Mestrando do PPGSAS desenvolve pacote estatístico que beneficia produtores e comunidade - Unijuí

O egresso do curso de Agronomia e mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Willyan Júnior Adorian Bandeira, em parceria com os pesquisadores Murilo Vieira Loro e Leonardo Cesar Pradebon e os professores Ivan Ricardo Carvalho e José Antonio Gonzalez da Silva, desenvolveu o pacote estatístico “EstimateBreed’. 

O projeto, voltado à inovação, utiliza a linguagem de programação ‘R’, a qual é amplamente empregada em análises estatísticas robustas e que possui código aberto, o que possibilita o uso do software por qualquer usuário que demonstrar interesse. Conforme explica Willyan,  o pacote realiza análises e estimativas de covariáveis ambientais e parâmetros genéticos relacionados a estratégias de seleção e desenvolvimento de genótipos superiores.

Ele conta com duas funcionalidades principais, sendo a primeira sobre modelos de previsão de covariáveis e processos ambientais, enquanto a segunda trata da estimativa de parâmetros genéticos e estratégias de seleção. Quase que na sua totalidade, os algoritmos são baseados em artigos científicos já publicados. 

O objetivo principal do pacote EstimateBreed é facilitar processos que demandam tempo para serem realizados e que são corriqueiramente utilizados nos programas de melhoramento genético e no entendimento de processos ambientais. “Seu funcionamento é simples, visto que todas as funções contam com exemplos bem como da descrição dos procedimentos realizados, dependendo apenas de um computador com conexão à internet para instalação do software R”, destaca Willyan. 

O pacote está publicado e armazenado no repositório oficial CRAN (The Comprehensive R Archive Network), disponível desde 22 de março de 2025. Ele pode ser acessado neste link..

Willyan explica que o pacote vai beneficiar os produtores, principalmente na previsibilidade e avaliação de caracteres meteorológicos (temperatura do ar, precipitação pluviométrica, velocidade do vento). Foram incluídas funções para estimativa do risco de ocorrência de ferrugem asiática da soja, estimativa da duração do ciclo da cultura da soja e cálculo da soma térmica para diversas espécies, além de uma função que realiza a determinação do melhor horário para aplicação de defensivos agrícolas, a partir de modelos de previsão meteorológicos. 

Além de auxiliar produtores, o pacote será extremamente útil para programas de melhoramento genético, por prover funções para seleção de genótipos resilientes a estresse hídrico e temperatura, cálculo de parâmetros para seleção de híbridos, diversos índices de viabilidade e avaliação de estresses ambientais. Ainda, possui funções para calcular parâmetros de indústria, como o índice de descasque da aveia branca e a estimativa do peso do hectolitro de cereais (trigo, aveia, cevada e centeio). “O EstimateBreed é uma inovação tecnológica que busca acelerar e facilitar processos, buscando a redução de custos para a realização de processos muitas vezes complexos”, ressalta. 

O pacote foi desenvolvido em integração com o Programa de Melhoramento Genético – Linha Grãos, da Unijuí. Conforme Willyan, essa parceria foi fundamental para o desenvolvimento deste pacote. “A maior parte da idealização das funções foi vinculada às necessidades do PPGSAS sob orientação do professor Ivan Ricardo Carvalho. Além disso, os integrantes do grupo de pesquisa auxiliaram na verificação das funções antes da submissão do pacote ao repositório CRAN, a fim de identificar possíveis problemas e, principalmente, dificuldades na execução dos processos pelo usuário final”, comenta o pesquisador. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.