Renata Valandro - Hungria - Unijuí

Durante o Salão do Conhecimento de 2012, fui com minha amiga Natália até o RI da universidade pois ela iria resolver assuntos sobre sua ida à Austrália. Sempre achei incrível a oportunidade de um intercâmbio, não imaginava quão perto essa oportunidade estava de mim. Conversando com o pessoal do Escritório de Relações Internacionais descobri sobre o Ciência sem Fronteiras, o que foi incrível! Saí do RI com papeis em mãos sobre o que deveria fazer primeiramente:  ter um certificado de excelência em inglês.

Me inscrevi para a IELTS, uma prova britânica de proficiência, com 4 fases de avaliação para o seu inglês... Essa parte foi a que mais me assustou pois nunca havia feito cursinho de inglês, tinha somente a base através de música e filmes/seriados. Para ser sincera a primeira vez em que conversei com alguém em inglês foi durante a prova! Mas ufa, consegui alcançar a nota suficiente para me inscrever no programa.

Para a seleção do programa escolhi a Hungria por ser um país muito interessante, pouco procurado pelos alunos (pois era a primeira chamada para esse país) e a cobrança pelo inglês era menor com a possibilidade de curso de inglês por 2 meses. A fase de seleção não foi fácil, como curso Design de Produto, corria o risco de ser cortada do programa, mas tudo deu certo no final e fui passando por cada etapa de seleção com o coração na mão! O apoio da minha família, professores e amigos foi extremamente essencial pra mim...  Até o dia que recebi a esperada notícia de que estava tudo certo para a minha vinda pra cá para, primeiro estudar inglês e depois iniciar minhas aulas na universidade!

Buda Castle
Buda Castle

 

É uma emoção sem tamanho ganhar uma bolsa de estudos para estudar na Europa durante 14 meses! Fui aceita na Óbuda University para dar continuação ao meu curso. A partir daí iniciava outra etapa, a da despedida e a aventura de entrar em um novo continente, um novo país e uma nova cultura. Depois de mais de 15 horas de voo eu e mais um grande grupo de brasileiros colocamos os pés em terra húngara!

 

Os meses de cursinho foram de extrema importância para a adaptação. Estou morando em Budapeste, a capital da Hungria. A cidade é maravilhosa e até agora nestes quase 5 meses aqui não me canso de sua beleza! A maior dificuldade inicial foi a comunicação, pois como dizia Chico Buarque húngaro é "a única língua do mundo que, segundo as más línguas, o diabo respeita". Quase ninguém fala inglês perfeitamente mas todos conseguem se entender de alguma forma.  

Existe a dificuldade para comprar comida no mercado e em outras lojas, você vai por dedução! A comida aqui contém muita pimenta e é muito gordurosa mas você consegue driblar isso e aproveitar a culinária daqui! O povo é bem fechado e sério, penso eu que é em função de tudo o que passaram durante a guerra. Povo com cultura forte e rico em histórias. Ficam muito curiosos sobre nosso modo de viver e em como nosso país é grande! É engraçado descobrir o que pensam e o que imaginam de nós “os tão distantes” nos perguntando “por que a Hungria?” e, ainda sorrio da pergunta que nos deparamos da professora no cursinho de inglês “Vocês possuem macacos de estimação?”.

Macarrão Instantâneo - choque de línguas!
Macarrão Instantâneo - choque de línguas!

 

Na minha universidade uniram-se somente 15 alunos e a partir daí surgiu uma segunda família, na parte do Design sou eu e mais 3 alunos.. Tenho aula praticamente todos os dias e ao meu ver são muito interessantes, a quantidade de trabalhos é grande e muita vezes não tão fáceis, mas nada impossível! Os professores são atenciosos e a coordenação nos recebeu calorosamente... Não tenho nada para falar da universidade, estou amando!


Renata entre os colegas de Design
Renata entre os colegas de Design

 

Os jovens aqui são muito alegres e a cidade não para nunca! Estou tendo aula de húngaro também, mas até agora não consegui obter muito sucesso, é realmente difícil! Aqui os brasileiros são todos órfãos então somos uma grande família, uns ajudando os outros... É engraçado a mistura de sotaques e modos de viver pois cada um vem de um canto diferente do Brasil, você acaba conhecendo ainda muito mais sobre seu próprio país!

Estou entrando para meu 5º mês aqui e não sei se fico triste ou feliz com isso, a saudade aperta mas a sede por conhecer cada vez mais e viver nesse ‘outro mundo’ é gigantesca! Me restam 9 meses aqui e espero agregar muito mais conhecimento e vivencias que forem possíveis! Hungria é um país maravilhoso, estou apaixonada por Budapeste e digo que quem vier conhecer não irá se arrepender nunca! Köszönjük - obrigada!

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.