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Terceiro ano da EFA socializa resultados de atividade de Práticas Corporais na natureza

No início do mês de maio o terceiro ano da EFA embarcou em uma aventura interdisciplinar. Sob coordenação das professoras Eduarda Virginia Burckardt e Tainá Andreatta, estagiária da Educação Física, com a colaboração dos professores Jader Kappaun da Silveira, Silvana Marchioro e Anamaria Pereira, os alunos realizaram um acampamento nas imediações da Fonte Ijuí.

O objetivo deste momento foi contextualizar o desenvolvimento humano e as relações do homem consigo mesmo, com a natureza e com o outro através do movimento. Com duração de dois dias, o acampamento contemplou oficina de nós e amarrações, momentos de recreação, trilha cega, rondas noturnas, análise do ph da água local, atividades de ascensão, slackline e rapel, todos permeados por momentos de debates e reflexões.

Segundo a professora Eduarda, nessa relação homem-natureza, compreendidos como parceiros, os sujeitos se re- encontram e gestam inúmeras novas oportunidades de se aproximarem, de compartilharem percepções, sentimentos, emoções, desejos, de conhecerem melhores a si mesmos e de agregarem valores às suas relações.

O programa Rizoma recebeu a professora Eduarda Burckardt e os alunos Alex, Lourenço, Eduarda e Mardhjorie. Eles socializaram com a audiência a experiência nessa atividade e os aprendizados trazidos na bagagem. Confira:

Galeria de registros durante o acampamento na Fonte Ijuí:


Rizoma discute a privacidade em tempos de redes sociais!


A globalização e acesso à Internet vêm crescendo a cada ano, constituindo-se num ambiente completamente novo para relações sociais, comerciais e profissionais. No entanto, a frequente exposição das pessoas, de suas famílias, hábitos e preferências nas redes sociais são tamanhos, que já existem estudos e pesquisas direcionadas à conscientizar a população sobre os perigos que a superexposição pode causar. Não é raro que as pessoas postem informações que possam ir contra seus interesses e acarretam, inclusive, a perda de amigos, família, emprego, etc.

A importância do direito à privacidade é tão grande que nem mesmo a pessoa, ainda que deseje, consegue renunciar ou abdicar dele. Segundo a Constituição Federal (artigo 5º, X), são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

Pensando nisso, o Rizoma Unijuí resolveu discutir, esta semana, a Privacidade em Tempos de Redes Sociais. E para tal, os estúdios da UNIJUÍ FM receberam, na manhã da quarta-feira, 23, os professores Walter Frantz (DCJS), Maurício de Campos (DCEng) e a psicóloga Liége de Jesus. Na pauta, foram debatidas as transformações nos últimos anos que culminaram em ameaças à privacidade dos cidadãos, seja pela superexposição dos usuários nas redes sociais ou até mesmo algoritmos que retém seus dados pessoais em prol de interesses comerciais.

De acordo com o professor Walter Frantz, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) da Universidade, o problema da superexposição relaciona a velocidade das coisas com o próprio instinto humano. "Como dizia Aristóteles, o ser humano é um animal político, então me parece que nós dificilmente conseguimos viver isolados ou em privacidade, nós necessitamos dessas relações", afirmou o docente, citando um dos piores castigos que alguém pode ter: o de serem privados do convívio social. "Isso mostra que na relação um com o outro existe algo de muito importante para a vida das pessoas", completou.

Já de acordo com o professor Maurício de Campos, do Departmento de Ciências Exatas e Engenharia (DCEng), as pessoas têm uma falsa sensação de segurança por utilizarem seus próprios dispositivos, computadores e smartphones pessoais. "Na verdade está tudo numa rede, e a tendência com a Internet das coisas é ficar mais conectado ainda, aumentando a vulnerabilidade e ao mesmo tempo a tendência das pessoas se protegerem", disse durante a entrevista. Para ele, a tecnologia pode ser usada tanto pro bem quanto pro mal, logo, "uma pessoa com um sentimento maldoso pode usar essas informações para o mal", enfatizou Campos, dando exemplos de sequestroes e assaltos motivados pelo que foi compartilhado em redes sociais.

Liége de Jesus, por sua vez, falou sobre a comparação entre o prazer da liberdade e a angústia que os excessos de liberdade podem proporcionar. "Eu vejo que, na vida cotidiana das pessoas, as redes sociais têm um peso muito grande, por exemplo, o que o jovem de hoje traz como material na terapia não é a mesma coisa que o adulto, para eles, a realidade é o que fulano comentou na foto ou a curtida", comentou a psicóloga. De acordo com elas, a linguagem dos jovens é "grudada com o virtual", portanto, não há separação. Desta forma, "a privacidade nas redes sociais quase não existe".

