Encerram-se amanhã, dia 5 de dezembro, as inscrições para o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. O curso oferece até 25 vagas para o ingresso no primeiro semestre de 2024, sendo que os interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgsas.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade é um curso recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e tem uma abordagem interdisciplinar intrínseca à área de Ciências Ambientais, o que significa o desenvolvimento de ciência e inovação na resolução de grandes problemas socioambientais.
O programa dedica-se à pesquisa com visão sistêmica e multidisciplinar, e busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.
Os candidatos ao mestrado terão que, no momento da inscrição, optar por uma das duas linhas de pesquisa do curso: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ou Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos.
O processo seletivo compreende a análise de currículo, entrevista com a banca examinadora e discussão da intenção de pesquisa - etapa que será realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro. Os resultados deverão ser divulgados no dia 15 de dezembro.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 55 3332-0417 ou e-mail ppgsas@unijui.edu.br.
Conheça o programa
A interface dos componentes dos sistemas naturais, solo, água e biodiversidade, com os sistemas produtivos, implica em amplo espectro de impactos ecossocioambientais. A inerente complexidade destas relações reforça a importância da abordagem sistêmica e multidisciplinar para atuar neste contexto.
O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como vocação de pesquisa a interface entre os sistemas naturais com os sistemas produtivos e o amplo espectro de impactos socioambientais. Tem como escopo os desafios do desenvolvimento sustentável, integrando diferentes escalas de análise. Busca analisar e compreender as relações entre sistemas naturais e produtivos, abordando as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas, visando a geração de conhecimento para solucionar ou minimizar os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.
Os temas pesquisados na geração de ciência e inovação com visão sistêmica e multidisciplinar envolve: produção mais sustentável de alimentos/qualidade dos produtos/reaproveitamento/segurança alimentar; melhoramento genético: plantas resilientes/redução de insumos/qualidade funcional; análise e planejamento praças e jardins/ambiente público/conforto ambiental; saúde e bem-estar animal/estudo e controle de zoonoses (saúde pública); biodiversidade/transformação/recuperação ambiental/bioindicadores; uso do lixo e resíduos sólidos/saneamento rural e urbano; valoração ambiental, legislação e adequação ambiental; gestão de processos e recursos com sustentabilidade; qualidade do ar, água e solo em processos agrícolas; materiais sustentáveis/ergonomia/instalações; processos voltados a cidades sustentáveis; redução de agrotóxicos e contaminação; saúde e bem-estar; educação ambiental.
O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.