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Black Sabbath: Mesmo sob chuva intensa, banda entusiasma fãs no adeus ao Brasil


A chuva veio na noite do domingo (4) em São Paulo como previsto. Apertou, encharcou a plateia e não deu trégua até o final, mas não conseguiu estragar o que promete ser o último show da carreira do Black Sabbath para os fãs brasileiros. O aguaceiro não diminuiu o entusiasmo das 65 mil pessoas no estádio do Morumbi nem a força da performance do grupo que deu forma ao heavy metal quase 50 anos atrás.

Em uma apresentação de 1h40, iniciada com apenas 5 minutos de atraso, a banda inglesa cumpriu à risca o script das performances da perna latino-americana da turnê “The End”, de 13 músicas, quase todas dos três primeiros álbuns e sempre na mesma sequência.

A previsibilidade ajuda a impedir grandes erros dos quase septuagenários, mas priva os fãs de grandes surpresas e da esperança de canções de alguns álbuns favoritos, como “Sabotage” (1975).

O vocalista Ozzy Osbourne comanda o show com seus habituais “I love you all” e “I can’t hear you”, mas poucos momentos parecem fugir realmente do plano. Em um deles, o cantor se juntou ao coro do público que pedia a uma fã sem camiseta que se virasse. “Vira! Vira!”, gritou Ozzy, em bom português.

Não que alguém tenha saído do estádio reclamando. Os três integrantes do quarteto original mantêm um entrosamento que torna difícil acreditar nos anos separados.

Ozzy talvez não consiga atingir as notas mais altas de antigamente, mas é responsável pelo contato direto com o público. Levanta a camisa, mostra a bunda e segura a energia dos fãs mesmo sob o castigo da chuva.

O guitarrista Tony Iommi assina os acordes que dão o peso do som da banda. Cada solo inacreditável parece uma prova de que a luta contra o câncer, que deixou fãs apreensivos nos últimos quatro anos, realmente foi vencida.

E o baixista Geezer Butler pode ser o mais discreto da banda, mas sua contribuição vai além da performance irretocável no palco. Principal letrista do grupo até a saída de Ozzy, em 1979, sua influência é sentida em todas as canções clássicas do show.

Seria perfeito para os fãs, em uma turnê que promete encerrar a carreira do Sabbath, ver Bill Ward na bateria. Divergências sobre cachês e questões de saúde (as versões variam conforme o lado) impediram a despedida com a formação clássica.

Mas a entrada de Tommy Clufetos, da banda da carreira solo de Ozzy, no lugar de Ward teve suas vantagens. Como a bateria depende de vigor físico, um músico com 30 anos a menos fez diferença e os clássicos do Sabbath tiveram o peso que merecem.

Até o longo solo de Clufetos empolgou a plateia. Com mais de seis minutos de duração, que serviram de ligação entre a instrumental “Rat salad” e a introdução da clássica “Iron man”, o baterista conseguiu segurar a atenção do público sozinho no palco -- o suficiente para um breve descanso do trio clássico e seu retorno.

O show deste domingo em São Paulo marca o início da contagem das dez apresentações finais do Sabbath. A última performance, apropriadamente, está marcada para Birmingham, na Inglaterra, cidade-natal do grupo. Ozzy, Iommi e Geezer, pelo visto no Brasil, estão fechando de forma digna a história de uma das bandas mais importantes do rock.

Fonte: G1


Ruas de São Paulo são palco de dança para Céu no clipe de “Varanda Suspensa”


Um novo clipe de Céu foi apresentado nesta sexta. Para embalar as futuras tardes quentes do final de semana, a cantora escolheu Varanda Suspensa como a nova canção para ser transformada em projeto audiovisual.

A música é parte do mais recente disco de Céu, Tropix. Além dela, o primeiro single, Perfume do Invísivel, também ganhou um clipe próprio.

Varanda Suspensa foi dirigida e produzida por Indira Dominici. O vídeo foi registrado inteiramente em Super 8, conferindo um aspecto granulado à filmagem.

Céu é bailarina tropical e urbana no clipe de “Varanda Suspensa”

O videoclipe da sensual e brasileiríssima canção filmado todo em preto e branco traz Maria do Céu se divertindo demais e parecendo muito confortável.

Em entrevista para a Rolling Stone, ela também revela ter sentido vergonha em determinados momentos enquanto gravava o clipe.

"Tive que exercitar meu lado cênico, que não posso dizer que é meu forte [risos]. É um delírio ter essa tropicalidade introjetada e ter que conviver com uma realidade diária bastante dura."