Você pode ouvir a entrevista na íntegra com os professores Walter Frantz (DCJS); Maurício de Campos (DCEng) e a psicóloga Liége de Jesus, logo abaixo:


Confira também, clicando aqui, a live da entrevista no Rizoma desta quarta-feira.


UNIJUÍ comemora Dia do Vestibulando com inscrições gratuitas para a prova de inverno

Inscrições seguem abertas até 24 de junho com prova em 1º de julho



          Até as 22h30 de hoje, as inscrições para o Vestibular de Inverno da UNIJUÍ são gratuitas. A ação faz parte das comemorações do Dia do Vestibulando, protagonista do processo de escolha profissional.

          Segundo a vice-reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, esta é uma inovação desta campanha de Vestibular, que tem como mote “Você escolhe, você faz a diferença”. “Aproveitamos a oportunidade para marcar este dia importante, uma vez que é a partir da ideia de ser vestibulando que os estudantes ingressam na Universidade”, explica.

          Para aqueles que estão neste período de escolha profissional, a professora fez o convite para que através do Portal UNIJUÍ conheçam as propostas formativas dos cursos, tirem suas dúvidas quanto à atuação profissional e quais as possibilidades para o mercado de trabalho. “Cursar graduação na UNIJUÍ, em qualquer área, é um diferencial que repercutirá no futuro a partir da aceitação do diploma UNIJUÍ que faz a diferença no mercado de trabalho. Acreditamos nisso, trabalhamos para isso ao graduar e formar profissionais com excelência acadêmica”, reforça a professora Cristina Pozzobon.

          O Vestibular de Inverno 2018 da Unijuí está com inscrições abertas até o dia 24 de junho, com a possibilidade de 31 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. A novidade fica por conta dos cursos de Direito e Agronomia passarem a ser ofertados no turno da noite. A prova está marcada para o dia 1º de julho.

          Confira as datas, as formas de pagamento e as possibilidades de ingressar no ensino superior no segundo semestre deste ano no Portal UNIJUÍ.


Projeto Jangada - Alunos da EFA participam de atividade interdisciplinar junto à natureza

Educação física, sustentabilidade, matemática, orientação, física e vivência ao ar livre. Todas essas disciplinas foram trabalhadas em uma mesma atividade desenvolvida de forma colaborativa por professores e alunos do terceiro ano da EFA. O desafio da vez foi construir uma jangada funcional para duas pessoas com materiais sustentáveis.

A tarde ensolarada do dia 23 de maio garantiu clima adequado para os alunos que se aventuraram a colocar a jangada no lago da Campus da Unijuí. A cada remada vinha a confirmação de que os estudos foram bem conduzidos. A jangada resistiu, navegando lago adentro tripulada pelo aluno Leonardo Pohlmann Scherer e a professora Anamaria Pereira Moreira.

Além de toda a diversão proporcionada, esse momento serviu para colocar em prática alguns conceitos aprendidos pelos alunos durante o ano, como explica a professora de matemática Carla Dal Molin: “Os alunos construíram a jangada em sala de aula, utilizando materiais recicláveis, tendo bem claros os conceitos matemáticos e muitas vezes utilizando indiretamente conceitos já adquiridos como área, perímetro, volume, razão, proporção, regra de três, entre outros”, detalha a professora.

A professora de educação física Eduarda Burckardt destaca que o objetivo "na educação física é poder potencializar esses adolescentes para trabalhar com as atividades de aventura na natureza”. Segundo Eduarda “cada disciplina trouxe sua contribuição, mas o projeto foi organizado por eles, com materiais reaproveitados e sem custos além do próprio esforço dos alunos”. A Jangada foi construída com galões usados e bambu, unidos por corda de sisal.

O aluno Leonardo Pohlmann Scherer foi quem se colocou à prova na hora de colocar a jangada na água. “No começo a gente acha que vai afundar, que não vai dar certo. Mas a partir do momento que você se acalma, que vê que vai boiar, é muito divertido”.

Ao final da atividade os alunos participaram de uma caminhada de orientação pelas imediações do campus, colocando em prática também conhecimentos sobre geografia.

 Confira na íntegra as entrevistas com os professores e o aluno participante nessa matéria.

 


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