Projeto do PPGSAS, em parceria da Ceriluz, busca conscientizar a comunidade rural sobre a importância da preservação das nascentes - Unijuí

Projeto do PPGSAS, em parceria da Ceriluz, busca conscientizar a comunidade rural sobre a importância da preservação das nascentes

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Unijuí está desenvolvendo, em parceria a partir de um convênio técnico-científico com a Ceriluz, o projeto “Nascentes: qualidade da água e entorno e recurso de educação e consciência ambiental na área de atuação de pequenas centrais hidrelétricas junto à bacia hidrográfica do rio Ijuí”. 

O projeto tem como proposta avaliar a qualidade da água das nascentes e seus entornos junto à bacia hidrográfica do rio Ijuí, em Bozano e Ijuí, onde se localizam as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que exploram o potencial hidrelétrico do curso da água.  O projeto também busca a realização de atividades de educação ambiental com as famílias participantes do estudo, além de estudantes e professores de escolas do interior, que estão na área de atuação da Ceriluz.

A pesquisa teve início durante o período de mestrado da egressa Márcia Sostmeyer Jung, que é uma das pesquisadoras do projeto, e conta com a participação de bolsistas dos cursos de Agronomia e Biologia da Unijuí, além do PPGSAS. Conta, também, com a participação da professora do curso de Biologia, Juliana Maria Fachinetto, que coordena o PET/Biologia e envolve várias atividades no projeto com o grupo de bolsistas.

Segundo Márcia, o projeto contempla diversas áreas, desde a coleta de água, até de organismos dos ambientes, em especial os macroinvertebrados bentônicos. “Nós realizamos a medição da vazão de água das nascentes e avaliação do entorno usando metodologias científicas, onde verificamos as condições que se encontram, as atividades desenvolvidas no entorno do rio, com o propósito de compreender de forma sistêmica a relação existente entre os diferentes indicadores analisados”, detalha. 

Além dessas atividades, a educação ambiental está presente. Desde o início do projeto, cinco escolas do meio rural receberam oficinas e palestras onde o objetivo é agregar conhecimento ao trabalho que já é feito pelos educandários. Outras seis instituições de ensino serão contempladas este ano pelo projeto. "Queremos agregar conhecimento a partir dos resultados obtidos ao longo da pesquisa, buscando sensibilizar as crianças sobre a importância da água e das nascentes para a sustentabilidade da vida e da importância de preservar estes ambientes aquáticos”, comenta Márcia.

O professor José Antonio Gonzalez da Silva, que é coordenador do PPGSAS, reforça a importância do projeto para o meio ambiente e os recursos hídricos. “O projeto tem uma dimensão grande por envolver ações com as famílias rurais e também com as diferentes escolas. É a partir desta educação que procuramos mostrar as interfaces que envolvem a água, as nascentes, formação do recurso hídrico, como as sangas, o rio e os lagos. Queremos evidenciar que a água é quem gera todo o potencial de energia e iluminação, principalmente para a possibilidade de transformação no campo e na cidade”, ressalta. 

Outro detalhe, de acordo com o docente, é que o projeto teve grandes avanços para entender o reflexo das atividades humanas nas nascentes de água, nos percursos e, ao mesmo tempo, avanços para contribuir na conscientização e educação ambiental das comunidades. “A importância de a gente estar vinculando o projeto aos desafios do desenvolvimento sustentável é importante, pois identificamos a qualidade da água, a importância do saneamento, e podemos entender as dinâmicas de atividade humanas sobre a possível degradação e contaminação desse importante recurso hídrico”, detalha. 

Para a pesquisa do PPGSAS, conforme o coordenador, este trabalho possibilita, ainda, mostrar a grande inserção do que é pesquisado dentro da Unijuí na região, e levar um conhecimento mais aprofundado para o cuidado com o meio ambiente para o futuro. “Vinculamos as atividades que acontecem com a comunidade, formando, ensinando e desenvolvendo ações de educação ambiental pensando na nova geração e novas pessoas que farão um papel importante de transformação do cuidado com a natureza e de todo o planeta no futuro”, completa.


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