Embora evoque uma série de imagens que fazem referência a cenários praieiros e tropicais, o clipe se contrapõe ao mostrar a paulistana dançando erraticamente pelas cinzentas ruas do centro de São Paulo.

O vídeo ainda intercala – em uma espécie de referência indireta à artista plástica Stephanie Sarley – cenas espontâneas da intérprete esmagando frutas com as próprias mãos.

"Foi tudo muito instintivo. A equipe era formada por pessoas amigas. Estávamos nos divertindo e achamos que era um bonito signo."

Céu é premiada como Artista do Ano no Prêmio APCA 2016

A cantora venceu como Artista do Ano, tendo como trunfo o álbum Tropix, o quarto registro de inéditas da sua carreira.

 Mahmundi levou o prêmio Revelação por seu ensolarado disco de estreia, Mahmundi, que veio como sequência aos primórdios EPs Efeito das Cores (2012) e Setembro (2013).

Na área Produção e Direção Artística, quem levou foi Rica AmabisDaniel “Ganjaman” Takara e Tejo Damasceno pelo disco homônimo do Sabotage.

O troféu APCA de Melhor Álbum do Ano foi para MM3, trabalho lançado pelo grupo Metá Metá e o concorrido Melhor Show foi para o BaianaSystem.

Fonte: A Gambiarra


Luan Bates (Seu Ninguém) explora as influências do britpop em EP solo


Já falamos aqui sobre o Seu Ninguém, banda muito boa e que vem se saindo muito bem na cena do Rio Grande do Norte.

Agora, o vocalista e guitarrista Luan Regio está com um projeto solo sob a alcunha de Luan Bates, e lançou seu primeiro EP, intitulado Listen Up, Mates, que consiste na faixa-título e mais duas b-sides, uma prévia do primeiro álbum solo que Luan deve lançar.

As músicas foram compostas entre 2010 e 2012 e mostram reflexões sobre a transição entre a adolescência e vida adulta, além da entrada no mundo da música. Para Luan, as grandes influências para as músicas são as bandas de britpop e cantores como Ryan Adams e Jeff Buckley.

"Este EP – e todos os outros trabalhos que virão por aí – é um memorial, um registro sobre crescer e se moldar numa cidade distorcida que não costuma oferecer um caminho não-mecanizado para si mesmo e para quem forma seu ambiente. Hoje tiro um pouco disso de mim e coloco em vocês, em quem tiver 16 minutos a perder em três músicas."

Listen Up, Mates foi lançado pelo selo do próprio músico, Nightbird Records.

Fonte: Tenho mais discos que amigos


Justice e a paixão por carros em clipe de “Fire”, com Susan Sarandon


O duo de French House, Justice, lançou esta semana um inédito videoclipe para mais uma das faixas de seu atual disco, Woman. Este é o terceiro registro do projeto.

O vídeo traz uma convidada especial. A atriz Susan Sarandon evoca seu passado de Thelma & Louise e bota para funcionar o estiloso carro.

A fotografia, que também desperta muita nostalgia e uma vibe anos 80, foi cuidada por Pascal Teixeira.

Amor automotivo é o principal mote de “Fire”

Dispostos a curtir seu carro cheio de atitude é que Xavier de Rosnay e Gaspard Augé botam a mão na massa. Tiram a máquina da garagem e começam cheios de cuidado a limpá-la até ficar brilhando. Isso bem em tempo de Susan chegar em cena para fazer o test drive e pisar fundo.

Além de fazer cavalo-de-pau e tomar vento na cara, a atriz também se exibe ao sol, mostrando que apesar da idade, ainda sabe como seduzir as câmeras vestindo apenas jeans e camiseta.

O aguardado retorno de Justice ao Brasil

Embora projetos eletrônicos venham com bastante frequência ao Brasil, nomes grandes com Daft Punk e Justice não descem para a América Latina tanto quanto gostaríamos. Principalmente para o Brasil.

A última passagem da dupla pelo país foi em 2008 como headliner no evento eletrônico Skol Beats. Isso foi muitos anos antes do nome ser transportado para uma dos modelos da marca de cerveja.

O nome Justice foi estimado para o Lollapalooza Brasil 2017, mesmo que o duo não tenha estado na edição de Chicago no começo do ano. Umas das atrações para as edições brasileira e chilena será revelada no próximo dia 16 de novembro. Quem sabe não somos surpreendidos?

Fonte: A Gambiarra


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