Tudo o que aprendem em sala de aula, nossos estudantes colocam em prática ainda durante a graduação. O aprendizado é levado da Unijuí para a comunidade e transforma os universitários e também a sociedade. Na série “Aprendi na Unijuí” você vai conhecer o trabalho da estudante do curso de Pedagogia da Unijuí, Júlia Herter Schneider, sobre a pedagogia com crianças autistas em tempos de isolamento social. Confira:
A pandemia da covid-19, além de desafiar nossos estudantes a aprender de forma online, também fez com que pensassem o fazer de suas futuras profissões a partir dessa nova situação. Na disciplina de Didática e Pedagogia, ministrada pela professora Eulália Marin, por exemplo, a estudante Júlia Herter Schneider desenvolveu um trabalho a partir de reflexões e questionamentos acerca da didática pedagógica em uma perspectiva educacional para pessoas com deficiência em tempos de pandemia.
“Para realizar o trabalho foram feitas entrevistas e pesquisas teóricas com professores da educação básica de Ijuí. O objetivo principal foi compreender quais são os desafios e as estratégias que os professores da educação básica estão usando com seus alunos deficientes durante a pandemia do novo coronavírus”, explica a estudante.
Júlia acredita trabalhos assim contribuem para que a sociedade reflita sobre o processo de empatia na educação inclusiva. “Também contribui significativamente em minha formação enquanto futura pedagoga, para que consiga analisar, refletir e inovar em minha didática pedagógica, assim como para estar preparada para atender a todos os tipos de alunos, independente de sua cultura, raça, condição social e ou deficiência”, afirma.