Você cogita estudar um ou dois semestres no exterior? Veja como funciona e como encarar o projeto.
Leque de possibilidades e orientações
Note: as vagas de intercâmbio são preenchidas por ordem de chegada, em fluxo contínuo.
- Atualmente as universidades estrangeiras conveniadas com a Unijuí não cobram mensalidades aos estudantes de intercâmbio da Unijuí na graduação. Na pós-grauduação convém sempre solicitar a respectiva informação.
- Enquanto o aluno está estudando no exterior, ele mantém o vínculo com a Unijuí inscrevendo-se no crédito chamado estágio no exterior, salvo que já tenha outra matrícula válida para o semestre em que estuda no exterior.
- O candidato a intercâmbio deve apresentar nota média aritmética de 75 pontos ao menos.
- Confira no link estude no exterior as oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Unijuí e analise se você se enquadra nos requisitos ali indicados pelas universidades parceiras:
- eventualmente o percentual de créditos superados ao menos um ano letivo, no caso da Universidade do Porto e do Instituto Jean Piaget 50% do curso;
- o domínio do idioma de instrução, cujo grau de proficiência exigido pode variar muito.
- Se você preferir outro destino, consulte o Escritório de Relações Internacionais para verificar se a Unijuí tem como ajudar a realizar seu desejo.
- Estágios práticos e remunerados são possíveis particularmente na Alemanha, mas tambem em outros países desenvolvidos. Agências de intercâmbio comerciais também oferecem um grande leque de oportunidades em muitos países.
- Avalie os custos de seu projeto. Confira aqui um exemplo relativo a estudos na cidade do Porto, em Portugal.
Uma vez determinado o seu destino:
Candidate-se junto ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí preenchendo o formulário de Candidatura e envie-o ao eri@unijui.edu.br ou entregue-o pessoalmente para se apresentar e conversar sobre diversos detalhes. O Escritório de Relações Internacionais dará seu parecer. O ERI atende nos turnos tarde e noite, fone 3332.0329, ramais internos: 2010 e 2013.
-
Anexos requeridos:
- Carta de recomendação sigilosa, de um professor do candidato, enviada pelo professor diretamente ao ERI
- Carta de exposição dos motivos da candidatura
- Cópia do passaporte ou comprovante de sua solicitação
- Cópia da carteira de identidade
- Histórico acadêmico externo (assinado e carimbado)
- Comprovante de proficiência de língua, quando requerido pela universidade estrangeira
- Após parecer favorável da parte do Escritório de Relações Internacionais, inscreva-se no formulário de Inscrição, em que o coordenador avalia a possibilidade da convalidação das disciplinas cursadas no exterior, e encaminhe o formulário ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí.