a depressão. Neste período de pandemia construí um plano que atendesse de alguma forma as necessidades do idosos. Criamos uma rotina e, com esta, atividades de lazer com: músicas, jogos (os idosos gostam muito de jogar bingo, dominó...), dinâmicas, leituras, temos o dia do cinema, uma vez por mês fazemos uma receita, temos um dia para trabalhos manuais, e um projeto com o tema “a arte das palavras na melhor idade” - os idosos são convidados a fazer poesias e conseguimos resultados emocionantes. Para um bom trabalho em tempos de isolamento a pesquisa está sendo fundamental. Procuro saber toda a semana o que outros lares estão fazendo para que os idosos possam ter dias agradáveis, com sua saúde mental preservada.
Tenho tido apoio dos meus professores nesses anos todos e sempre que surge alguma dúvida peço ajuda a eles. Como desenvolvemos um trabalho em equipe, não tomamos decisões sozinhos. Todos os dias conversamos sobre as atividades a serem propostas, as quais têm como objetivo principal respeitar a identidade dos idosos, a individualidade, as suas capacidades físicas e mentais. E uma observação bastante importante nesse momento: respeito a religiosidade de cada morador.
Com isso, acredito que ao cuidarmos bem dos idosos, estamos cuidando da nossa história. E esta é uma das contribuições para a sociedade, proteger e cuidar bem de quem tanto fez por nós. Igualmente importante é aprender com essa geração que certamente tem muito a nos ensinar. Enquanto futura Pedagoga tenho a oportunidade de atuar na área da educação não formal, todos os dias aprendemos juntos e essa é uma das possibilidades desta área. Tenho conseguido aproveitar todas as disciplinas, de cada uma surge uma nova ideia de trabalho, de cada estudo um novo jeito de olhar para as práticas e melhor atender essa faixa etária, a qual chamamos carinhosamente e fazemos tudo para ser a melhor idade.