Busca por soluções para os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento é diferencial do PPGSAS da Unijuí - Unijuí

Com a proposta de se dedicar à pesquisa a partir de uma visão sistêmica e multidisciplinar, com foco em analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), ofertado pela Unijuí, é uma importante área que tem o objetivo de gerar conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.

O PPGSAS possui duas linhas de pesquisas principais: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos, e tem como público-alvo profissionais graduados nas áreas de Ciências Ambientais, Agrárias, Biológicas, da Saúde, Sociais, Química, Engenharias, Tecnológicas Aplicadas e áreas correlatas.

Segundo o coordenador, José Antônio Gonzalez, a formação possui como diferenciais a possibilidade de se fazer pesquisa a partir da conexão entre os sistemas naturais e os sistemas produtivos, além do amplo espectro de impactos socioambientais. “O PPGSAS tem como escopo os desafios do desenvolvimento sustentável, integrando diferentes escalas de análise. A partir delas é possível compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento”, ressalta. 

O professor explica que solucionar problemas na área ambiental é um dos principais focos do curso. Desta forma, estudar a interface dos componentes dos sistemas naturais, que incluem o solo, a água e a biodiversidade, com os sistemas produtivos, implica em amplo espectro de impactos ecossocioambientais. “A inerente complexidade destas relações reforça a importância da abordagem sistêmica e multidisciplinar para atuar neste contexto”. relata. 

O coordenador acrescenta que diversos temas são pesquisados durante o curso de Mestrado. A maior parte envolve a geração de ciência e inovação com visão sistêmica e multidisciplinar. Entre os temas estão a produção mais sustentável de alimentos/segurança alimentar; melhoramento genético: plantas resilientes/redução de insumos; análise e planejamento praças e jardins; saúde e bem-estar animal/estudo e controle de zoonoses; uso do lixo e resíduos sólidos; processos voltados a cidades sustentáveis; redução de agrotóxicos e contaminação; saúde e bem-estar; educação ambiental; entre outros.

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí (PPGSAS) estão abertas. São ofertadas 25 vagas para o Mestrado. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro, de forma online na página do Programa, ao acessar o menu lateral, “Processo Seletivo e Matrícula”. 

Mais detalhes sobre a forma de seleção, inscrições, curso e as linhas de pesquisa podem ser buscados no site do PPGSAS. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.