Tudo o que aprendem em sala de aula, nossos estudantes colocam em prática ainda durante a graduação. O aprendizado é levado da Unijuí para a comunidade e transforma os universitários e também a sociedade. Na série “Aprendi na Unijuí” você vai conhecer o trabalho da estudante do curso de Pedagogia da Unijuí, Francis Mendonça, analisando a “Educação Infantil em Tempos de Pandemia”. Confira:
A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas neste ano de 2020. As rotinas foram transformadas. Veio o distanciamento social e com ele a suspensão das aulas em todos os níveis de ensino, para evitar aglomerações. A aula online foi uma alternativa para que o ano letivo não fosse perdido. No entanto, para a educação infantil, o desafio se mostrou ainda maior. Como trabalhar com as crianças a distância? Essa foi uma resposta buscada no curso de Pedagogia da Unijuí, pela estudante Francis Mendonça. Confira o relato:
O trabalho “Educação Infantil em tempos de pandemia” foi desenvolvido na disciplina de “Estágio: Docência e Currículo na Educação Infantil”, todas as estudantes da turma foram desafiadas a investigar essa questão. Eu trabalhei a partir do resultado obtido como resposta das vivências enviadas aos pais das crianças da escola de educação infantil na qual eu fiz meu estágio, vivências que eram enviadas pela professora da turma.
O objetivo principal era refletir sobre as concepções de desenvolvimento infantil em espaços escolares e quais as possibilidades de organização de uma proposta pedagógica sustentada nas relações, nas interações e em práticas educativas intencionalmente voltadas para suas experiências cotidianas e seus processos de aprendizagem no espaço coletivo. No entanto, devido à pandemia, esse objetivo teve que se adaptar a esse novo cenário, e assim fazer o acompanhamento a distância.
Considerando a necessidade de manter vivo o desenvolvimento integral das crianças, as famílias tiveram que se envolver muito mais, então isso contribuiu para que essa aproximação fosse qualificada, instrumentalizando pedagogicamente as famílias com vivências endereçadas às crianças. E para minha formação isso contribuiu para rever as diversas formas de como dar aula, até mesmo estando longe da escola.